Questões de Vestibular Sobre sistemas gasosos - lei, teoria cinética, equação e mistura dos gases. princípio de avogadro. em química

Foram encontradas 230 questões

Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107245 Química
Os submarinos nucleares conseguem submergir por longos períodos, pois geram uma quantidade enorme de energia elétrica para ser usada internamente. Um dos desafios a serem enfrentados diz respeito à manutenção da atmosfera interna da embarcação, o que garantiria condições respiráveis. Para tanto, controlam-se as concentrações de oxigênio e gás carbônico. Em vista dessa descrição, você, como responsável por essa manutenção, sugeriria a combinação das seguintes ações: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092937 Química
(URCA/2022.2) O alumínio reage com o ácido sulfúrico para formar sulfato de alumínio e hidrogênio. Qual é o volume de gás hidrogênio em litros (L) produzido a 300 K e pressão de 1,0 atm, quando 5,4 g de alumínio e 50,0 mL de ácido sulfúrico 5,0 M são misturados para a reação? Considere: massa molar do alumínio = 27, 0g/mol; R = 0, 082atm.L.mol−1K−1.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092935 Química
(URCA/2022.2) 10 g de hidrogênio e 142 g de cloro reagem entre si. A quantidade restante de gás reagente reage com o excesso de oxigênio. A mesma quantidade do gás reagente reage com nitrogênio. Calcule as quantidades dos produtos em ambas as reações. Considere as massas molares: H = 1g/mol e Cl = 35,5g/mol.
Alternativas
Q2065093 Química
O clorato de potássio que é um forte agente oxidante usado nos desinfetantes, nos fósforos de segurança, em pesticidas e explosivos é uma fonte de baixo custo para produção de oxigênio. Quando aquecido e em presença de catalisador, tem como produtos apenas cloreto de potássio e oxigênio. O volume, em litros, de oxigênio obtido nas CNTP a partir de 61,25 g de clorato de potássio é, aproximadamente,
Alternativas
Q2065091 Química
Um recipiente de 80,0 litros contém dióxido de carbono, nas CNTP, cuja concentração em quantidade de matéria é 0,0625 mol/L. A massa do dióxido de carbono presente no recipiente, em gramas, é 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 2º Dia |
Q2020303 Química

  Em um experimento realizado por Thomas Graham, dois gases A e B foram liberados simultaneamente nas extremidades de um tubo de vidro; esses gases difundiram-se em direção ao centro do tubo e, no instante em que se encontraram, formaram um anel de um composto AB, como mostra a figura a seguir. 



  Para esses gases A e B, de massas molares MA e MB, respectivamente, verifica-se o seguinte postulado de Graham, em que vB representa a velocidade de difusão de B e vA, a velocidade de difusão de A. 



Tendo como referência essas informações e considerando que MA = 4MB, julgue o item.


Nas condições do experimento de Graham, em um tubo de comprimento igual a 90 cm, o gás B percorrerá uma distância y superior a 50 cm.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 2º Dia |
Q2081814 Química
44_.png (522×245)

Considere o comportamento dos gases hidrogênio e cloro, respectivamente, em seus balões, nas mesmas condições de temperatura e de pressão.
As informações da imagem retratam o princípio que corresponde à lei de
Alternativas
Q1860391 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA


Um estudante de química promoveu algumas reações obtendo os resultados de acordo com a tabela abaixo.


1 vol. de hidrogênio + 1 vol. de cloro → 2 vol. de gás clorídrico

2 vol. de hidrogênio + 1 vol. de oxigênio → 2 vol. de vapor d’água

3 vol. de hidrogênio + 1 vol. de nitrogênio → 2 vol. de amoníaco 


Os resultados apresentados ilustram uma lei dos gases que foi elaborada por

Alternativas
Q1803229 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA



O ar atmosférico é constituído de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Sabendo-se que a densidade do ar é 1,93 g/L, o número de moléculas contidas em 2 litros de ar é
Alternativas
Q1713609 Química
“Hospital Municipal de Juruti (PA) recebe mais de 70 cilindros de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19” (site G1, 01/06/2020). A oxigenoterapia é indicada para todos os pacientes graves, inicialmente variando de 5 a 10 L de O2/min. Para uma vazão constante e máxima na faixa considerada, o cilindro de cada paciente deverá, necessariamente, ser trocado após aproximadamente
Dados: volume interno do cilindro = 50 L; volume aproximado do gás a 1 atm de pressão em cada cilindro = 10 m3 ; pressão inicial no cilindro = ~200 atm.
Alternativas
Q1709803 Química
A pressão insuficiente, em excesso ou desigual entre os pneus coloca em risco a segurança na condução e afeta o rendimento do veículo. Pensando nisso, numa manhã fria (10 °C), um motorista efetuou corretamente a calibração dos pneus do seu carro para 29 e 31 psi, seguindo a tabela de calibragem dos pneus no manual do fabricante, como indica a figura a seguir. Ao meio-dia, chegou ao seu destino e, após um período de descanso, carregou o carro com lotação máxima.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando que a temperatura ambiente naquele momento era de 30 °C, o motorista certamente precisaria

Dados: T/K = 273 + t/°C; desconsiderar a variação no volume dos pneus; o sensor de pressão não indica variações menores que 1 psi.
Alternativas
Q1672554 Química

Um professor de química fez uma demonstração em que produziu hidrogênio gasoso (H2 ) pela reação, a quente, de ácido clorídrico (HCℓ) com 6,75 g de alumínio sólido (Aℓ) sob forma de folhas amassadas.


Imagem associada para resolução da questão


A equação que representa essa reação é:


Aℓ (s) + 3HCl (aq) → AℓCℓ3 (aq) + 3/2H2 (g)


Considere que o hidrogênio seja um gás ideal, que a massa molar do alumínio seja 27 g/mol e que 1 L = 10–3 m3 . Adote para a constante universal do gases o valor R = 8 J/(mol · K). Supondo que todo o gás hidrogênio produzido nessa reação seja armazenado a uma temperatura constante de 27 ºC em um recipiente rígido de volume 10 L, a quantidade de hidrogênio produzida nessas condições ficaria submetida a uma pressão de

Alternativas
Q1672548 Química

    Por que o biogás é uma opção de energia renovável?

    

O biogás é um biocombustível gasoso produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias fermentadoras, em um processo chamado biodegradação anaeróbia, isto é, o processo ocorre na ausência de oxigênio. Nesse processo, produz-se um gás rico em metano (de 40% a 80% de sua composição, sendo o resto dióxido de carbono e pequenas quantidades de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, entre outros). Para gerar energia elétrica usando biogás, utiliza-se a conversão da energia química do gás em energia mecânica, por meio de um processo controlado de combustão, que ativa um gerador. O biogás também pode ser purificado para a geração de biometano, que é equivalente ao gás natural veicular.



A tabela a seguir compara as composições químicas médias dos principais componentes do biogás e do biometano.


  Gás                 Principais componentes (% em volume)

Biogás             60% metano; 40% dióxido de carbono

Biometano       95% metano; 5% dióxido de carbono 

Quando se comparam volumes iguais de biogás e de biometano sob pressão de 2,0 atm, é possível calcular a diferença:


Pressão parcial de metano no biometano – Pressão parcial de metano no biogás


O valor dessa diferença é

Alternativas
Ano: 2020 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2020 - UNICAMP - Vestibular - Engenharia Química |
Q1697183 Química
A equação dos gases ideais pode ser aplicada aos gases reais quando existem
Alternativas
Ano: 2020 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2020 - UNICAMP - Vestibular - Engenharia Química |
Q1697182 Química
Numa determinada condição de pressão e temperatura, um gás tem um fator de compressibilidade igual a 3. Com base nessa informação, é correto afirmar que
Alternativas
Q1785765 Química
A maioria dos gases são compostos moleculares, com exceção dos gases nobres, que são formados por átomos isolados. As principais características físicas dos gases são a grande compressibilidade e a extraordinária capacidade de expansão. Os gases não apresentam um volume fixo, pois sempre ocupam o volume total do recipiente em que estão confinados. Considerando os gases e suas transformações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nos gases ideais, a força de interação entre suas moléculas é desprezível, assim como o volume ocupado pelas suas moléculas. ( ) O volume de um balão contendo 20 g de gás hélio, a uma temperatura de 26°C e pressão de 1,2 x 10³ atm, é 110 L. (Considere: R = 0,082 atm.) ( ) Há gases que a baixas temperaturas e baixas pressões se assemelham em seu comportamento aos gases perfeitos. ( ) Um mol de qualquer gás, à pressão de 1 atm, na temperatura de 273 K, ocupa sempre o volume aproximado de 22,4 L.
A sequência está correta em
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - Química |
Q1402221 Química
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).
Comparando-se a estrutura atômica, propriedades físicas e químicas do carbono-12 e do carbono-14, pode-se afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2019 - UNB - Vestibular - Prova objetiva - Vestibular indígena |
Q1397619 Química

Com relação a princípios da química, julgue o próximo item.


Considere que 1 K = 1 ° C + 273, se o ar no interior de um pneu está a 15 ° C sob a pressão de 5 atm, então a pressão será maior que 5,5 atm quando o ar estiver a 38 ° C.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2019 - UNB - Vestibular - Prova objetiva - Vestibular indígena |
Q1397615 Química

A respeito das substâncias e de suas transformações químicas, julgue o item a seguir.


Mantendo o volume constante, a pressão de um gás ideal aumentará se houver aumento da temperatura.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2019 - IF-PR - Vestibular - Cursos Técnicos |
Q1396930 Química
A UNESCO atribuiu a 2019 como o ano internacional da tabela periódica, que fora organizada pelo químico russo Dmitri Mendeleev (1834-1907), há 150 anos. A tabela periódica traz informações sobre os elementos químicos, sendo possível observar também tendências e periodicidades de várias propriedades destes, sejam químicas ou físicas. De maneira geral, por exemplo, observa-se que a densidade tende a ser mais alta para elementos localizados na parte inferior da tabela. A seguir estão apresentadas as densidades dos elementos da família dos gases nobres:
Imagem associada para resolução da questão
Com base nessas informações e sabendo que a densidade da água é 1 g/cm3 (a 1 atm e 0ºC), analise as assertivas I a III:
I) Num ambiente a 0º C e 1 atm, a densidade do Xenônio (Xe) é maior que a da água. II) A 1 atm e 0º C, 250 mL de Radônio (Ra) tem massa de 2,49 g. III) Num cilindro de êmbulo móvel e sob mesmas condições de temperatura e pressão, 0,3 g de gás Argônio (Ar) ocuparia maior volume que 0,6 g de gás criptônio (Kr).
Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: A
6: C
7: A
8: A
9: A
10: A
11: C
12: D
13: D
14: D
15: B
16: B
17: C
18: E
19: C
20: A