Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design Gráfico
Foram encontradas 35 questões
Liberdade de expressão: os cidadãos têm o direito de se expressar, sem o perigo de punições severas, quanto aos assuntos políticos de uma forma geral, o que inclui a liberdade de criticar os funcionários do governo, o governo em si, o regime, a ordem socioeconômica e a ideologia dominante.
Fontes de informação diversificadas: os cidadãos têm o direito de buscar fontes de informação, alternativas, diversificadas e independentes. Ademais, a existência de fontes de informação alternativa deve ser protegida por lei.
DAHL, R. A. Sobre a democracia, EDU: UnB, 2001 (adaptado).
TEXTO 2 Embora os regimes políticos possam ser derrubados e as ideologias criticadas e destituídas de sua legitimidade, por trás de um regime e de sua ideologia há sempre um modo de pensar e de sentir, uma série de hábitos culturais, uma nebulosa de instintos obscuros e de pulsões insondáveis.
ECO, U. O Fascismo Eterno. In: Cinco escritos Morais. Editora Record: Rio de Janeiro, 2002 (adaptado).
TEXTO 3 A figura a seguir exemplifica algumas condutas que, segundo Umberto Eco, podem ser consideradas contraditórias aos princípios democráticos.
Disponível em: https://www.facebook.com/EditoraRecord/photos. Acesso em: 18 ago. 2022 (adaptado).
Com base na concepção de regimes políticos, abordada pelos autores, avalie as afirmações a seguir.
I. A democracia é o sistema que se propõe a assegurar aos seus cidadãos uma liberdade pessoal mais ampla do que outros modelos.
II. A liberdade de expressão no sistema democrático garante que a manifestação de um agente político e de um cidadão possuam repercussões equivalentes.
III. As fake news são manifestações relacionadas à categoria de fontes de informação diversificadas e podem ser uti lizadas como estratégia para fragilizar o sistema democrático de governo.
IV. O direito à liberdade de expressão permite a emissão de opinião crítica e discursos contrários à democracia e aos direitos humanos.
É correto apenas o que se afirma em
TEXTO 1
Dados do levantamento feito pelo TransgenderEurope (TGEU) mostram que o Brasil permaneceu pelo 13º ano consecutivo como o país que mais mata pessoas transgêneros.
Mortes de Transgêneros - Por Países de 2008 a 2021 (Números Absolutos)
TRANSGENDER EUROPE (TGEU). Disponível em: https://transrespect.org. Acesso em: 5 jul. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, houve um crescimento bruto de 5% nas violências contra homossexuais e 37,1% nas violências contra bissexuais, passando de 4 855 registros em 2018 para 5 330 em 2019. No gráfico a seguir são apresentados os dados percentuais de casos notificados em 2019, de acordo com a orientação sexual das vítimas de violência.
Brasil: Perfil de Pessoas Homossexuais e Bissexuais Vítimas de Violência, por Orientação Sexual, por Faixa Etária (2019)
CERQUEIRA, D. et al. Atlas da Violência 2021 . São Paulo: FBSP/IPEA, 2021.
Considerando as informações apresentadas no mapa e no gráfico, bem como a situação social dos grupos LGBTQIAPN+, avalie as afirmações a seguir.
I. Os discursos e as práticas contra a diversidade sexual e de gênero são incompatíveis com as premissas éticas e dos direitos humanos que regem as sociedades democráticas.
II. A violência contra os grupos LGBTQIAPN+ é histórica, simbólica, psicológica e física, ocorrendo em razão de estereótipos e estigmas vigentes na sociedade e por meio de repressões e abusos.
III. A parti r dos 40 anos de idade, há uma maior incidência de violência sobre pessoas heterossexuais em relação aos outros grupos, o que indica que a vulnerabilidade independe da orientação sexual.
IV. O Brasil é o país onde se identifica o maior número de mortes de pessoas trans entre os países analisados, situação que revela a necessidade de uma política pública mais assertiva de combate aos crimes cometi dos contra os grupos LGBTQIAPN+.
É correto apenas o que se afirma em
INSTITUTO SOU DA PAZ. Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial. Disponível em: https://soudapaz.org. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fator racial é um importante condicionante na análise de dados relativos a homicídios e violência no Brasil na população de adolescentes e jovens.
PORQUE
II. A população negra sofre mais violência do que a população não negra, em razão do racismo estrutural existente no país, além de outras vulnerabilidades sociais associadas a essa forma de preconceito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Foto: Renato Soares. Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br. Acesso em: 22 ago. 2022 (adaptada).
TEXTO 1
Além de tramitar no Judiciário um processo a respeito do Marco Temporal, há também, na Câmara dos Deputados, um projeto em que se tenta transformar a tese do Marco Temporal em lei. Trata-se do Projeto de Lei n. 490/2007, que determina que devem ter direito às terras consideradas ancestrais somente os povos que as estivessem ocupando no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips expôs ao mundo a importância da demarcação dos territórios indígenas, assegurada pela Constituição Federal de 1988. Os territórios indígenas, além de preservarem identidades, modos de vida, tradições e culturas desses povos, também são fundamentais para a preservação ambiental. Eles contribuem para conter as emissões de gases de efeito estufa, promover a biodiversidade e potencializar sistemas.
Se mantido o critério do Marco Temporal, a guerra fundiária poderá ser intensificada. Os territórios se tornarão zonas de mais conflitos entre fazendeiros, mineradores, garimpeiros, grileiros, produtores rurais, narcotraficantes, comerciantes de peixes, caçadores e madeireiros, o que resultará na morte de indígenas e de defensores da floresta e, por extensão, dos territórios indígenas.
Com base nos textos e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Os territórios indígenas, com a regulamentação do Marco Temporal, ficarão formalmente protegidos de invasões, e os povos originários poderão manter suas tradições culturais.
II. As ações de grupos de garimpeiros, de pescadores ilegais, de desmatadores e de alguns setores das atividades agropecuárias vêm confrontando os povos originários em disputas territoriais.
III. O aumento da criminalidade nos territórios indígenas está associado aos interesses econômicos de exploração insustentável do meio ambiente, como os relacionados aos garimpos ilegais e ao desmatamento de florestas.
IV. A existência dos movimentos sociais indígenas é essencial para a luta por direitos sociais, culturais e de acesso à terra pelos povos originários, assim como para a preservação do meio ambiente e do modo de vida dos indígenas.
V. O Estado brasileiro está impedido de intervir nas demarcações de territórios indígenas, em respeito à autonomia, à autogestão e à livre determinação dos povos originários, segundo a Constituição Federal de 1988.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A existência de pessoas em situação de rua no Brasil deriva, sobretudo, das desigualdades sociais oriundas da pandemia de Covid-19.
PORQUE
II. Um dos efeitos da pandemia de Covid-19 foi a ampliação do número de pessoas em situação de rua no Brasil, o que evidencia a segregação socioespacial das cidades brasileiras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Disponível em: https://www.acnur.org. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
Disponível em: https://operamundi.uol.com.br. Acesso em 24 de jun. de 2022.
Com relação às atuais migrações internacionais forçadas, assinale a opção correta.
TEXTO 1
América Lati na, Caribe (21 países): Feminicídio ou femicídio (2021) (em números absolutos e taxas por 100 mil mulheres)
Disponível em: https://olg.cepal.org. Acesso em: 20 abr. 2022.
TEXTO 2
Resultados de pesquisa da Comissão Econômica para a América Lati na e o Caribe (CEPAL), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que, além do feminicídio íntimo, aquele perpetrado por parceiros ou ex-parceiros da vítima, e do feminicídio sexual sistêmico, em que a vítima é sequestrada e estuprada, há o feminicídio lesbofóbico ou bifóbico, configurado quando a vítima é bissexual ou lésbica e é assassinada porque o agressor entende que deve puni-la por sua orientação sexual.
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 22 ago. 2022 (adaptado).
A parti r do gráfico e das informações do texto, assinale a opção correta.
Grafite: Eduardo Kobra. Foto: Charles Humpreys. São Paulo. Disponível em: htt ps://www.bbc.com. Acesso em: 22 ago. 2022.
Inicialmente, a natureza transgressora do grafite foi encarada pelo Estado como vandalismo no espaço público e como um perigo para a conservação da propriedade privada, devendo-se, portanto, combatê-lo. Com o tempo, contudo, essa concepção marginal transformou-se, incidindo em uma valorização aceitável pelo Estado e positiva para a sociedade. Essa transição do grafite , de arte marginal para manifestação artística reconhecida e aceita, tem revelado aspectos importantes não somente para os profissionais do grafite , mas para a sociedade como um todo, pois incorpora a possibilidade de ele ser um produto artístico de valor cultural, econômico e ideológico.
PIRES, E. M.; SANTOS, F. A. A cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbana. Anais do Museu Paulista : História e Cultura Material. v. 26, São Paulo, 2018 (adaptado).
Considerando-se o texto e a imagem apresentados, é correto afirmar que o grafite consiste em uma
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.
É correto o que se afirma em
Disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/o-impacto-dos-memes-no-direito-de-imagem/. Acesso em: 06 jul. 2022 (adaptado).
Para divulgar os seus serviços como designer em suas redes sociais, um profissional criou uma campanha de marketing composta por uma série de memes com fotos de pessoas famosas, inclusive o meme da “Nazaré Confusa”, feito com uma série de fotografias da atriz brasileira Renata Sorrah. Seu objetivo é demonstrar suas habilidades e sua criatividade como designer, elaborando um conteúdo humorístico leve, com muita qualidade gráfica, usando a maior parte das características dos memes que normalmente “viralizam” nas redes sociais, a fim de que o maior número de pessoas possa conhecê-lo e se interessar em compartilhar o seu trabalho, gerando divulgação espontânea e novos contratos de trabalho.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre direito de uso de imagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por ser uma imagem de pessoa pública, poderá ser feito o uso do meme “Nazaré confusa” sem causar dano ao direito de uso de imagem da atriz brasileira Renata Sorrah, já que é possível a relativização da proteção ao direito de imagem quando ela é informativa, como é o caso da campanha de marketing proposta na questão.
PORQUE
II. O direito à liberdade de expressão, expresso na Constituição Federal, dispõe que são livres a manifestação do pensamento e a expressão da atividade de comunicação, portanto, usar imagens de pessoas públicas, já amplamente divulgadas em redes sociais, nos memes da sua campanha de marketing não ocasiona problema no que dizrespeito àsleis que regem o direito de uso de imagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Para o cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha, que também era baiano, Rogério Duarte criou uma das maiores referências do design gráfico brasileiro: ao mesmo tempo que é reafirmada a preocupação modernista com grids e a diagramação simétrica das peças, Duarte acrescentava camadas exuberantes de cores quentes em torno da cabeça do personagem principal da película, representado como um cangaceiro da caatinga nordestina, ofuscando, assim, a nitidez da fotografia utilizada.
Disponível em: https://mareacarol.medium.com/. Acesso em: 1 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre as diversas dimensões da cor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso das cores quentes feito por Rogério Duarte, no cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, tem a função de reproduzir a temperatura de onde é ambientado o filme, gerando um certo desconforto visual.
PORQUE
II. A cor existe objetivamente como um elemento físico, mesmo que, no geral, nos relacionemos com ela de maneira subjetiva, pois cada cor é carregada de significados que podem ser distintos, dependendo do local e cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis norte-americanos é a premissa da HQ independente "Contos dos Orixás", do autor e ilustrador baiano Hugo Canuto.
Canuto conta que a ideia surgiu da vontade de ampliar a representatividade da cultura afro-brasileira dentro do mundo da cultura pop. "Eu, como baiano, acho importante falar de Orixás e acho que essa é uma maneira de quebrar preconceitos", disse. O preconceito com religiões de matriz africana se acentuou no Brasil nos anos recentes. Em 2019, houve um aumento de 47% no números de casos relacionados à intolerância religiosa, em comparação com o ano de 2017. As religiões africanas foram o alvo em 59% desses casos.
Visualmente, Canuto se inspirou nos quadrinhos norte-americanos para desenhar a história. A influência mais significativa é a do quadrinista americano Jack Kirby, figura central na Marvel das décadas de 1960 e 1970 e responsável pela concepção visual de personagens como Pantera Negra, Hulk, Thor e os X-Men.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/. Acesso em: 11 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações do texto, os conceitos associados à semiótica e a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O autor da HQ “Contos dos Orixás” utilizou as três categorias dos signos (ícone, índice e símbolo) para incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis americanos.
PORQUE
II. A diagramação adotada na HQ "Contos dos Orixás" representa uma revista em quadrinhos de super-heróis; as armas são símbolos dos orixás e indicam que eles são guerreiros da cultura afro-brasileira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Considerando o texto apresentado e as especificidades metodológicas descritas, avalie as afirmações a seguir, acerca da fase de proposição.
I. Na fase de proposição, também conhecida como conceituação, o designer cria esboços e modelos visando encontrar a alternativa mais promissora.
II. A fase de proposição é proveniente da compreensão, pois a busca por elementos conceituais eficazes depende do problema explorado.
III. A análise de informações relevantes de empresas similares, ou seja, a relação de pontos fracos e pontos fortes dos semelhantes, acontece dentro da fase de proposição.
É correto o que se afirma em
O apoio de Doritos® ao movimento começou no Brasil em 2017, quando o produto foi lançado. Desde então, a marca iniciou as parcerias com organizações não governamentais e expandiu sua atuação para todas as regiões do Brasil, além de aumentar a assistência a programas e projetos como abrigos, oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes para membros da comunidade LGBTQIAPN+.
Com base no texto apresentado e nos conceitos relacionados a sistemas de identidade visual, avalie as afirmações a seguir.
I. A identidade visual é um conjunto de elementos organizacionais visíveis que pode possuir significados relacionados a um contexto específico, como no caso da campanha Doritos® Rainbow, que visa gerar emoções, reflexão e visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+.
II. A nova embalagem de Doritos® Rainbow pode ser considerada uma estratégia que visa exclusivamente o pink money (“dinheiro rosa”, como é chamada a renda proveniente da comunidade LGBTQIAPN+), uma vez que o redesign da identidade visual tem como objetivo uma imagem positiva da marca sem o real engajamento da empresa com o movimento.
III. A PepsiCo construiu, no caso da identidade visual do Doritos® Rainbow inspirada na simbologia do movimento LGBTQIAPN+, associações da marca com os valores do público, utilizando estratégias não só para comunicar e defender causas, mas também para garantir a competitividade e a lucratividade, já que o consumidor, após perceber o valor da marca e da causa, assimila-o como motivação ao consumo dos produtos.
É correto o que se afirma em
NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003 (adaptado).
O texto apresenta a posição do design proveniente da intersecção de dados socioculturais e tecnológicos com outras informações de natureza filosófica que afetaram a sua diversidade de manifestação, ampliando-o e elevando sua posição na sociedade. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A inserção de novos conteúdos teóricos no âmbito do design responde às novas exigências da sociedade em aspectos comunicacionais.
II. O processo evolutivo de ampliação do design ocorre parcialmente em consequência de sua atuação tecnológica e do impacto que esta área causa à sociedade.
III. O design e os profissionais designers se abastecem de atributos socioculturais e tecnológicos para a obtenção de melhores resultados em questões estratégicas no processo de comunicação com a sociedade.
É correto o que se afirma em
Disponível em: https://revistaestudos.br. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
Nesse contexto, algumas vezes, o design tem se baseado em conceitos sexistas, desenvolvendo peças que reproduzem desigualdades e estereótipos. Um exemplo disso pode ser percebido nas embalagens de lâminas de barbear e de depilação, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.
Na embalagem da lâmina feminina chamada Venus (Imagem 1), as cores disponíveis são azul claro e passion pink (rosa paixão); a tipografia do nome é curva, sem serifa e as formas remetem a uma concha. Na imagem da lâmina masculina Mach3 Turbo (Imagem 2), as cores variam entre tons de cinza, preto e azul escuro, e a tipografia é itálica e sem serifa.
Essas diferenças aparentemente simples demonstram como dois produtos com funções iguais, por meio do design, definem diferentes identidades de gênero.
A respeito do texto e das imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As associações entre cores e gênero podem mudar conforme a cultura e a época — visto que a cor rosa, por exemplo, já foi associada ao masculino —, ainda assim, sabe-se que o design pode usar cores para diferenciar por gênero produtos funcionalmente similares.
II. A escolha do nome dos produtos citados também reforça estereótipos, ao associar o gênero feminino à beleza e à sensibilidade, com as palavras Venus (nome da deusa da beleza e do amor na mitologia romana) e Sensitive, e o masculino à força e à objetividade, com o termo Mach Turbo (referência a tecnologia, velocidade e potência).
III. O formato das embalagens, tipografias e elementos geométricos de design escolhidos colocam em oposição binária símbolos comumente associados a feminilidades e masculinidades: curvas delicadas e suaves em um produto, e retângulos, linhas retas e contrastes em outro.
É correto o que se afirma em
LANDIM, P. C. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A pluralidade do design se fortalece com as alterações dos padrões socioculturais de consumo, com sua posição dentro da história das transformações tecnológicas e também com o que ele influencia e pelo que ele é influenciado.
PORQUE
II. As novas tecnologias e os novos processos industriais têm afetado os estudos, as pesquisas e a aplicação do design, tornando-nos mais interconectados e criando uma exigência adicional sobre o profissional designer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Assim, após realizar uma pesquisa exploratória, o escritório de design gráfico começou a desenvolver uma rede social para a empresa, com o objetivo de conectar seus clientes por meio da troca de lições, em que os artesãos mais experientes ensinariam os iniciantes a realizar técnicas artesanais, utilizar os materiais da forma adequada e até mesmo dar dicas de como comercializar os produtos artesanaisresultantes daslições.
Depois dos primeiros testes, realizados com modelos das telas de baixa complexidade (feitos em papel), o escritório entendeu que deveria criar estratégias para estimular que os clientes da rede de lojas façam parte da rede social, compartilhem e assistam às lições.
A partir do caso relatado e das etapas metodológicas do design thinking apresentadas na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de imersão são criadas e aplicadas ferramentas de visualização, como os painéis iconográficos e o desenvolvimento de personas e, no caso relatado, a imersão acontece quando a rede social desenvolvida foi testada por alguns clientes da loja de materiais para artesanato.
II. Na etapa de análise e síntese, os dados já coletados por meio de ferramentas como entrevistas e mapeamento de jornada de usuário são organizados e entendidos e, no caso relatado, por exemplo, a fase de análise e síntese acontece após a pesquisa exploratória, orientando o processo criativo e mantendo o foco nos objetivos do projeto.
III. A etapa de ideação começa na primeira reunião do projeto, junto com os clientes contratantes, quando é realizado o brainstorming e, no caso apresentado, por exemplo, a ideia inicial (desenvolver um aplicativo para aumentar as vendas) já faz parte da etapa de ideação.
É correto o que se afirma em
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma ferramenta muito útil quando se deseja gerar — em um ambiente livre de críticas e restrições à imaginação — ideias, conceitos e soluções para resolver problemas em curto prazo.
II. A técnica do mind map, que significa mapa mental, consiste na elaboração de um painel imagético vinculado a um conceito central, disposto linearmente na forma de fluxograma, com itens organizados em ramificações ou áreas.
III. O brainstorming e o mind map buscam tornar o processo criativo mais dinâmico, de modo a proporcionar melhores resultados; e no caso do mind map, existem aplicativos específicos que ajudam na otimização do mapeamento mental.
É correto o que se afirma em
A área de branding, por meio da qual as empresas alcançam o mais alto nível de interação com os consumidores, surgiu como a parte mais influente da estratégia de marketing sustentável. Os consumidores fiéis são a força motriz das marcas e podem ser vistos como um dos seus maiores ativos, pois estão dispostos a adotar e defender a filosofia das marcas favoritas, podendo ser impulsionados para tornarem-se um grupo de consumidores ambientalmente conscientes e atrair outros consumidores com os mesmos interesses. Na essência dessa ideia, está a busca por um crescimento sustentável da marca (inclusive economicamente), isto é, o aumento do seu valor, fomentado por clientes leais que incentivam outros clientes a se tornarem usuários e, eventualmente, também leais a ela.
GRUBOR, A.; MILOVANOV, O. Brand Strategies in the Era of Sustainability. Interdisciplinary Description of Complex Systems, n.15, v.1, p. 78-88, 2017 (adaptado).
TEXTO 2
Para a Natura, a maior empresa de cosméticos do Brasil, ter os princípios que a norteiam representados em seu branding é tão importante quanto basear sua proposta de valor na sustentabilidade. Assim, a empresa mudou sua identidade visual no começo dos anos 2000, depois de realizar uma pesquisa com clientes e consultoras para saber o conceito que tinham da empresa. Os resultados apontaram que a marca, além de não refletir uma companhia inovadora, passava a imagem de uma instituição tradicional e estagnada.
Com os resultados iniciais em mãos, a diretoria da empresa decidiu fazer um reposicionamento da marca, com um redesign que transmitisse modernidade, leveza, criatividade e simplicidade. Assim, a flor apoiada no “T” da palavra Natura da identidade antiga cedeu lugar para uma folha de cores quentes, que parecia flutuar sobre o nome da empresa na nova logo, transmitindo uma sensação de movimento, bem-estar e harmonia, como pode ser visto na comparação das duas marcas a seguir.
O reposicionamento e redesign da marca foi acertado, visto que, em 2018, a Natura foi escolhida pelo 14º ano consecutivo para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa de valores de São Paulo.
Disponível em: https://casestudies.insightnet.com.br/natura-reposicionamento-da-marca-para-reforcar-valores-e-atributos/. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O exemplo da reformulação da assinatura visual da Natura, aliada ao branding, demonstra a aplicação da estratégia chamada de greenwashing (“lavagem verde” ou “maquiagem verde”, em tradução livre) que, resumidamente, pode ser definida como a promoção de uma imagem ecológica positiva sem que as atitudes ecologicamente corretas da marca ou empresa sejam reais.
PORQUE
II. Adoção de uma visão de design gráfico voltada para a sustentabilidade exige pensar estratégias de comunicação para, principalmente, transmitir mensagens que possam causar impactos positivos nas empresas e seus clientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.