Questões de Vestibular PUC - RJ 2019 para Vestibular - Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas - 1º Dia, Tarde - Grupo 5
Foram encontradas 50 questões
Simplificando a expressão , obtemos o seguinte valor:
Considere o triângulo equilátero de lado 6, representado abaixo. Sejam M e N os pontos médios dos lados AC e AB respectivamente.
Quanto vale o perímetro do quadrilátero MNBC?
Para quantos valores inteiros de x vale a inequação abaixo?
O triângulo retângulo ABC tem catetos AB medindo 300 e AC medindo 400. Seja D no segmento BC o pé da altura passando por A; o segmento AD é portanto perpendicular ao segmento BC. Seja E o ponto no segmento AC tal que os segmentos AB e ED sejam paralelos. Quanto mede o segmento ED?
Seja tal que cos x = 1/2 . Quanto vale cos 3x ?
A progressão aritmética a0, a1, ... satisfaz a0 = 3 e a10 = 57 .
Quanto vale a3 + a5 + a7 ?
A partir do solo, uma bola é lançada verticalmente para cima e alcança uma altura de 3,2 metros. Quanto tempo, em segundos, a bola leva para subir e retornar ao nível do solo? Despreze a resistência do ar.
Dado:
g = 10 m/s2
Dentro de um calorímetro perfeito, de capacidade C = 40 cal/°C e temperatura inicial 0 °C, colocam-se 100 g de um material de calor específico 0,50 cal/g°C a uma temperatura de 90 °C, e uma massa de 10 g de gelo a 0 °C. Calcule, em °C, o valor da temperatura final de equilíbrio do sistema.
Dados:
CÁGUA = 1,0 cal/g°C
LFUSAO GELO = 80 cal/g
Uma caixa de 20 kg está na borda da caçamba de um caminhão, a uma altura de 1,0 m do piso. Um rapaz coloca uma tábua de madeira, de 2,0 m de comprimento, desde a borda da caçamba até o piso. Ele dá um pequeno empurrão na caixa e a mesma desliza pela tábua com velocidade constante até chegar ao piso. Calcule, em J, o módulo do trabalho realizado pela força de atrito exercida pela tábua sobre a caixa durante a descida.
Dado:
g = 10 m/s2
Três corpos, 1, 2 e 3, de massas m1 = 10 kg, m2 = 15 kg e m3 = 25 kg, se movem horizontalmente sobre um trilho no eixo infinito x, sem nenhuma resistência ou atrito, com velocidades iniciais v1 = 4,0 m/s, v2 = -2,0 m/s e v3 = 0,0 m/s, respectivamente. A distância inicial entre os blocos 1 e 2 é 1,0 m e entre os blocos 2 e 3 é 2,0m, como mostrado na figura. Os corpos 1 e 2 sofrem uma colisão completamente inelástica, ou seja, eles grudam um no outro após colidir. Esse conjunto então colide elasticamente com o corpo 3.
Calcule o módulo da velocidade do corpo 3, em m/s, após 153 s a partir do instante inicial.
Sejam as seguintes afirmações:
I. Quanto maior a frequência de uma onda de luz no vácuo, maior a velocidade de propagação dessa onda.
II. Em uma corda com seus dois extremos fixos, ondas estacionárias somente poderão ser produzidas se o comprimento da corda for um múltiplo do comprimento de onda.
III. Ondas sonoras precisam de um meio material para se propagarem e são longitudinais no ar.
Marque a opção correta:
Um bloco de gelo tem uma esfera de metal incrustada em seu interior. A massa de gelo do bloco é 1,90 kg, e a massa de metal é 80 g. O bloco de gelo + metal é então jogado em um lago, onde o gelo ao redor do metal começa a derreter. Calcule o volume, em litros, do gelo remanescente em contato com o metal no instante em que o bloco submerge completamente.
Dados:
dMETAL = 8,0 g/cm3
dGELO = 0,95 g/cm3
dÁGUA = 1,0 g/cm3
g = 10 m/s2