Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Fran...
I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão. II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional. IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ÚNICA revolução ecumênica?
Ecumênico, significa, entre outros significados, algo universal, supranacional ou que possui impacto e abrangência em diversos lugares ou culturas. É usado para descrever ideias, eventos ou movimentos que transcendem fronteiras nacionais ou regionais.
Em certos contextos, como o da Revolução Francesa, o termo "ecumênico" descreve o impacto global ou supranacional de um evento ou ideia, indicando que ele não se limita a um único lugar, mas influencia o mundo de maneira abrangente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo