Em 1954, o pintor modernista Cândido Portinari teve uma gra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2010 - UECE - Vestibular - Física e Química |
Q238794 Química
Em 1954, o pintor modernista Cândido Portinari teve uma grave intoxicação causada pelo chumbo presente nas tintas que usava. Não parou de pintar e, em 1962, morreu envenenado quando fez bastante trabalho para uma exposição em Milão. Sobre o elemento químico chumbo assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O chumbo (do latim plumbum) é um elemento químico de símbolo Pb , número atómico 82 (82 prótons/protões e 82 elétrons/electrões), com massa atómica igual a 207,2 u, pertencente ao grupo 14 ou IVA da classificação periódica dos elementos químicos e se localiza no sexto período. À temperatura ambiente, o chumbo encontra-se no estado sólido.

É um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. Apresenta coloração branco-azulada quando recentemente cortado, porém adquire coloração acinzentada quando exposto ao ar. É usado na construção civil, baterias de ácido, em munição, proteção contra raios-X e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc. O chumbo tem o número atômico mais elevado entre todos os elementos estáveis.

É um metal conhecido e usado desde a antiguidade. Suspeita-se que este metal já fosse trabalhado há 7000 anos, utilizado pelos egípcios sendo parte de ligas metálicas devido suas características e pelos romanos como componentes de tintas e cosméticos.

Opção correta A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo