Grita, xinga nomes. Ninguém o atende, ninguém o vê, ninguém ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: PUC - SP Órgão: PUC - SP Prova: PUC - SP - 2010 - PUC - SP - Vestibular - Prova 1 |
Q340947 Português
Grita, xinga nomes. Ninguém o atende, ninguém o vê, ninguém o ouve. Assim deve ser o inferno. Pirulito tem razão de ter medo do inferno. É por demais terrível. Sofrer sede e escuridão. (...) Seu pai morrera para mudar o destino dos doqueiros. Quando ele sair será doqueiro também, lutar pela liberdade, pelo sol, por água e de comer para todos. Cospe um cuspo grosso. A sede aperta sua garganta. Pirulito quer ser padre para fugir daquele inferno.

O trecho acima integra o romance Capitães de Areia , de Jorge Amado. Descreve a situação de Pedro Bala, preso no reformatório, confinado num cubículo escuro, com fome, sede e humilhação de não poder ficar de pé. A propósito deste trecho, pode- se afirmar que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No fragmento de texto o personagem compara a prisão com a visão do inferno que tem dentro de si. Diante da realidade da prisão, o personagem se mantém vivo para transformar a própria realidade, querendo exercer a mesma profissão que o pai. Ele acredita que ao lutar por si e por seus semelhantes ele pode transformara realidade que o atinge.


Alternativa A. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo