Já a partir do século XIX e, em especial, no século XX e iní...
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Ano: 2010
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
UNB
Prova:
CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216196
Artes Plásticas
Texto associado
Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.
Internet: (com adaptações).
Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.
Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.
Internet: (com adaptações).
Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.
Já a partir do século XIX e, em especial, no século XX e início do XXI, compositores vêm produzindo versões cada vez mais pessoais e livres para o réquiem, como, por exemplo, a de Paul Hindemith. Essa tendência está associada ao declínio da utilização do réquiem no contexto da liturgia da igreja católico-romana.