Sobre as políticas e medidas adotadas por Getúlio Vargas, du...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2015 - PUC - RS - Vestibular - Segundo Semestre 2º dia |
Q535499 História
Sobre as políticas e medidas adotadas por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, é correto afirmar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA C

A)Nesse período, Getúlio Vargas completou a sua política trabalhista, criando o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 1942, e instituindo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943 (ESSA PARTE ESTÁ CERTA).

-1932 criou o ministério do trabalho, indústria e comercio (não era a CLT ainda). Logo, foi no governo provisório. 

-CLT para “acalmar os movimentos sindicais” e com isso vincula os direitos trabalhistas à tutela do Estado, sindicatos pelegos- 1943. (o campo não tem CLT) 

  • Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os DIREITOS SOCIAIS GANHARAM RELEVÂNCIA, especialmente com o advento de ampla LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. 

----------

B)O governo desenvolveu uma política de incentivo à industrialização, inibindo a importação de bens manufaturados e criando algumas empresas estatais importantes, como a Cia Siderúrgica Nacional, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) e a Petrobrás.

A petrobrás foi criada quando ele voltou na década de 50.

-----------

C)Vargas desenvolveu uma política autoritária de repressão aos opositores, com censura ferrenha à imprensa e ampla propaganda das ações do governo, através da criação do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda. CORRETA

DIP- Departamento de Imprensa e Propaganda- censura e propaganda (pai dos pobres) - 1939. 

  • Conquistar apoio popular para legitimar o governo/culto ao ditador. 
  • DIP- departamento de imprensa e propaganda do Estado Novo: propagandas exaltando o regime e censurando opositores com a finalidade de garantir apoio popular. 

--------------------

D)A política externa do governo Vargas foi marcada pelo apoio irrestrito aos EUA em troca de vantagens econômicas. Isso levou o país a enviar um contingente militar para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – a Força Expedicionária Brasileira (FEB) –, a fim de lutar contra o EIXO ao lado de tropas norte-americanas.

-Não ocorreu esse apoio irrestrito, pois o governo de Vargas tinha uma relação com o EIXO antes de apoiar os aliados.

-----------

E)Na fase final do regime, Getúlio evitou a sua deposição, permitindo a volta das eleições e a criação de novos partidos, como a UDN, o PTB e o PSD. Dessa maneira, conseguiu manter-se politicamente atuante na democracia, elegendo-se novamente presidente em 1950.

-Aconteceu uma contradição, o Brasil lutava contra ditaduras, mas aqui era uma e como isso Vargas foi forçado a sair, apesar de querer convocar novas eleições. Antes de sair ele fez uma abertura política e se retirou do governo POR PRESSÃO. 

  • EM 1945, GETÚLIO VARGAS FOI DEPOSTO POR UM GOLPE MILITAR 

FONTES

O golpe em que Getúlio Vargas foi deposto (bonde.com.br)

Estado Novo (1937-1945): A ditadura de Getúlio Vargas - UOL Educação

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo