O texto afirma que a consolidação do Rio de Janeiro como “o...
O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República era a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes. Capital política e administrativa, estava em condições de ser também, pelo menos em tese, o melhor terreno para o desenvolvimento da cidadania. Desde a independência e, particularmente, desde o início do Segundo Reinado, quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional. O comportamento político de sua população tinha reflexos imediatos no resto do país. A Proclamação da República é a melhor demonstração dessa afirmação.
(José Murilo de Carvalho. Os bestializados, 1987.)
O texto afirma que a consolidação do Rio de Janeiro como
“o centro da vida política nacional” ocorreu com
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão dada, pois a resposta tá no texto: "quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional."
Resolução : Superada a difícil conjuntura do Período Regencial, a consolidação do Império Brasileiro, ocorrida na primeira década do Segundo Reinado, fez do Rio de Janeiro a capital efetiva do Império, graças sobretudo ao caráter centralizador da estrutura do Estado. A essa preeminência política, deve-se acrescentar a prosperidade econômica da vizinha (e não propriamente “adjacente”) província de São Paulo, em função do boom da cafeicultura
há uma inspiração mas não uma interferência norte americana
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo