Examine o mapa. Migração na década de 2000Diferentemente do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1340229 Geografia

Examine o mapa.

Migração na década de 2000

Imagem associada para resolução da questão


Diferentemente do padrão registrado desde a década de 1950, um novo e importante fluxo migratório se estabeleceu no Brasil. Esse novo padrão de deslocamento da população, com maior vigor a partir dos anos 2000, corresponde à

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre o novo padrão de deslocamento populacional brasileiro buscamos a alternativa correta.
A) As setas na figura indicam a direção e intensidade do fluxo populacional. A grossa seta apontando da região Sudeste em direção a Nordeste demonstra claramente a migração de retorno após décadas de forte fluxo em sentido contrário que continua a existir.

B)Migração forçada ocorre quando há um deslocamento populacional compulsório onde a população é obrigada a se deslocar para outras áreas como no caso de guerras, catástrofes ou escravização em massa como ocorreu da África em direção ao Brasil. Nenhuma dessas possibilidades ocorreu no sudeste brasileiro.
C) Não há na figura nenhuma indicação de fluxo populacional fronteiriço no Brasil.

D) Migração pendular não aparece neste tipo de imagem por uma questão de escala e método. A distância percorrida por trabalhadores de suas casas em direção ao local de trabalho todos os dias é pequena demais para ser representada numa imagem que aborda todo o país além destes trabalhadores não se mudaram definitivamente de uma região para outra. 
E) Migração sazonal ocorre em função de uma determinada atividade que está condicionada a um período específico do ano. Não é o caso dos fluxos demonstrados na figura.

GABARITO DO PROFESSOR: A




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o instituto IBGE, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.

Esse é um movimento chamado de migração de retorno, onde as pessoas voltam para o seu local de origem. Isso ocorreu, principalmente, de migrantes que foram para o Sudeste mas voltaram ao Nordeste, em razão de uma melhoria da economia local (resumindo).

O erro da C é dizer que é INTER REGIÕES ( de uma região para outro), quando na verdade essa migração é INTRA REGIÃO ( dentro da mesma região).

  • Migrações e os fluxos brasileiros

Migração: é todo movimento de população que ocorre no espaço geográfico.

Migrante: é aquele que realiza o movimento de migração.

Emigração: é o atoa da saída de uma determinada região.

Imigração: é o ato de entrada de uma determinada região.

Fatores atrativos: Explicam a entrada de população, ocorre nas áreas de imigração.

» Emprego

» Segurança

» Alto IDH (índice de desenvolvimento humano)

Fatores repulsivos: Explicam a saída de população, ocorre nas áreas de emigração.

» Desemprego

» violência, guerras....

» Péssimas condições de vida.

Tipos de Migração:

Quanto ao espaço de deslocamento, temos:

a) Migração externa: aquela que ocorre de um país para outro.

b) Migração interna: aquela que ocorre dentro do mesmo país.

b.1) Migração inter-regional: aquela que se realiza de uma região para outra.

b.2) Migração inter-regional: aquela que se realiza dentro da mesma região.

Quanto ao tempo de permanência do migrante, temos:

a) Migração definitiva: quando a migração ocorre sem que o migrante saia mais do local para onde foi, ou que não volte mais para o local de onde saiu.

b) Migração de transumância ou sazonal: modelo de migração que se caracteriza por ser temporária, na qual o migrante sai de um local em um determinado período do ano e, posteriormente, retorna em outro período.

Quanto à forma como ocorreu a migração, temos:

a) Migração espontânea: quando ocorre por vontade própria do migrante.

b) Migração forçada: quando ela ocorre contra o interesse do migrante.

c) Migração planejada: quando ela ocorre de uma forma planejada, visando cumprir determinado objetivo.

Importantes tipos de migrações internas:

a) Êxodo rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o meio urbano. Tal tipo de migração tende a ser definitivo. As principais causas são a    industrialização, expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura. O êxodo    rural está ligado ao processo de urbanização.                                            

êxodo rural nada mais é que a migração do campo por seus habitantes em busca de      melhores condições de vida, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores.                  

b) Êxodo urbano: tipo de migração que se dá com a mudança de populações urbanas para o campo. Muito incomum atualmente.

c) Migração urbano-urbano: tipo de migração que ocorre com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tal tipo de migração tem ocorrido com frequência atualmente.

d) Migração diária ou pendular: tipo de migração característica de grandes cidades, na qual milhões de trabalhadores saem de suas casas em direção ao trabalho e voltam no final do dia. Isso ocorre devido à distância de suas moradias dos locais de trabalho, uma vez que em alguns casos trabalham em uma cidade, e moram em outra.

Este fenômeno aconteceu no Brasil, quando muitos trabalhadores do Nordeste foram para São Paulo em busca de emprego. Porém, entre 2000 e 2010, com o aquecimento da economia, cerca de 60% dos nordestinos da Região Metropolitana de São Paulo deixaram a região como migrantes de retorno.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo