A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que ve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2016 - CEDERJ - Vestibular - Segundo Semestre |
Q648393 Biologia
A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que vem sendo utilizada em diversos métodos de diagnósticos de doenças provocadas por microrganismo. Esta técnica tem como objetivo identificar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O PCR ou a Reação em Cadeia da Polimerase é uma técnica utilizada para fazer cópias de uma região especifica do DNA. Essas cópias são feitas para que o técnico que esta realizando a prática tenha material suficiente para analisar o DNA de microrganismos que são responsáveis por doenças.

Alternativa correta: Letra B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

Gabarito: Alternativa  

 

TÉCNICA PCR (Polymerase Chain Reaction)

 

Considerada uma técnica de biologia molecular revolucionária, a reação em cadeia da polimerase - PCR permitiu o rápido desenvolvimento do estudo de sequências de ácidos nucléicos (MOLINA et tal, 2004). Desenvolvida por Kary Banks Mullis (prêmio Nobel de química de 1993 pelo desenvolvimento dessa técnica) em abril de 1983, essa técnica de biologia molecular consiste na síntese enzimática de cópias de ácidos nucléicos (COSTA, 2010).

 

A técnica de PCR promove, por meio de etapas de variação de temperatura, a duplicação de cadeias de DNA in vitro. A reação de amplificação de DNA por PCR envolve o emprego dos quatro nucleotídeos (dNTP’s) do DNA, sequências iniciadoras (primers) e uma DNA polimerase termoestável. Assim, é possível a obtenção de muitas cópias de uma sequência específica de ácido nucléico, a partir de uma fita molde.

 

O princípio da PCR envolve três etapas básicas de variação de temperatura por ciclo.

a) Desnaturação da fita molde de DNA - etapa com duração entre 30 s a 1 min a temperatura entre 92 ºC a 96 ºC;

b) Pareamento de dois iniciadores sintéticos de composições distintas, que funcionam como os iniciadores da reação de polimerização, ligando-se à região complementar da fita de DNA alvo que sofrerá a duplicação. Etapa com duração de 30 s a 1 min a temperatura entre 58 ºC e 65 ºC;

c) Amplificação por meio da enzima Taq DNA polimerase, das novas fitas de DNA a partir de cada um dos iniciadores, utilizando os quatro dNTP’s como substrato da reação de polimerização. Etapa com duração entre 45 s e 1 min a 72 ºC (COSTA, 2009).

 

Fonte: http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/6mostra/artigos/SAUDE/CLEYTON%20FLORENCIO%20DE%20CAMARGO%20E%20PAULO%20ROBERTO%20QUEIROZ.pdf

A PCR é a reação em cadeia da polimerase, utilizamos essa técnica em laboratório para amplificar (multiplicar) um fragmento de DNA. 

A PCR revolucinou a genética molecular, pois em algumas horas é possível obter uma quantidade bem maior de DNa a partir de uma única molécula. Isso facilita muito as análises posteriores que são feitas para determinar o genótipo de um indivíduo, por exemplo.

 

Estudar é o melhor caminho!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo