A Sedição do Juazeiro, ocorrida em 1914, foi uma marca da di...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito (D)
Em 1910 foi eleito para presidente do Brasil Hermes da Fonseca que implantou a Política das Salvações visando afastar as oligarquias locais que apoiaram Rui Barbosa em 1910. Neste contexto de perseguição política, a família Acioli que tinha muito poder no estado do Ceará foi afastada do poder local durante o governo de Franco Rabelo. Com apoio do religioso padre Cícero e Floro Bartolomeu, líderes políticos locais e das camadas populares, a família Acioli retomou a força política anterior e fez o governo federal voltar atras e deixar de lado a intervenção. Esta Sedição em Juazeiro do Norte ocorrida em 1914 acirrou as lutas políticas locais entre os revoltosos contra os Rabelistas e demonstrou o enorme poder político e a influência de Padre Cícero.
No início do século XX, a cidade de Crato dividiu com o recém-criado município de Juazeiro do Norte (1911) a liderança política do vale do Cariri. Juazeiro era uma localidade pertencente à Crato e seu processo de autonomia política seria encabeçado por padre Cícero, entre outros. Em 1914, Crato foi palco de confrontos da Sedição de Juazeiro, levante que levaria à deposição do Governador Marcos Franco Rabelo.
A Revolta ou Sedição de Juazeiro foi um confronto ocorrido em 1914 entre as oligarquias cearense e o Governo Federal provocado pela interferência do poder central na política estadual nas primeiras décadas do século XX. Sob a liderança de Floro Bartolomeu, Nogueira Acióli e do padre Cícero, um exército de camponeses resistiu à invasão das forças do governo federal e marchou até Fortaleza, invadindo a capital e depondo Franco Rabelo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo