Na década de setenta do século XX, a proposta de crescimento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2012 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q252738 Geografia
Imagem 016.jpg

Conservacionismo é um movimento contemporâneo que defende o
uso sustentável dos recursos da natureza que o ser humano transforma e consome. Com base nessa temática e na figura acima, julgue os itens de 68 a 70 e assinale a opção correta no item 71, que é do tipo C.

Na década de setenta do século XX, a proposta de crescimento zero para solucionar o problema do consumo desenfreado dos recursos naturais não foi implementada porque se julgava, então, que tal medida pudesse aumentar as desigualdades socioeconômicas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na década de 1970, houve a primeira conferência sobre meio ambiente com ampla repercussão internacional, na Suécia, embora somente dois chefes de Estado tenham comparecido. A partir daí, vários conceitos e ideias pertinentes à questão do meio ambiente foram surgindo. Nesse contexto, surgiu um grupo, chamado de “zeristas”, que pregava o crescimento zero com o objetivo de preservar a natureza. Entretanto, isso significaria que os países periféricos não poderiam mais se desenvolver, enquanto os países centrais ficariam na confortável posição de já serem desenvolvidos. A proposta era extrema e, obviamente, desagradou a todos os países em desenvolvimento, que alegavam que tinham o direito de crescerem. Além disso, grande parte da situação caótica do meio ambiente se deveu aos excessos cometidos pelos países centrais durante seus processos de desenvolvimento.     


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As questões relacionadas à preservação da natureza começaram a ser discutidas efetivamente a partir da década de 70. Assim, dois anos mais tarde (1972) aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Nela emergiram as contradições ligadas ao desenvolvimento e ao meio ambiente. Neste mesmo ano, um grupo de empresários solicitou junto ao renomado Massachusetts Institute of Technology (EUA), um estudo sobre as condições da natureza, o qual foi chamado de “desenvolvimento zero”.

  ... Nele foi proposta a estagnação total do crescimento econômico como forma de impedir tragédias ambientais de grandes proporções no mundo. Solução que não agradava os países subdesenvolvidos que almejavam obter desenvolvimento a fim de garantir melhor qualidade de vida às suas populações.

Em virtude desse impasse, a conferência ficou marcada pela disputa do “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos; e o “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelas nações subdesenvolvidas.

Na conferência de Estocolmo foram abordados temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais.


[...]


FONTE: WWW.BRASILESCOLA.COM

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo