Uma das características do crescimento do tecido urbano...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: FGV Prova: FGV - 2018 - FGV - Vestibular |
Q1069835 Geografia
Imagem associada para resolução da questão

Uma das características do crescimento do tecido urbano de São Paulo foi o espraiamento, o crescimento urbano desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha urbana. Como agravante ao rápido crescimento vivenciado nas últimas décadas do século XX, a cidade enfrenta problemas relacionados à pobreza e à desigualdade, que adquirem características específicas no contexto da grande metrópole.
Folha de S. Paulo, 25 de janeiro de 2018. (Adaptado)
Sobre o modelo de ocupação da cidade de São Paulo, analise as afirmações a seguir.
I O espraiamento faz com que as famílias moradoras das zonas geograficamente periféricas tendam a despender maior tempo em seus deslocamentos pendulares (casa–trabalho-casa) e a terem menos acesso à infraestrutura urbana. II O espraiamento agregou valor à região central, fazendo com que áreas historicamente consolidadas, mais bem dotadas de infraestrutura e equipamentos culturais, sejam mais utilizadas. III O espraiamento tem efeitos negativos relacionados especificamente ao meio ambiente: a área vizinha aos dois grandes reservatórios de água (represas Billings e Guarapiranga) vem sendo ocupada por loteamentos clandestinos e favelas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O espraiamento agregou valor as regiões centrais, mas isso fez com que área periféricas (cidades-dormitórios) fossem mais utilizadas. Um dos motivos é a valorização do m2 que faz com que as pessoas de baixo poder aquisitivo procurem outras regiões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo