No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857041 História
No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conjuração Baiana (1798), assinale a alternativa que destaca uma semelhança e uma diferença entre esses dois movimentos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  1. Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. 
  2. A Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
  3. Ambos os movimentos têm relação com a forma de governo da coroa sobre a colônia, seja por problemas administrativos, seja pela intensa exploração dos colonos.
  4. Ambos ocorreram no final do período colonial e em um contexto de crise.

O lema da Inconfidência Mineira era: "Liberdade, ainda que tardia", logo, envolvia a elite. Ambos movimentos do período colonial ocorreram num período de insatisfações, porém, a Conjuração Baiana levava a abolição da escravidão como um dos seus preceitos, fato este que nunca será lucrativo para elite, assim sendo um movimento popular.

Resposta dada pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori

Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema. 

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da... 

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/historia-conjuracao-baiana-x-inconfidencia-mineira/

gabarito letra Do

A Conjuração baiana, ou revolta dos alfaiates, foi uma revolta ocorrida na província da Bahia, por volta do ano de 1798. inspirados em movimentos como a revolução do haiti e Revolução francesa, o revoltosos, elite e participação popular, pregavam o fim da escravidão e a a independência regional em relação a Portugal

Ambas ocorreram no final do período Colonial, que compreende aprox. os 1530 (início da "missão colonial") até o processo de independência do Brasil (1821 a 1825).

- 1789 - Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira): Revolta de caráter republicano, separatista, organizada pela elite da capitania de MG, insatisfeita com a política fiscal praticada pela Metrópole, contrapunha-se portanto ao domínio colonial português. Foi inspirada por ideais iluministas, Não chegou a ocorrer, pois foi denunciada antes de ser deflagrada.

*a Capitania de MG era a mais próspera em função da atividade mineradora.

Pretensões: proclamar uma República (inspirada na dos EUA), formar um exército/milícia nacional, diversificar a economia. Não existia consenso sobre o trabalho escravo: alguns defendiam a sua manutenção, outros defendiam a abolição.

- 1798 - Conjuração Baiana (ou Conjuração dos Alfaiates): Conspiração de caráter republicano e separatista, resultado da insatisfação das elites locais com o domínio metropolitano E do descontentamento popular em função da falta de alimentos. Foi inspirada por iluministas, pela Revolução Rrancesa e pela Revolução Haitiana. Contrapunham-se ao domínio colonial português, muito em função da decadencia geral da capitania, uma vez que os maiores interesses da metrópole estavam voltados à atividade mineradora, na capitania de MG.

Pretensões: proclamar a República Bahiense, implantação do livre comércio, fim do trabalho escravo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo