O sistema de venda de passagens numa empresa de ônibus asso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1985270 Matemática
O sistema de venda de passagens numa empresa de ônibus associa a acomodação de um passageiro no ônibus de acordo com a ordem em que a passagem é vendida. Essa associação segue o seguinte padrão: o primeiro passageiro é associado ao assento 1A, o segundo, ao assento 1B, o terceiro, ao assento 1C, o quarto, ao assento 1D, o quinto, ao assento 2A, e assim sucessivamente. A imagem ilustra uma parte da distribuição dos assentos nos ônibus dessa empresa, os quais têm 12 fileiras horizontais.
Imagem associada para resolução da questão


Um passageiro comprou a vigésima sétima passagem de um ônibus dessa empresa.
Esse passageiro será associado ao assento
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A imagem faz referência A UMA PARTE dos assentos disponíveis.

Dá para resolver apenas contando os assentos porque o 27º assento está na imagem, porém dá para fazer um cálculo também:

Considerando que cada fileira possui 4 assentos, podemos dividir 27/4, obtendo como resultado 6 com resto 3, desta forma 6*4=24-27=3, o assento 24 é o 6D, na fileira 7 contamos 3 que é o valor que falta para chegar em 27, portando 7C, TERCEIRO ASSENTO DA FILEIRA 7.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo