Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2012 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q535108 História
Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas. Vencidos os inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo, atiravam-se às fogueiras que incendiavam a cidade, convencidos de que tinham cumprido o seu dever de fiéis defensores da Monarquia.
(Gazeta de Notícias, 28.10.1897 apud Maria de Lourdes Monaco Janotti. Sociedade e política na Primeira República.)
O texto é parte da ordem do dia, 06.10.1897, do general Artur Oscar e trata dos momentos finais de Canudos. Para o militar, o principal motivo da luta dos canudenses era a
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

restauração monárquica, embora hoje saibamos que a rejeição à República era apenas uma das razões da rebeldia.

Foram causas de Guerra de Canudos:

1 - Messianismo / Milenarismo;

2 - Pobreza / Miséria;

3 - Falta de políticas públicas do Estado;

4 - Coronelismo;

5 - O crescimento do Belo Monte passou a ameaçar a hegemonia dos coronéis da região, que passaram a perder sua mão de obra e a influência da Igreja Católica diminuindo, uma vez que esta perdia fieis para o Conselheiro.

6 - Antônio Conselheiro foi acusado de ser contra a República e de defender a volta da Monarquia e esta foi uma das razões que levou o Governo Federal a interferir na região. Para dispersar o Arraial, enviou tropas militares para prender Conselheiro e destruir o Arraial de Canudos.

RESULTADO DO CONFLITO: O saldo desse conflito foi de cerca de 25 mil mortos pelas tropas federais e a destruição completa do Arraial do Belo Monte. O jornalista Euclides da Cunha, que acompanhou a quarta e última expedição a Canudos, retratou este conflito no seu livro “Os Sertões”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo