Assinale a opção correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2010 - UECE - Vestibular - Língua Portuguesa |
Q238918 Português
Assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

a) “As velhas de muita velhice” é sujeito do verbo restar. Os outros verbos são objeto direto. 


b) “Escarrar” é verbo intransitivo (a ação está completo no verbo, não precisa de complemento). “Tanger” é verbo transitivo direto. 

c) “de tudo” e “do quinto” são complementos nominais. 

d) “de Frei Nemésio” é adjunto adnominal e “de minério” é complemento nominal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) A relação sintática que se dá entre o verbo restar (restaram – linha 12) e a expressão nominal as velhas de muita velhice (linhas 12-13) é a mesma que se dá entre os verbospitar (pitam – linha 13) e os cachimbos (linha 13); entre comer (comem – linha 14) eas próprias bocas (linha 14); e entre trazer (trazem – linha 14) e lembranças do passado (linha 15).
 
Não. A expressão “as velhas (...)” é o sujeito da oração. As expressões “os cachimbos (...)”, “as próprias bocas (...)” e “lembranças do passado (...)” são objetos diretos.
 
b) Emescarra no chão e tange com o pé o cachorro magro (linhas 94-95), o verboescarrar (escarra) tem a mesma regência do verbo tanger (tange).
 
Não. O verbo escarrar é intransitivo. Tanger, por sua vez, é transitivo direto.
 
c) Sintaticamente, a expressão de tudo (linhas 57- 58) está para o substantivo abandono (linha 57) assim como a expressãodo quinto (linha 70) está para cobrança (linha 70).
 
Certa.
 
d) Sintaticamente, a expressão de Frei Nemésio (linhas 44-45) relaciona-se com pelas barbas venerandas (linha 44) do mesmo modo quede minério (linha 87) se relaciona com carregamento (linha 87).
 
Não. A expressão “de Frei Nemésio” é adjunto adnominal e “de minério” é complemento nominal.
 
 Na alternativa C ambos são complementos nominal, pois são expressões que estão completando o sentido de um substantivo abstrato

Na alternativa D é possível confirmar que "de Frei Nemésio" é adjunto adnominal pelo seguinte: "barbas venerandas" é substantivo concreto e "de Frei Nemésio" passa o sentido de propriedade. Nessa mesma alternativa, também é possível confirmar que "de minério" é complemento nominal porque "carregamento" é um substantivo abstrato

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo