Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853364 História
    Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos.
BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Bill Aberdeen refere-se a uma lei aprovada pelo parlamento britânico em março de 1845. Esta lei concedia ao Almirantado Inglês o direito de aprisionar navios negreiros, que realizassem o transporte de cativos da África para as Américas e de julgar seus comandantes. O governo brasileiro, pressionado pelos senhores escravistas do país, entrou num embate diplomático com a Inglaterra para que essa lei fosse revogada. 

A alegação do Brasil era que a soberania e independência do Brasil que dependia claramente do comércio e da mão de obra dos negros escravizados vindos da África. Para resolver essa questão é necessário saber sobre o decreto da Bill Aberdeen pelo governo inglês e seus desdobramentos diplomáticos para a economia brasileira. 

A) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois uma jurisdição conciliadora estava longe de acontecer na medida que o governo brasileiro pressionava o governo inglês contra a Bill Aberdeen e não buscava um equilíbrio entre as partes. 

B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque havia divergências entre Brasil e Inglaterra sobre os rumos do comércio marítimo. Uma vez que a lei inglesa desejava que o Brasil acabasse com o comércio de escravos. 

C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque a Bill Aberdeen determinava a proibição do comércio de escravos no oceano Atlântico, mas sem extingui-lo. As políticas higienistas não estavam em pauta nesse contexto.

D) CORRETA – Essa alternativa está correta, porque o texto deixa clara a pressão do governo brasileiro para que a Bill Aberdeen fosse revogada. Além disso, os ingleses pressionavam o Brasil para a criação de uma lei brasileira sobre a extinção do tráfico de escravos para que esse não continuasse. 

E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois já havia negócios familiares tanto no Brasil como na Inglaterra. Portanto, a Bill Aberdeen não promovia esse tipo de negócio, mas sim a proibição do comércio de escravos no Atlântico. 

Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Lei Aberdeen proibia a passagem de navios negreiros e acabam lhe favorecendo nos negócios

É a D pois naquela a Lei Aberdeen proibia que os navios negreiros velejassem por aí, os negros infelizmente não deixavam de ser um tipo de mercadoria nesses tempos.

"não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos." O próprio texto embasa a resposta. Na medida em que o texto faz alusão ao retorno das antigas práticas do Brasil, isso só demonstra um certo interesse britânico em querer algo, em que outrora, possuía o monopólio.

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em manter a proibição comercial. O governo britânico estava pressionando pela revogação da Lei Aberdeen, que proibia o comércio de escravos entre o Brasil e a Grã-Bretanha. No entanto, eles ainda temiam que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, os brasileiros pudessem retornar às práticas antigas de comércio de escravos. Portanto, o interesse britânico era manter a proibição comercial e garantir que não houvesse uma recaída nas práticas de escravidão. A opção correta é a alternativa D: manter a proibição comercial.

Fala pessoal ,me chamo Matheus e fui aprovado em medicina na UFRN com 800+ de média simples no ano de 2023. Venho aqui oferecer uma mentoria exclusiva e privativa com voce para acelerar absurdamente sua aprovação! Para mais informações me chama no zap 84997070405

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo