Uma explicação de caráter histórico para o percentual d...
Uma explicação de caráter histórico para o percentual da religião com maior número de adeptos declarados no Brasil foi a existência, no passado colonial e monárquico, da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o gráfico a maioria da população brasileira no ano de 2007 declarava serem pertencentes à religião católica. Esse quadro se explica devido a forte presença da Igreja Católica no Brasil através do estabelecimento do Padroado, regime em que a Igreja se submetia ao Estado, que era responsável pela sua manutenção. Tal sistema esteve presente não somente como elemento colonizador durante o Antigo Regime, mas também durante todo período Imperial.
RESPOSTA LETRA D
Letra D
Essa maioria católica se explica devido a forte presença da Igreja católica no Brasil através do estabelecimento do Padroado, regime em que a Igreja se submetia ao Estado, que era responsável pela sua manutenção.
As imagens são de péssima qualidade meu irmão, eu achava que os 73,8% eram das pessoas sem religião já estava ficando bugado aqui.
Resolução:
- Lembre-se que a nossa colonização foi feita por portugueses que trouxeram o catolicismo e converteram os indígenas, os escravos quando vieram também tiveram que se associar ao catolicismo, os judeus no inicio ou se convertiam como novos cristãos ou eram julgados como hereges pela cultura brasileira.
- É fundamental salientar que o Brasil é considerado um estado laico desde o ano de 1890 , quando se teve a assinatura do Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890, que descrevia a separação definitiva entre Estado e a Igreja Católica Romana no Brasil. Isto é ate 1890 tudo girava em torno da igreja católica.
GABARITO:D, relação de integração entre Estado e Igreja.
instagram:@aspiradedeu
Desde sempre existia uma forte relação entre a igreja e o estado , até mesmo na época da colonização a igreja era autorizada pela coroa a catequizar os escravos indígenas ,por isso era contra a escravidão indígena e a favor da escravidão africana . Acreditava que os indígenas tinham alma para serem convertidos em fiéis pela perda dos fiéis na Europa pela reforma protestante. Ou seja , a presença da igreja já era muito forte no Brasil desde a colonização e continuou até no império
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo