El día en que lo iban a matar, Santiago Nasar se levant...
El día en que lo iban a matar, Santiago Nasar se levantó a las 5:30 de la manana para esperar el buque en que llegaba el obispo. Había sonado que atravesaba un bosque de higuerones donde caía una llovizna tierna, y por un instante fue feliz en el sueno, pero al despertar se sintió por completo salpicado de cagada de pájaros. “Siempre sonaba con árboles”, me dijo Plácida Linero, su madre, evocando 27 anos después los pormenores de aquel lunes ingrato. “La semana anterior había sonado que iba solo en un avión de papel de estano que volaba sin tropezar por entre los almendros”, me dijo. Tenía una reputación muy bien ganada de intérprete certera de los suenos ajenos, siempre que se los contaran en ayunas, pero no había advertido ningún augurio aciago en esos dos suenos de su hijo, ni en los otros suenos con árboles que él le había contado en las mananas que precedieron a su muerte.
Na introdução do romance, o narrador resgata lembranças
de Plácida Linero relacionadas a seu filho Santiago Nasar.
Nessa introdução, o uso da expressão augurio aciago
remete ao(à)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Essa alternativa está errada, pois, de acordo com o texto, a expressão em destaque não remete à relação mística que se estabelece entre Plácida e seu filho Santiago.
B) Essa alternativa está certa, pois, analisando o texto, podemos perceber que, de fato, a expressão "augurio aciago" está remetendo ao destino trágico de Santiago, que Placida foi incapaz de prever. A expressão "augurio aciago" significa, no português "augúrio fatídico".
C) Essa alternativa está errada, já que a expressão destacada não está remetendo ao descompasso entre a felicidade de Santiago nos sonhos e seu azar na realidade.
D) Essa alternativa está errada, pois "augurio aciago" não remete à crença da mãe na importância da interpretação dos sonhos para mudar o futuro, até porque nos sonhos Santiago estava feliz.
E) Essa alternativa está errada, já que a expressão destacada não remete à presença recorrente de elementos sombrios que se revelam nos sonhos de Santiago.
Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra B.
Gabarito dado pela banca: letra B.
Gabarito do professor: letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questao simples.
Alternativa correta B
No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar se levantou às 5h30 da manhã para aguardar o navio em que o bispo estava chegando. Tinha sonhado que estava passando por um bosque de figueiras onde caía uma garoa tenra, e por um momento sentiu-se feliz dormindo, mas ao acordar se sentiu todo salpicado de cocô de passarinho. “Ele sempre sonhou com árvores”, me disse sua mãe, Plácida Linero, 27 anos depois, evocando os detalhes daquela ingrata segunda-feira. “Na semana anterior, parecia que ele estava sozinho em um avião de papel alumínio que voava sem tropeçar nas amendoeiras”, ele me disse. Ele tinha uma reputação bem merecida de intérprete acurado dos sonhos de outras pessoas, desde que lhe fossem contados durante o jejum, mas não havia notado nenhum presságio sinistro naqueles dois sonhos de seu filho, nem nos outros sonhos com árvores que tinha dito a ele nas manhãs que precederam sua morte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo