Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na sile...
Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista. Somente uma árvore, grande e esgalhada mas com pouquíssimas folhas, abre-se em farrapos de sombra. Único ser nas cercanias, a mulher é magra, ossuda, seu rosto está lanhado de vento. Não se vê o cabelo, coberto por um pano desidratado. Mas seus olhos, a boca, a pele - tudo é de uma aridez sufocante. Ela está de pé. A seu lado está uma pedra. O sol explode.
Ela estava de pé no fim do mundo. Como se andasse para aquela baixada largando para trás suas noções de si mesma. Não tem retratos na memória. Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.
Sua sombra somente é que lhe faz companhia. Sua sombra, que se derrama em traços grossos na areia, é que adoça como um gesto a claridade esquelética. A mulher esvaziada emudece, se dessangra, se cristaliza, se mineraliza. Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam.
FRÓES, L. Vertigens: obra reunida. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Na apresentação da paisagem e da personagem, o narrador estabelece uma correlação de sentidos em que esses elementos se entrelaçam. Nesse processo, a condição humana configura-se
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A correta
amalgamada siguinifica junção, tanto a personagente quanto o ambiente apresentam desertificação e de solidão, secura.
B
fortalecida pela adversidade extensiva à terra e aos seres vivos. o texto apresenta a pessoas e a paisagem como uma coisa so, nao sao separados/diferentes.
C
intensidade da luz aparece no texto mas nao sobre a exuberância local e sim aos problemas ali encontrados.
D
naoo tem um drama existencial, nao fala nada do psicologico da personagem e sim algo fisico.
E
o ambiente nao oprime ninguem. eles sao uma coisa só, tanto o ambiente quanto a personagem sao oprimidos
Leio esse texto com lagrimas no rosto, e ao mesmo tempo um sorriso. Só quem é do sertão entende.
Eu acertei essa questão e marquei a opção com dúvida por não saber o que significava amalgamada. Vou explicar como tenho feito em questões semelhantes a essa onde o texto parece até meio confuso. Um método é resolver por meio de eliminação das opções. Mas ao passo que se faz isso se notarmos no texto por mais que você, no caso, eu tbm, não entenda o texto mas ele demonstra que a Personagem demonstrava traços de solidão como está no seguinte trecho: "Sua sombra somente é que lhe faz companhia". Só aí você já elimina a B e C. Após isso você vê que a natureza não a oprime, então elimina a E, restando a A e D, confesso que fiquei em dúvida entre essas duas, porém .. fui dar mais uma analisada no texto e não encontrei nada que mencionasse um drama existencial e de origem, e assim marquei a Letra A sem nem entender muito o texto. Bons estudos e espero que eu tenha ajudado
Pessoal, vamos primeiro "desvendar" o que o enunciado pede:
Alternativa que estabeleça correlação de sentidos entre paisagem e da personagem.
A ÚNICA alternativa que atende essa sequência (paisagem e personagem) é a letra A: desertificação (paisagem) e solidão (personagem).
A palavra chave é solidão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo