Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “D...
Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de
Aquino caracterizada por
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A resposta, portanto, letra B.
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Segundo Aquino, a fé não pode ser vista, mas é sentida é uma razão natural do ser humano não é demonstrável e muitos não entendem essa demonstração, sendo assim a fé não é vista tal como as ciências e sim sentida como efeito da existência ou não da existência de Deus.
Então as coisas invisíveis só podem existir caso aja a existência de Deus o qual é infinito e mostrado por conta dos seus efeitos que vem desde a criação do mundo apesar de não podermos conhecê-lo em corpo físico, mas em sua essência, para o homem Deus seria a própria felicidade. Sendo assim as coisas que existem apenas podem vir a existir por meio de Deus.
Aquino cita que certas coisas podem ser corrompidas por partir desta ideia demonstra que os seres não podem ser da mesma natureza havendo assim uma diversidade necessária e natural, para esta conclusão utiliza de sua razão. Os que não conhecem os efeitos da existência de Deus acabam seguindo sua própria natureza sendo apenas movidos pelo mundo, e passam a ver apenas os atos, porem como versado anteriormente para Aquino nada pode ser movido por si próprio, todos teriam um primeiro motor o qual seria dado o nome de Deus.
Mencionam atributos como nobreza e bondade, e também o âmbito do perfeito para Aquino a perfeição também é chamada de Deus.
Ainda em suas vias de existência de Deus, Aquino trata a questão do conhecimento, e afirma que o ser humano carece do mesmo para chegarem ao que se considera o melhor, porem, o conhecimento e a inteligência só podem ser conseguidas por um ser supremo que seria Deus.
Sendo assim Aquino comprova por meio da razão que Deus existe mesmo não podendo vê-los podemos sentir seus efeitos já que todas as coisas começam e terminam por meio dele. E apenas por meio dele podemos alcançar o conhecimento, a felicidade, e serem menos sucessíveis as vontades humanas.
Pois só pode se alcançar algo bom por meio de Deus que segundo o filosofo o mesmo tem um propósito em permitir a natureza humana a procurar a causa eficiente da sua existência máxima.
Utilizando sentimentos como a fé ou sensações como o calor ou o frio Aquino prova em sua teoria a existência de Deus já que as mesmas sensações podem ser vistas em corpo presentes, sendo assim sentimos apenas seus efeitos, a mesma lógica seria usada para comprovar a existência de Deus e sua máxima existência
Mano, só diz o gabarito não enrola assim pelo amor de deus
Gabarito (B)
quem jabo é aquino no jogodo bicho?
Tomas de Aquino queria fazer uma conciliação entre a Fé e Razão. O que ele faz no texto é provar a existência de Deus de forma racional, lógica.
O texto é caracterizado por sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé.
Tenham em mente uma coisa, pois, com a mudança das provas do enem, pode cair muitas questões de filosofia antiga e da idade media.
o Padre Agostinho tinha por objetivo explicar os dogmas do catolicismo, como, por exemplo, a afirmação seguinte: '' Embora Deus tenha criado tudo, ele não criou o mal, pois o mal não é algo, mas a falta ou deficiência de algo'', podemos por de exemplo um ladrão, visto que o mal do ladrão é a falta de algo, nesse caso a falta de honestidade. Além disso, o autor afirmava, por meio da teoria da Iluminação Divina, que todo conhecimento verdadeiro é o resultado de uma iluminação proveniente de Deus.
Já no caso de São Tomás de Aquino, ele tentava explicar racionalmente a existência de Deus pela fé, seja por meio do ''aperfeiçoamento da razão pela fé'', seja por meio das Vias Motoras
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