Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP - 2019 - ENEM - Vestibular - 2° Dia - PPL |
Q1276451 Biologia
Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura.

Padrões de bandas em gel das moléculas de DNA dos indivíduos Imagem associada para resolução da questão


Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresenta uma figura com padrões de banda de moléculas de DNA de pais e filhotes de falcões, para caracterização genética de apenas um filhote que apresentava os padrões de penas dos pais. Os genes dessa característica está representado nos lócus 1 e 2, e na interpretação da figura, podemos observar: No gene do lócus 1, o pai apresenta genótipo BB e a mãe CC, então os filhos deste casal de falcões apenas poderiam ser de genótipo 100% BC (cruzamento BB x CC = BC, BC, BC, BC). No gene do lócus 2, o pai apresenta genótipo EG e a mãe GG, então os filhos deste casal poderiam ter genótipos 50% EG e 50% GG (cruzamento EG x GG = EG, GG, EG, GG). Os genes são responsáveis pela transmissão dos caracteres a cada geração. As duas leis de Mendel são: Lei da Segregação, onde cada característica de um organismo é definida por um par de fatores; e Lei da Segregação Independente, onde os fatores que determinam cada característica se segregam de forma independente. Os indivíduos que apresentam alelos iguais (AA ou aa) são considerados homozigotos, e os que apresentam alelos diferentes (Aa) são considerados heterozigotos. O gene dominante manifesta um fenótipo seja qual for seu alelo, heterozigoto ou homozigoto (Aa ou AA), mas um gene recessivo apenas manifesta seu fenótipo se apresentar um alelo também recessivo (aa). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?
a) 1. Esse filhote apresenta genótipo BC no lócus 1 (compatível com as penas dos pais) e apresenta genótipo EG no lócus 2 (também compatível com a coloração das penas dos pais). CORRETA.

b) 2. O filhote 2 apresenta genótipo BB no lócus 1 (não compatível, falta o alelo C da mãe) e apresenta apenas o alelo E no lócus 2 (não compatível, falta o alelo G de ambos os pais). Incorreta.

c) 3. Esse filhote apresenta genótipo BC no lócus 1 (compatível com os pais), mas apresenta genótipo GH (não compatível, o alelo H não pertence a nenhum dos pais). Incorreta.

d) 4. O filhote 4 apresenta genótipo BD no lócus 1 (não compatível com os pais, o alelo D não pertence a nenhum dos dois) e apresenta o genótipo GG no lócus 2 (compatível com os pais). Incorreta.

e) 5. Esse filhote apresenta genótipo BC no lócus 1 (compatível com os pais), mas apresenta genótipo EE no lócus 2 (não compatível, falta o alelo G de ambos os pais). Incorreta. 


Gabarito do professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para cada um dos alelos os filhos deveriam apresentar a característica do pai ou da mãe, se isso não ocorrer eles não são filhos do casal. Observando o alelo D nota-se que nenhum dos pais o possui, mas o filhote 4 sim, indicando que ele não é filho do casal. O mesmo ocorre com o alelo G, excluindo os filhotes 2 e 5, e com o alelo H excluindo o filhote 3, restando apenas o filhote 1.

Observando o alelo D, percebe-se que nenhum dos pais o possui, portanto, o filhote também não pode ter esse alelo. Isso exclui o filhote 4.

Observando o alelo G, percebe-se que os dois pais o possuem, portanto, o filhote deve obrigatoriamente possuir esse alelo. Isso exclui os filhotes 2 e 5.

Observando o alelo H, percebe-se que nenhum dos pais o possui, portanto, o filhote também não pode ter esse alelo. Isso exclui o filhote 4.

Assim, o filhote 1 é o do casal, pois ele possui todos os alelos que pelo menos um dos pais possui e não possui nenhum dos alelos que nenhum dos pais possui.

A ) A questão apresenta uma figura com padrões de banda de moléculas de DNA de pais e filhotes de falcões, para caracterização genética de apenas um filhote que apresentava os padrões de penas dos pais. Os genes dessa característica está representado nos lócus 1 e 2, e na interpretação da figura, podemos observar: No gene do lócus 1, o pai apresenta genótipo BB e a mãe CC, então os filhos deste casal de falcões apenas poderiam ser de genótipo 100% BC (cruzamento BB x CC = BC, BC, BC, BC). No gene do lócus 2, o pai apresenta genótipo EG e a mãe GG, então os filhos deste casal poderiam ter genótipos 50% EG e 50% GG (cruzamento EG x GG = EG, GG, EG, GG). Os genes são responsáveis pela transmissão dos caracteres a cada geração. As duas leis de Mendel são: Lei da Segregação, onde cada característica de um organismo é definida por um par de fatores; e Lei da Segregação Independente, onde os fatores que determinam cada característica se segregam de forma independente. Os indivíduos que apresentam alelos iguais (AA ou aa) são considerados homozigotos, e os que apresentam alelos diferentes (Aa) são considerados heterozigotos. O gene dominante manifesta um fenótipo seja qual for seu alelo, heterozigoto ou homozigoto (Aa ou AA), mas um gene recessivo apenas manifesta seu fenótipo se apresentar um alelo também recessivo (aa).

Genes que os pais possuem: B, C, E e G

filhotes que possuem o gene B: 1, 2, 3, 4, 5

filhotes que possuem o gene C: 1, 3 e 5 (já exclui o 2 e o 4 pois o filhote em questão precisa ter todos os alelos que os pais possuem)

filhotes que possuem o gene E: 1, 2 e 5 (exclui o 3 pois não tem esse alelo)

filhotes que possuem o gene G: 1,3 e 4 (exclui o 5)

pronto, o único filhote que possui os mesmos alelos que os pais é o filhote 1

Resposta letra a)

Só olhar qual filhote tem os mesmos alelos dos pais :)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo