No ano em que o maior clarinetista que o Brasil conheceu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853177 Português
    No ano em que o maior clarinetista que o Brasil conheceu, Abel Ferreira, faria 100 anos, o choro dá mostras de vivacidade. É quase um paradoxo que essa riquíssima manifestação da genuína alma brasileira seja forte o suficiente para driblar a falta de incentivos oficiais, a insensibilidade dos meios de comunicação e a amnésia generalizada. “Ele trazia a alma brasileira derramada em sua sonoridade ímpar. Artur da Távola, seguramente seu maior admirador, foi quem melhor o definiu, ‘alma sertaneja, toque mozarteano’”. O acervo do músico autodidata nascido na mineira Coromandel, autor de 50 músicas, entre as quais Chorando baixinho (1942), que o consagrou, amigo e parceiro de Pixinguinha, com quem gravou Ingênuo (1958), permanece com os herdeiros à espera de compilação adequada. O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem a guarda do sax e do clarinete, doados em 1995.
    Na avaliação de Leonor Bianchi, editora da Revista do Choro, “a música instrumental fica apartada do que é popular porque não vai à sala de concerto. O público em geral tem interesse em samba, pagode e axé”. Ela atribui essa situação à falta de conhecimento e à pouca divulgação do gênero nas escolas.
FERRAZ, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015 (adaptado).
Considerando-se o contexto, o gênero e o público-alvo, os argumentos trazidos pela autora do texto buscam
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O último parágrafo me fez ir direto na letra E, e, mesmo depois de ver o gabarito comentado, acho que ainda iria ficar em dúvida entre C e E.

Os argumentos utilizados se centram na falta de visibilidade e na relevância histórica e cultural do choro, além de falar do Abel Ferreira e na falta de conhecimento e percepção da população desse gênero musical.

Letra B não pode ser pois o enunciado pergunta "o que os argumentos trazidos no texto está buscando?" e poderia estar centrado na falta de investimentos estatais se houvessem dados estatísticos sobre esse descaso. Letra E não pode ser, pq a questão não é a preferência, pois não é uma regra que o público escolha outro gênero ao invés do choro que nem se quer conhecem, então consumir samba, axé e outros tem mais a ver com o desconhecimento do choro do que com a preferência.

Letra A e D muito restritivas.

Letra C correta

"É quase um paradoxo que essa riquíssima manifestação da genuína alma brasileira seja forte o suficiente para driblar a falta de incentivos oficiais, a insensibilidade dos meios de comunicação e a amnésia generalizada."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo