No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afir...
Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:
Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”.
Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”.
HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).
O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
quando a folha está esticada a resistência do ar é maior do que quando a folha está amassada .
alternativa:B
O colega B refutou a teoria do colega A que apontava para a massa como unico fator responsavel pela velocidade da queda dos corpos. Ao mostrar que um mesmo elemento ( Papel ) em duas configurações diferentes ( amassado e normal) caía com velocidades diferentes, ele provou que não é a massa, mas sim a superfície de contato que é o fator preponderante para ação da resistência do ar.
recomendo assistirem um vídeo que eles colocam uma bola e uma pena, após fizerem um teste retirando todo o ar da câmara ficando só o vacuo igual a do espaço, momento antes os dois corpos cairem juntos, devido a resistência do ar. Gab letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo