Em uma corrida automobilística, os carros podem fazer pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853290 Matemática
    Em uma corrida automobilística, os carros podem fazer paradas nos boxes para efetuar trocas de pneus. Nessas trocas, o trabalho é feito por um grupo de três pessoas em cada pneu. Considere que os grupos iniciam o trabalho no mesmo instante, trabalham à mesma velocidade e cada grupo trabalha em um único pneu. Com os quatro grupos completos, são necessários 4 segundos para que a troca seja efetuada. O tempo gasto por um grupo para trocar um pneu é inversamente proporcional ao número de pessoas trabalhando nele. Em uma dessas paradas, um dos trabalhadores passou mal, não pôde participar da troca e nem foi substituído, de forma que um dos quatro grupos de troca ficou reduzido.
Nessa parada específica, com um dos grupos reduzido, qual foi o tempo gasto, em segundo, para trocar os quatro pneus?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pensando em uma corrida de fórmula 1, se cada equipe demora 4 segundos para trocar um pneu o tempo total do piloto no BOX será de 4 segundos de espera. Por outro lado, se existe uma equipe mais lenta ou com um funcionário a menos o tempo de espera do piloto no BOX será maior independente das outras equipes. Dessa forma, a equipe em desfalque que irá influenciar no resultado. Assim, se 3 pessoas demoram 4 segundos 2 pessoas demoram 6 segundos [pois é uma relação inversamente proporcional].

Logo, o tempo gasto para trocar os 4 pneus será de 6 segundos.

achei que tinha que contar como um todo, e não apenas um grupo só. ainda não entendi porque não se conta os grupos como um todo. :(

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo