O organizador de uma competição de lançamento de dardos ...
Afim de tornar o jogo mais atrativo, planeja modificar as regras de modo que a probabilidade de um jogador pontuar em uma rodada seja igual ou superior a 9/10. Para isso, decide aumentar a quantidade de dardos a serem lançados em cada rodada.
Com base nos valores considerados pelo organizador da competição, a quantidade mínima de dardos que devem ser disponibilizados em uma rodada para tornar o jogo mais atrativo é
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Resolução:
- Probabilidade complementar;
1)
P (pelo menos 1) = 1 - P(nenhum)
P(nenhum) = 1\2
P= 1 - (1\2)n = 9\10
P= 1\10 > (1\2)n
n=4
Só a resolução do Italo já vale a assinatura do Qconcursos!
Cada rodada tem o lançamento de 3 dardos.
Para não pontuar, o jogador precisa errar os 3 dardos.
Assim como a chance de acertar é 1/2, a chance de errar cada alvo também é 1/2.
Logo, a prob de não pontuar (NP) é (1/2)³, pois temos 3 dardos, e a prob de pontuar (P) é o restante, ou seja:
P + NP = 1 --> P + (1/2)³ = 1 --> P = 1 - 1/8 = 7/8 --> probabilidade de acertar um dardo ou mais.
Porém, o organizador quer fazer com que a chance de pontuar seja igual ou maior que 9/10.
9/10 + (1/2)^n = 1 (lembrando que "n" é o nº de dardos)
(1/2)^n = 1 - 9/10 --> (1/2)^n = 1/10
2^n > 10
n = 4 (no mínimo).
O jogador lança 3 dados, caso acerte 1 ele pontua, já, se ele errar todos,ele não ganha nenhum ponto.A probabilidade desse jogador Pontuar e Não pontuar pode ser dada pela formula:
Pp + Pn =1 ou Pp + Pn = 100% ------> 100% de chances disso ocorrer
Pp = probabilidade de pontuar;
Pn = probabilidade de não pontuar.
O Pp e o Pn são 50%, visto que, só há duas possibilidades: acertar ou errar. Para ele nao pontuar ele tem que errar os 3 dardos, como o evento é acertar ou errar, rescrevendo em forma de fração teremos (1/2) como a probabilidade de errar um único dardo. Agora calculando a probabilidade de errar os três temos:
1/2 . 1/2. 1/2 = 1/8
Rescrevendo a formula, obtemos o seguinte:
Pp + pn = 1 ------> Pp + 1/8 = 1
Pp = 1 - 1/8
Pp = 7/8 ----- > Essa é a probabilidade de obter pelo menos 1 ponto.
Agora ele quer a prob. para 9/10
Pp + Pn = 1
9/10 + (1/2)^n = 1
O Pn foi elevado a n, porque, o enunciado não fala a quantidade de dardos e é ela que estamos querendo encontrar.
(1/2)^n = 1 - 9/10
(1/2)^n = 1/10
1/2^n = 1/10 ----> Apenas o 2 está elevado a n, ja que, 1 elevado a qualquer expoente é o próprio 1.
A Prob. de acertar tem que ser um valor maior ou igual a 9/10, então, a prob. de não acertar deve ser menor que 1/10 e para isso o denominador da fração 1/2^n deve ser maior que 10.
2^n > 10
2^4 > 10
16 > 10
Então a quantidade mínima de dardos é 4.
Eu sempre tento evitar o uso de fórmulas, por isso penso de forma analítica sempre.
Assim, em 3 lançamentos teremos quantos eventos
Ora (A- acertos E - erros)
1 A - 2 E
2 A- 1E
3 A - 0 E
0 A- 3 E
assim ele pode pontuar em 3 eventos de 4
logo se com 3 dardos ele tem a chance de 3/4
quantos dardos ele precisa para ter a chance de 9/10
assim
3 dardos --- 3/4 chances
x dardos --- 9/10 chances
logo
3x/4= 27/10 ---> x=27 * 4 /10 * 3= 108/ 30 = 3,6 dardos, assim sendo
para ter chances de 9/10 chances ele precisa de mais do que 3 dardos
logo 4 dardos.
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