Questões Militares Sobre automação em bibliotecas em biblioteconomia

Foram encontradas 56 questões

Q1779822 Biblioteconomia

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o formato MARC 21.


( ) Pode ser conceituado como um conjunto de padrões que tem como finalidade representar e comunicar de forma legível por máquina, metadados descritivos sobre itens de informação.

( ) Contempla quinze elementos de descrição, acrescidos de outros elementos adicionais e classes de qualificadores.

( ) Segue o princípio da extensibilidade, ou seja, a capacidade de compreender e acrescentar outros elementos descritivos ao esquema padrão.

( ) É composto por cinco tipos de padrões que se destinam à descrição e à estruturação da informação sobre indivíduos, serviços, organização, entre outras informações.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q1779821 Biblioteconomia
Qual alternativa representa um padrão de metadados?
Alternativas
Q997039 Biblioteconomia

A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Desta forma, O MARC21 utiliza as convenções tipográficas para parametrizar os campos bibliográficos.

Associe corretamente a convenção tipográfica à sua parametrização.


CONVENÇÕES TIPOGRÁFICAS

(1) #

(2) $

(3) /(barra diagonal)

(4) 1

(5) | (barra vertical)

(6) 0


PARAMETRIZAÇÕES

( ) O símbolo gráfico 1 representa o número 1. Não confundir com a letra i “I” maiúscula e a letra L “l” minúscula.

( ) Representa o dígito zero nas etiquetas, campos fixos e indicadores e outros lugares numéricos. Não confundir com a letra “O” maiúscula, em exemplos e textos.

( ) Posições específicas de caracteres do Líder, Diretório, campo 007 e 008, subcampo $7 dos campos de entradas de ligação são expressas utilizando-se uma barra e o número da posição do caractere. Exemplo: Líder/06, 007/00, 008/12.

( ) Representa um caractere cheio em exemplos do MARC para casos em que um código pode ser usado, mas o criador do registro decide não fornecê-lo. Podemos utilizá-lo nos campos 006, 007 e 008 e subcampo $7 do campo 533 e nas entradas de ligação (760-787). Não utilizamos este símbolo no Líder, nas tags, nos indicadores ou nos códigos de subcampos.

( ) É usado para espaço em branco em campos codificados e em outras situações especiais, em que a existência do espaço em branco poderia ser ambígua.

( ) Indicador de subcampo – utilizado como delimitador de código de subcampo. No texto, os códigos de subcampo são indicados como subcampo $a, por exemplo.


A sequência correta, é

Alternativas
Q997037 Biblioteconomia
Sobre o MARC21 para dados bibliográficos, é correto afirmar que
Alternativas
Q997035 Biblioteconomia

No MARC os campos consistem em uma porção de registro bibliográfico, normalmente de tamanho variável, divididos de forma lógica, destinando-se um campo para autor, um campo para informação do título e assim por diante.

Posto isto, avalie os itens dos campos do MARC21 e as descrições correspondentes.


I. Campo 20 - International Standard Book Number.

II. Campo 111 - Título Uniforme.

III. Campo 600 - Assunto / Nome pessoal.

IV. Campo 776 - Entrada de suporte/Forma Física Adicional (R)


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q997034 Biblioteconomia

MARC é a sigla para Machine Readable Cataloging que significa catalogação legível por computador, permitindo a ele processar os dados catalogados a partir da conversão destes dados em forma legível pela máquina, identificando os elementos de forma clara, possibilitando a leitura e a interpretação dos dados de um registro catalográfico.

Os campos 210 a 247 de um registro no formato MARC21 são destinados às informações sobre

Alternativas
Q997027 Biblioteconomia

As bibliotecas estão entre as primeiras instituições a adotarem sistemas automatizados com o objetivo de prover aos usuários o acesso fácil às informações de seus interesses.

A esse respeito, avalie as afirmativas relacionadas ao conceito, aos objetivos e às características de um sistema de recuperação da informação.


I. Identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição e uso da informação compondo o conjunto de processos essenciais à gestão da informação.

II. O objetivo principal de um sistema de recuperação da informação não é recuperar todos os documentos que são relevantes à necessidade de informação do usuário, mas o maior número possível de documentos relacionados ao assunto pesquisado.

III. A terceira geração de sistemas de recuperação de informação evoluiu do uso das palavras-chave e operadores de consulta para o uso das interfaces gráficas, formulários eletrônicos, hipertexto e arquitetura de sistemas abertos para otimizar o processo de busca e qualificar a informação desejada pelo usuário.

IV. As primeiras iniciativas de automatizar o processo de recuperação da informação consistiam na automação de processos existentes, como busca em catálogos, fichas, restritas ao nome do autor e ao título da obra, tendo, como ênfase, um sistema de recuperação da informação focado na recuperação de dados e não na recuperação da informação.

V. A recuperação da informação trata da representação, armazenamento, organização e acesso a itens de informação, como documentos, páginas Web, catálogos online, registros estruturados e semiestruturados,objetos multimídia, devendo a representação e a organização dos itens de informação fornecerem aos usuários facilidade de acesso às informações de seu interesse.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q997023 Biblioteconomia

A era digital transformou não somente a maneira de acessar a informação, mas principalmente o seu formato de armazenamento. Nesse cenário cada vez mais futurista, surgiu a biblioteca digital também conhecida como biblioteca eletrônica, onde o documento é uma fonte digitalizada, e o papel um estado transitório.

A respeito da Era Digital, quanto a disponibilização e segurança da informação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) Permite acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede.

( ) Permite uso indiscriminado de monousuário para limitação de acesso ao mesmo documento.

( ) Disponibiliza coleções de documentos correntes onde se pode acessar não somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo.

( ) Provém acesso em linha a outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas).

( ) Limita os suportes de registro da informação restringindo a perenidade e as possibilidades de backups de dados.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q1007151 Biblioteconomia

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta.

Os pontos de acesso são considerados uma tradição secular que ainda se mantêm como mecanismos de acesso à informação em um catálogo. No contexto atual, o ponto de acesso principal corresponde a que campo do MARC21?

Alternativas
Q1007132 Biblioteconomia

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.

O protocolo _______________________ possibilita a recuperação da informação e a transferência de dados em formato bibliográfico entre processadores ligados em rede

Alternativas
Q1007119 Biblioteconomia

Assinale a alternativa que responde corretamente ao enunciado

A segurança dos acervos documentais é um dos problemas recorrentes na gestão das bibliotecas. Modemamente, no entanto, surgiram algumas tecnologias eficientes não só no controle e proteção do acervo físico, bem como capazes de realizar ou facilitar outras funções como identificação da fonte bibliográfica, rastreamento, inventário, organização de estantes e automação de processos. Uma destas tecnologias é a:

Alternativas
Q786031 Biblioteconomia
Em se tratando de elemento do campo 3XX, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q786025 Biblioteconomia
Para atender a um usuário remoto que solicitou, por via eletrônica, uma publicação que está disponível apenas em papel, a biblioteca pode utilizar a estratégia de
Alternativas
Q786024 Biblioteconomia
Na segunda metade do século XX, coincidindo com o começo da aplicação da informática aos processos biblioteconômicos, foram introduzidas, no âmbito da biblioteconomia, diversas estratégias visando ao controle bibliográfico. Acerca dessas estratégias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A partir da década de 1960, surgem os sistemas numéricos de identificação de documentos criados inicialmente para identificar documentos tradicionais, como livros e periódicos, e que vêm se expandindo para incluir os vários tipos de documentos gerados pela tecnologia atual. ( ) A partir da década de 1970, o esforço da biblioteconomia em direção ao aperfeiçoamento do acesso à produção bibliográfica mundial é representado pelo desenvolvimento das redes de informação, resultantes da aplicação da informática aos processos de organização bibliográfica. ( ) A partir da década de 1980, acentua-se a conversão retrospectiva de catálogos, ou seja, o processo de conversão de antigos registros catalográficos, de consulta manual, para registros eletrônicos processáveis por computador. ( ) A partir da década de 1990, algumas organizações internacionais, como a Unesco, começaram a desenvolver programas visando à consecução do controle bibliográfico em âmbito nacional, isto é, no âmbito de cada país que desejasse aprimorar suas atividades de organização bibliográfica. A sequência está correta em
Alternativas
Q786023 Biblioteconomia
NÃO representa um dos componentes principais de um registro bibliográfico MARC:
Alternativas
Q786017 Biblioteconomia
São atribuições do bibliotecário de referência no contexto digital, EXCETO:
Alternativas
Q803612 Biblioteconomia
Em uma biblioteca digital, o sistema deve manter uma base de dados própria otimizada para realizar as buscas. Essa característica garante a performance no tempo de resposta quando da submissão de uma pesquisa, independente da qualidade de documentos no banco digital. Essa é a característica
Alternativas
Q803606 Biblioteconomia
Forma de interação do usuário, em uma biblioteca digital, com o ambiente e com o conteúdo informacional disponível, permitindo ao usuário ir de um ponto ao outro pelo caminho desejado, possibilitando melhor aproveitamento do tempo de uso ou de acesso. Mantém o equilíbrio entre a movimentação e o oferecimento de opções de links para o usuário. As estruturas baseiam-se geralmente nas formas hierárquicas, globais e locais . Tal definição se refere ao sistema 
Alternativas
Q803602 Biblioteconomia
Segundo Leite (2009), o planejamento do repositório institucional é essencial. Nessa fase, deve-se trabalhar
Alternativas
Q803598 Biblioteconomia
Qual é o portal cujo objetivo é promover o acesso internacional às revistas cientificas em Ciências Sociais na América Latina, e sua principal caracter!stica é a disponibilização . dos textos em inglês gratuitamente, com vistas a aumentar a visibilidade e a acessibilidade?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: C
6: B
7: B
8: D
9: A
10: D
11: A
12: C
13: A
14: D
15: B
16: B
17: D
18: B
19: D
20: D