Questões Militares Sobre linguagem na televisão e telejornalismo em comunicação social

Foram encontradas 35 questões

Q2120389 Comunicação Social
A edição é a montagem final da reportagem que vai ao ar no telejornal. Acerca desse assunto, Barbeiro e Lima (2013) afirmam que:
Alternativas
Q2120355 Comunicação Social
Conforme descrito em Sant'Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), o profissional de mídia reconhece as características de cada meio, suas vantagens e desvantagens, de maneira a construir o planejamento que ofereça, no final, a melhor exposição possível. Sendo assim, assinale a opção que, para os autores, apresenta a correta correspondência entre um determinado meio e uma de suas características.
Alternativas
Q1775633 Comunicação Social
De acordo com Barbeiro e Lima (2013), como se denomina o responsável por boa parte das condições materiais e de conteúdo do noticiário do rádio ou da TV, que funciona como elo entre jornalistas e técnicos e acompanha a edição do programa desde início?
Alternativas
Q1775622 Comunicação Social
Segundo Barbeiro e Lima (2013), a reportagem é a principal fonte de matérias exclusivas do telejornalismo, e a busca constante da isenção jornalística é a melhor forma de passar as informações para que o telespectador possa tirar suas próprias conclusões sobre o fato relatado. Sendo assim, assinale a opção correta em relação à reportagem, segundo o autor.
Alternativas
Q1002522 Comunicação Social
Três décadas após a Segunda Guerra Mundial, a difusão da televisão representou um marco na comunicação. Para Castells (2017), isso não representou o desaparecimento dos outros meios, mas eles foram reestruturados e reorganizados em um sistema cujo coração compunha-se de válvulas eletrônicas e cujo rosto atraente era uma tela de televisão. Com relação a esse cenário, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1002514 Comunicação Social
Para Jorge (2012), qual dos tipos abaixo é a entrevista verdadeira, na qual, por diversas vezes, é preciso “tricotar" um pouco com o entrevistado para fazê-lo relaxar?
Alternativas
Q1002499 Comunicação Social
Barbeiro e Lima (2013) dão dicas aos jornalistas de como se comportar, seja na produção seja na apresentação de um telejornal. Sobre essas orientações, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1002489 Comunicação Social
A entrevista em vídeo tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso e radiofônico nem sempre consegue: a exposição da intimidade do entrevistado. Assinale a opção correta de acordo com as orientações para a entrevista propostas por Barbeiro e Lima (2013).
Alternativas
Q912049 Comunicação Social
A imagem da TV exige que, a cada instante, fechemos os espaços da trama por meio de uma participação convulsiva e sensorial que é profundamente cinética e tátil. Segundo McLuhan (2007), assinale a opção INCORRETA sobre as características da televisão.
Alternativas
Q912013 Comunicação Social
Segundo Jorge (2012), a pauta, como roteiro de uma reportagem ou de toda a edição, surgiu do processo de transformação dos jornais em empresas. Ela se diferencia pelos veículos a que se destina, adotando formatos e linguagens típicos de cada um. Com base nessa afirmação, associe as colunas, correlacione o tipo de pauta às suas caracterísitcas e assinale a opção que indica a sequência correta.
TIPO DE PAUTA I- De jornal II- De revista III- De TV IV- De rádio V- De internet
CARACTERÍSTICA ( ) Roteiro direto e objetivo. Ordena, alinha e obriga aos redatores o cumprimento de ações para chegar às matérias, ( ) Documento detalhado. Sob o ponto de vista da apuração, exige a busca de muitas fontes. ( ) Pode ser apenas uma lista de assuntos do dia. ( ) É um documento de planejamento que pode mudar bastante em função dos acontecimentos. Tem por fim fornecer uma rápida visão dos assuntos que serão objeto de reportagem durante o dia. ( ) Contém uma preocupação com imagens, cores, movimento. O profissional se liga em detalhes que possa documentar. ( ) A depender da abrangência, requer um nível de detalhamento maior. É obrigada a procurar a informação que aprofunda ou que é totalmente nova.
Alternativas
Q830877 Comunicação Social

Com relação ao telejornalismo, segundo Goldschmidt (in OLIVEIRA, 2012), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinaie a opção que apresenta a sequência correta.


CONCEITOS

I- Vinheta

II- Borderline

III- Drop-out

IV- Fade

V- Fusão


DEFINIÇÕES

( ) Desaparecimento de uma imagem simuitaneamente ao aparecimento de outra. Em determinado momento, as duas imagens ficam superpostas.

( ) Efeito de mesa, ou de arte, que produz um contorno na imagem para ressaltar ou destacar algum detalhe.

( ) É o escurecimento da tela.

( ) Efeito de congelamento de uma imagem. Quadro parado.

( ) Efeito causado por oxidação da fita magnética que faz com que a imagem apresente, na tela, listras na direção horizontal.

( ) Marca a abertura ou o intervalo do telejornal.

Alternativas
Q830874 Comunicação Social

Segundo Goldschmidt (in OLIVEIRA, 2012), há técnicas de redação que devem ser utilizadas para o telejornalismo. Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) Continua é uma palavra proibida para começar uma notícia.

( ) O uso do singular é muito melhor do que o do plural.

( ) As frases devem ser curtas e obedecer à ordem direta.

( ) Como o texto de televisão é falado, a utilização de artigos não é fundamental.

( ) Repetir as palavras no texto de TV é importante para acentuar a informação e dar clareza.

Alternativas
Q811709 Comunicação Social
Em qual vício de linguagem ocorre uma sequência de sons vocálicos idênticos?
Alternativas
Q811701 Comunicação Social
Em telejornalismo, o recurso de imagem, para ser usado na edição, em que o entrevistado aparece calado, olhando para o repórter, ou quando o repórter aparece em CLOSE fazendo uma pergunta para o entrevistado ou escutando-o atentamente é denominado
Alternativas
Q811699 Comunicação Social
Paternostro (1999) elenca uma série de características da televisão e do telejornalismo. Com relação ao texto jornalístico assinale a opção correta.
Alternativas
Q811688 Comunicação Social
Em telejornalismo, STAND UP é definido como:
Alternativas
Q811686 Comunicação Social
São características de um texto telejornalístico:
Alternativas
Q811685 Comunicação Social
Em um comercial de televisão, o que significa LOOK?
Alternativas
Q811677 Comunicação Social

Com relação aos conceitos de radiojornalismo, correlacione os conceitos às suas respectivas definições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

CONCEITOS

I - Decupagem

II - Deixa

III - Equalização

IV - Ganho

V - Retranca


DEFINIÇÕES

( ) Identifica, por meio de uma só palavra, determinada matéria nos roteiros ou nos arquivos.

( ) Relação entre a entrada e a saída de um sistema de gravação, transmissão e amplificação medidas em decibéis.

( ) Processo de registro da ordem e da duração das diversas sequências de uma reportagem gravada, com anotação de frases capazes de identificá-las, posteriormente, para fins de edição.

( ) Correção eletrônica de sinais de gravação e de reprodução para compensar as deformações na intensidade das frequências, de forma a diminuir a distorção, e fazer com que o som reproduzido se assemelhe ao original.

( ) Inserção de um trecho de gravação no meio de uma reportagem.

( ) Palavras finais da matéria que indicam ao locutor e ao operador de som o momento em que outro trecho da informação deve ir ao ar . Designa também o ponto de edição.

Alternativas
Q811672 Comunicação Social
A matéria redigida dando sequência a um assunto que continua a despertar o interesse dos leitores, nas edições seguintes de um jornal, é denominada:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: D
5: A
6: D
7: E
8: E
9: A
10: D
11: B
12: C
13: C
14: A
15: E
16: B
17: C
18: E
19: D
20: E