A entrevista em vídeo tem o poder de transmitir o que o jor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002489 Comunicação Social
A entrevista em vídeo tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso e radiofônico nem sempre consegue: a exposição da intimidade do entrevistado. Assinale a opção correta de acordo com as orientações para a entrevista propostas por Barbeiro e Lima (2013).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Nas entrevistas coletivas improvisadas, a prioridade nem sempre é fazer perguntas.

Tema Central: A questão aborda o tema entrevista jornalística, especificamente no contexto de formatos e técnicas de entrevista. O foco está nas orientações propostas por Barbeiro e Lima (2013) sobre entrevistas, ressaltando a diferença entre a entrevista em vídeo e outros meios, como o impresso e o radiofônico.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa E é a correta porque destaca uma característica das entrevistas coletivas improvisadas: a prioridade nem sempre é fazer perguntas. Em situações como essas, a logística, tempo e o ambiente podem influenciar o foco da entrevista, que pode se voltar para a obtenção de declarações rápidas ou específicas, ao invés de explorar questões em profundidade.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "Como o senhor está vendo isso?" Esta alternativa sugere que perguntas genéricas ou "muletas" devem ser incentivadas. No entanto, Barbeiro e Lima defendem o uso de perguntas mais específicas e bem elaboradas para garantir uma entrevista de qualidade.

B - A vantagem da entrevista ao vivo Esta afirmação é incorreta porque em entrevistas ao vivo não há a possibilidade de revisar falhas antes da transmissão. O que é dito ao vivo já foi ao ar, não permitindo edições posteriores.

C - Entrevista é o mesmo que debate Entrevista e debate são formatos distintos. Incentivar o "bate-boca" não é desejável em entrevistas, que devem buscar clareza e compreensão, não conflito.

D - Boas entrevistas são feitas necessariamente por jornalistas Esta afirmação é limitante e incorreta. Embora o jornalista seja geralmente mais treinado para conduzir entrevistas, pessoas de diferentes áreas podem realizar entrevistas de qualidade, especialmente com a democratização dos meios de comunicação, como a internet.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo Barbeiro:

a) "Como o senhor está vendo isso" é uma muleta que não deve ser usada.

c) Entrevista não é o mesmo que debate ou bate-boca.

d) Boas entrevistas não são feitas necessariamente por jornalistas.

e) CERTA

Há também coletivas improvisadas, feitas num clima de tumulto principalmente pela concorrência entre veículos e a falta de bom-senso dos jornalistas. A prática ensina que, em situações como essa, a prioridade nem sempre é fazer perguntas. - BARBEIRO E LIMA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo