Questões Militares Sobre mídia impressa em comunicação social

Foram encontradas 19 questões

Q1920610 Comunicação Social
"Matriz para corte e vinco; instrumento de metal montado em madeira, que serve para cortar e/ou vincar embalagens, envelopes e outros impressos especiais com formatos especiais - em papel, papelão e outros. Lâmina de aço disposta tangencialmente à superfície do cilindro-matriz das rotativas de rotogravura, que retira todo o excesso de tinta da chapa de impressão.” Segundo Vollmer (2012) essas são as definições de:
Alternativas
Q1920594 Comunicação Social
Cipriani (2014) elenca os elementos que devem ser analisados para elaborar uma estratégia em mídias sociais. Assinale a opção que apresenta os elementos citados pelo autor.
Alternativas
Q1002530 Comunicação Social
De acordo com Jorge (2012), a pequena notícia, impressa em uma coluna, é denominada:
Alternativas
Q1002528 Comunicação Social
Segundo Jorge (2012), no jornalismo impresso, como se chama a parte mais importante e visível de uma matéria que aparece na capa e funciona como chamada?
Alternativas
Q1002517 Comunicação Social
Segundo Sant’Anna (2015), a campanha deve obedecer a um tema, porque assim a mensagem fica limitada, concentrada, abreviada, com força de penetração na mente da massa. É preciso saber apresentar o tema, desenvolvê-lo, para tornar a mensagem mais atrativa. A função do título é fixar a atenção, despertar o interesse e conduzir à leitura do texto. Sendo assim, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1002512 Comunicação Social
Sobre a utilização de fontes em produção gráfica, Bann (2012) afirma que:
Alternativas
Q912013 Comunicação Social
Segundo Jorge (2012), a pauta, como roteiro de uma reportagem ou de toda a edição, surgiu do processo de transformação dos jornais em empresas. Ela se diferencia pelos veículos a que se destina, adotando formatos e linguagens típicos de cada um. Com base nessa afirmação, associe as colunas, correlacione o tipo de pauta às suas caracterísitcas e assinale a opção que indica a sequência correta.
TIPO DE PAUTA I- De jornal II- De revista III- De TV IV- De rádio V- De internet
CARACTERÍSTICA ( ) Roteiro direto e objetivo. Ordena, alinha e obriga aos redatores o cumprimento de ações para chegar às matérias, ( ) Documento detalhado. Sob o ponto de vista da apuração, exige a busca de muitas fontes. ( ) Pode ser apenas uma lista de assuntos do dia. ( ) É um documento de planejamento que pode mudar bastante em função dos acontecimentos. Tem por fim fornecer uma rápida visão dos assuntos que serão objeto de reportagem durante o dia. ( ) Contém uma preocupação com imagens, cores, movimento. O profissional se liga em detalhes que possa documentar. ( ) A depender da abrangência, requer um nível de detalhamento maior. É obrigada a procurar a informação que aprofunda ou que é totalmente nova.
Alternativas
Q830883 Comunicação Social
De acordo com Forni (2013), assinale a opção correta sobre as respostas de crise.
Alternativas
Q811672 Comunicação Social
A matéria redigida dando sequência a um assunto que continua a despertar o interesse dos leitores, nas edições seguintes de um jornal, é denominada:
Alternativas
Q811649 Comunicação Social
Considere que um jornalista foi solicitado a elaborar um novo periódico impresso em uma organização militar da Marinha do Brasil. A publicação deve ser quinzenal e conter informações imediatas, que precisam chegar com urgência ao público. Segundo Ferraretto (2009), esse jornalista deve optar por qual formato?
Alternativas
Q811586 Comunicação Social
Considere que um jornalista, ao cobrir a inauguração de um novo busto da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, publicou no jornal a nota abaixo. "Foi inaugurado ontem, no Comando do I o Distrito Naval, localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, o busto do Almirante Joaquim Marques de Lisboa, mais conhecido como Al ­ mirante Tamandaré - Patrono da Marinha do Brasil. O busto de bronze está localizado dentro da área do Comando, podendo ser visto por todos que transitam por ali." Como se denomina este tipo de descrição jornalística? 
Alternativas
Q811567 Comunicação Social
Em Produção Grafica, como se denomina o texto e material de suporte fornecido pelo autor, na forma impressa ou como arquivo eletrônico, prontos para a edição e produção?
Alternativas
Q802636 Comunicação Social
Como se denomina o número de exemplares lidos pelo público ou, pelo menos, o número de exemplares realmente vendidos?
Alternativas
Q802612 Comunicação Social
Os principais processos de impressão, segundo Bann (2012), podem ser definidos de acordo com as características físicas das superfícies de impressão utilizadas. Qual o processo de impressão caracterizado por ser um processo em alto-relevo, isto é, a superfície que contém a imagem a ser impressa está em alto-relevo?
Alternativas
Q802531 Comunicação Social
As redações de TV, de rádio e de publicações impressas são ambientes que circulam expressões próprias da profissão jornalística. Sendo assim, segundo Erbolato (2008), qual é a definição para o termo "cápsula"?
Alternativas
Q802498 Comunicação Social
Segundo Bann (2010), que processo de impressão é viável apenas para grandes tiragens (150 mil ou mais)?
Alternativas
Q802497 Comunicação Social
Em publicidade, Sant'Anna, Rocha Júnior e Garcia (2009) apontam algumas diretrizes para a elaboração de títulos para anúncios. Assinale a opção que apresenta uma dessas diretrizes.
Alternativas
Q737776 Comunicação Social

Segundo Antonio Celso Collaro, o motivo da capa de uma revista deve condensar o conteúdo jornalístico mais importante, que formará a pauta da publicação.

Para tornar o visual da capa mais atraente, deve-se utilizar tipos

Alternativas
Q706854 Comunicação Social

 Leia o texto abaixo:

O debate sobre biografias não autorizadas está pegando fogo. Apesar de a ação movida pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) no Supremo Tribunal Federal contra artigos do Código Civil que protegem os biografados estar em andamento desde 2012, o assunto voltou a ganhar força nos últimos tempos. No dia 2 de outubro de 2013, Ancelmo Gois publicou, em sua coluna no Globo, a posição do Procure Saber, grupo presidido por Paula Lavigne, contra a demanda dos profissionais do livro, que foi reforçada por artigos de alguns de seus membros mais ilustres (Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil) no Globo.

(Globo Cultura: A batalha das biografias. Disponivel em: In http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/)


Enquanto na esfera pública se discute no Brasil da liberdade de expressão editorial às biografias não autorizadas, no campo teórico tornou-se objeto de estudo por estar se tornando cada dia mais um mercado promissor aos jornalistas. Sobre este estudo teórico, analise.

I. Esta teoria começou a ser estudada com mais intensidade nas últimas décadas do século XX, mas teve seu primeiro registro na obra Public Opinion, de Walter Lippman, que focava em suas características.

II. Na passagem do século XX para o XXI, registra-se, no Brasil, o estudo da “teoria da biografia sem-fim”, desenvolvida por Felipe Pena com o objetivo de estudar uma área editorial muito explorada pelos jornalistas.

III. O estudo se refere a este gênero narrativo que vem utilizando cada dia mais técnicas jornalísticas, tais como a necessidade de se estabelecer um pacto com o leitor que referencia a expressão da verdade em sua redação.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: D
5: B
6: E
7: D
8: A
9: E
10: B
11: A
12: A
13: D
14: A
15: B
16: B
17: E
18: A
19: D