Questões Militares
Sobre ética em comunicação em relações públicas
Foram encontradas 20 questões
A eficácia na gestão dos relacionamentos com públicos estratégicos é uma das funções da atividade de relações públicas. Por um longo tempo a atividade foi considerada uma função meramente técnica, passando posteriormente a ser entendida como uma função estratégica indispensável para que as organizações se posicionem institucionalmente (KUNSCH, 2009).
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
O Código de Ética do Profissional de Relações Públicas define vários deveres que regem a conduta com os clientes. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. O profissional de Relações Públicas deve oferecer ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais.
II. Cabe ao profissional de Relações Públicas esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em equipe, a definição e qualificação profissional dos demais membros, seus papéis e responsabilidades.
III. O profissional de Relações Públicas deve limitar o número de seus clientes às condições de trabalho eficiente.
V. É dever do Relações Públicas sugerir ao cliente serviços de outros colegas sempre que se impuser a necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não puderem ser continuados por quem os assumiu inicialmente.
V. O profissional de Relações Públicas deve entrar em entendimentos com seu substituto comunicando-lhe as informações necessárias à boa continuidade dos trabalhos, quando se caracterizar a situação mencionada no item anterior.
Assinale
Dentre as afirmativas abaixo, quais as que dizem respeito ao papel das Relações Públicas no âmbito das Forças Armadas?
I- Informar aos diferentes públicos as atividades e realizações militares, a fim de obter maior confiança e compreensão por parte da coletividade.
II- Mostrar ao público que estão cumprindo, leal e eficientemente, as tarefas a elas pertinentes, agindo no interesse nacional.
III- Envidar esforços para que o jovem recruta, ao retornar à vida civil, leve uma imagem favorável dos dias de caserna, de tal modo a transformá-lo num elemento de Relações Públicas das Forças Armadas.
IV- Para evitar situações embaraçosas, pois nem sempre podem prestar as informações solicitadas, devem sonegar as informações, invocando "razões de Estado", "segurança nacional" ou "serviço secreto".
V- Reconhecer a essencialidade da opinião pública e delegar a outros setores da Força a motivação do público interno, já que não é um fator importante para a valorização da imagem externa da instituição.
Assinale a opção correta.
Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa que NÃO corresponde a SEÇÃO I, das Responsabilidades Gerais.
I. O profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios da "Declaração Universal dos Direitos do Homem".
II. Esforçar-se para obter eficiência máxima em seus serviços, procurando sempre se atualizar nos estudos da Comunicação Social e de outras áreas de conhecimento.
III. Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
IV. Divulgar informações inverídicas da organização que representa.
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, SEÇÃO VIII, Do Sigilo Profissional, relacione a coluna de artigos com suas definições, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Artigo 26
B. Artigo 24
C. Artigo 27
D. Artigo 25
( ) Quando o profissional de Relações Públicas faz parte de uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente aos projetos de ações.
( ) A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, e a gravidade de suas consequências, para os públicos envolvidos possam criar para o Profissional de Relações Públicas o imperativo de consciência de denunciar o fato.
( ) O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas em razão de seu ofício e não poderá ser obrigado à revelação de seus assuntos que possam ser lesivos a seus clientes, empregadores ou ferir a sua lealdade para com eles em funções que venham a exercer posteriormente.
( ) Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não venha a expor indevida e desnecessariamente ações do caso em análise.
KOTLER, afirma que o papel das Relações Públicas vai além da divulgação da imagem da organização. Qual da(s) função(s) abaixo NÃO corresponde(m) ao profissional de Relações Públicas.
I. Apoio no lançamento de novos produtos
II. Persuadir o varejista a ter em estoque mais unidades de um determinado produto que o habitual.
III. Captação do interesse por uma categoria de produtos.
IV. Construção de uma marca corporativa que se reflita favoravelmente nos produtos.
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“Ao analisar as relações entre mídia e vida pública, __________________ destaca que tanto políticos quanto membros da sociedade civil precisam atuar como produtores de informação, uma estratégia para ter acesso aos meios de comunicação e, assim, garantir a existência pública de seus projetos e visões de mundo.”
Em relação Resolução Normativa N.° 43, de 24 de agosto de 2002, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Art. 2.° - A falta do registro junto ao Conselho Regional respectivo torna legal o exercício da profissão, da atividade e da função de Relações Públicas, tornando-se infrator, pessoa física ou jurídica, punível com as comunicações e no Código Penal Brasileiro e nas resoluções normativas do CONFERP.
II. §4° - O presidente do Conselho Regional, de ofício, recorrerá ao Conselho Federal para que seja apreciada a decisão de primeira instância, ressalvando-se que da decisão do CONFERP caberá recurso.
III. § 1° - Na análise dos autos formalizados para aplicação de penalidades pelo exercício ilegal da profissão, o Conselho Regional apreciará as provas neles contidas a partir das normas previstas nessa resolução.
IV. § 5° - O Conselho Regional decidirá se a atividade ou a função em exame, independente do nome adotado, enquadram-se no escopo do exercício das Relações Públicas e, em forma de acordo, preferirá a decisão sobre o feito.
Indique a área em cada função de comunicação de um profissional de Relações Públicas.
A. Gerência de Assuntos Públicos.
B. Eventos e Promoções Especiais.
C. Divulgação Jornalística Externa.
D. Comunicação entre a empresa e seus públicos específicos.
( ) Manter contatos permanentes e regulares com a imprensa.
( ) Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.
( ) Representar a empresa e sua diretoria.
( ) Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de assuntos.
As normas éticas das atividades da Comunicação colocam seus profissionais diante de um dilema: o compromisso com a verdade. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta
I. O discurso dos jornalistas combina dois aspectos contraditórios: a verdade como relação entre o que é dito (relato) e sobre o que se diz (objeto relatado).
II. O discurso dos Relações Públicas combina dois aspectos contraditórios: a verdade como relação entre o que é dito (relato) e quem diz (porta-voz).
III. Os aspectos contraditórios do compromisso com a verdade estão presentes no discurso da objetividade, para os jornalistas, e da transparência e da neutralidade, para os Relações Públicas.
IV. Os aspectos contraditórios do compromisso com a verdade estão presentes no discurso da neutralidade, tanto para Relações Públicas quanto para Jornalistas.
V. O discurso de Relações Públicas e de Jornalistas combina ética e transparência com a noção de verdade como identidade.