Questões Militares
Comentadas sobre assistência de enfermagem ao parto/aborto em enfermagem
Foram encontradas 58 questões
( ) Colher amostras de sangue de cordão para tipagem sanguínea e sorologias.
( ) Pingar nitrato de prata a 2% (preparar diariamente em frasco escuro), uma gota em cada olho.
( ) Colher sangue da mãe para tipagem sanguínea e reação sorológica para sífilis, quando indicado.
( ) Laquear o cordão a uma distância de 2cm do anel umbilical, usando álcool etílico a 70% e verificar a presença de uma veia e duas artérias.
( ) Verificar a vitalidade do RN por meio do índice de Apgar no 1 ° e 5° minutos, e, daí em diante, de 5 em 5 minutos, até que o Apgar seja maior que 6.
O período de ___________ caracteriza o momento após a primeira hora após a ___________, quando o útero encontra-se ____________ com a formação do globo de segurança de _____________.
( ) É uma doença infecciosa aguda, leve, contagiosa e imunoprevenível. ( ) É popularmente conhecido como tétano umbilical ou “mal de sete dias”. ( ) Sua contaminação se dá durante a manipulação do cordão umbilical ou cuidados inadequados do coto umbilical. ( ) É uma doença infecciosa que se dá por meio de transmissão de pessoa para pessoa.
( ) A epsiotomia é uma incisão ou um corte cirúrgico realizado no períneo, especificamente no momento do coroamento, ampliando a região perineal, facilitando o desprendimento fetal e impedindo lacerações na vulva e na vagina. ( ) A dilatação do colo uterino é registrada em dedos e, quando se encontra completamente dilatado, não é possível apalpá-lo. ( ) Existem três fases do trabalho de parto: latente, ativa e de transição. ( ) Após a expulsão fetal e placentária, inicia-se vigorosa contração da musculatura uterina, a fim de controlar a perda de sangue.
O feto encontra-se em situação __________, fazendo com que o _______ esteja mais próximo à entrada da pelve, ocupando assim o estreito ____________, dando a denominação de apresentação ___________.
I. A avaliação do bem-estar fetal em parturientes de baixo risco deve ser realizada com ausculta intermitente em todos os locais de parto.
II. A imersão em água é uma estratégia não farmacológica para alívio da dor no trabalho de parto.
III. A gestante que recebe analgesia peridural, caso se sinta confortável e segura, deve ser encorajada a deambular e adotar posições mais verticais.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Considerando os cuidados específicos durante a cesariana em gestantes portadoras do virus HIV/AIDS, podemos afirmar que:
I- A cesárea eletiva deve ser realizada a partir da 38ª semana de gestação,
Il- Proceder ao parto empelicado.
III- Realizar a completa hemostasía após realizar a histerotomia.
IV- Confirmar a idade gestacionai.
V- Evitar antibiótico profilático
A manobra pela qual se determina se é a cabeça ou a pelve do feto que está no fundo do útero é a
As fases do primeiro estágio clínico do parto são denominadas
1 – latente
2 – ativa
3 – de transição
Considerando essas fases correlacione com as opções abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) As contrações tornam-se mais vigorosas e mais longas, aumentando aproximadamente 30 a 40 s
( ) A dilatação desta fase continua em um ritmo mais lento, as contrações ficam mais frequentes, intensas e longas, alcançando em média 45 e 90s
( ) É caracterizada por um início lento do trabalho de parto, a duração das contrações varia entre 15 e 20s
“A Prática Baseada em Evidências (PBE) compreende o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência atual para a tomada de decisão sobre o cuidar individual do paciente” (DOMENICO e IDE, 2003). A PBE incorpora a evidência de pesquisas com a experiência clínica individual.
A prática demonstradamente útil no parto normal é o (a)