Questões Militares
Comentadas sobre bioética em enfermagem
Foram encontradas 13 questões
( ) É dever do profissional da área de saúde respeitar a dignidade de cada um, sua intimidade, seus valores culturais e religiosos. ( ) A consciência moral tem como base o dever de fazer o bem e evitar o mal. ( ) O profissional de saúde, no cumprimento de seus direitos, deve cooperar para o aborto seguro e a eutanásia, que aliviarão o sofrimento do paciente. ( ) O princípio da não maleficência se baseia na ideia de que nenhum mal deve ser feito ao outro. Assim, não é permitida ação que consista em malefício intencional a cobaias ou a pacientes. ( ) A distribuição dos serviços de saúde e cuidados de saúde pelos profissionais deve ser feita de forma igualitária, independentemente da particularidade de cada indivíduo.
Complete as lacunas com a sequência certa e assinale a assertiva correta.
A Bioética é um ramo da ética que estuda conflitos, controvérsias, pesquisas e práticas que visam esclarecer e resolver questões éticas dentro da biologia. Um de seus objetivos centrais é estabelecer uma ponte entre o conhecimento científico e o humanístico a fim de evitar impactos negativos da ciência e da tecnologia sobre a vida. Entre os princípios da Bioética, destacam-se o Princípio da Autonomia, segundo o qual se deve respeitar as crenças, a vontade e os valores morais dos sujeitos da pesquisa, o Princípio da Não Maleficência, que busca preservar a integridade e minimizar a dor e os danos dos envolvidos na pesquisa, e o Princípio da Proporcionalidade, o qual defende o equilíbrio entre benefícios e riscos na pesquisa.
Considerando a caracterização da Bioética apresentada no texto, é correto afirmar que
O compromisso ético dos profissionais de enfermagem, em especial no que tange ao seu objeto, que é o cuidado humano, deve pautar-se na bioética, como prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva, em que pese a dignidade humana, de forma interdisciplinar, transcultural, dialógica e plural.
Assinale a alternativa que não apresenta um princípio da bioética.