Questões Militares
Comentadas sobre código de ética dos profissionais de enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 84 questões
Levando-se em consideração as penalidades a serem impostas pelo sistema COFEN/COREN, marque a alternativa CORRETA:
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) é um documento que reúne os princípios fundamentais para a conduta profissional de enfermagem, considerando a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização, estando centrado na pessoa, na família e na coletividade. Sobre as proibições dos profissionais de enfermagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
II. Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.
III. Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
IV. Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
Está correto o que se afirma em
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os problemas éticos mais comuns enfrentados pelas enfermeiras na atualidade.
( ) O uso de contenção (incluindo medidas físicas e farmacológicas) é um tópico com conotações éticas por causa do aditamento à autonomia de uma pessoa quando essas contenções são usadas. ( ) As questões da terminalidade da vida que muitas vezes envolvem dilemas éticos incluem o controle da dor, as ordens de “não reanimar”, as medidas de suporte de vida e a administração de alimentos e líquidos. ( ) Qualquer enfermeira que se sinta desobrigada a recusar-se a prestar cuidados a um determinado tipo de paciente enfrenta um dilema ético. Os motivos da recusa variam do conflito de valores pessoais ao medo de danos pessoais. ( ) Todas as enfermeiras devem estar cientes da natureza confidencial das informações obtidas na prática diária. Se as informações não forem pertinentes, as enfermeiras devem questionar se é prudente registrá-las no prontuário do paciente. ( ) Três dilemas éticos da prática clinica que podem entrar diretamente no conflito com o princípio da veracidade são: o uso do placebo (substâncias inativas utilizadas para o tratamento); revelar um diagnóstico a um paciente e não revelar um diagnóstico a outras pessoas, além do próprio paciente.
A sequência correta é
De acordo com o Código de Ética do profissional da enfermagem, DECRETO n° 94.406 de 08 de junho de 1987, associe os profissionais a suas funções.
PROFISSIONAIS (1) Enfermeiro (2) Técnico de Enfermagem (3) Auxiliar de Enfermagem (4) Parteira
FUNÇÕES
( ) Assistir ao parto normal, inclusive em domicílio. ( ) Cuidar dos diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida. ( ) Prestar cuidados à gestante e à parturiente; cuidar da puérpera e do recém-nascido. ( ) Assistir ao enfermeiro na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave. ( ) Assistir ao enfermeiro na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica. ( ) Executar as atividades auxiliares, de nível médio atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe: preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos.
A sequência correta é
Frente a essa situação, de acordo com o estabelecido pelo Código de Ética do Profissionais de Enfermagem, o enfermeiro deve
O prontuário é um documento legítimo que serve para defesa
legal, ética ou acusação. No código de ética dos profissionais de
enfermagem, consta, em alguns capítulos as responsabilidades, os
deveres e as proibições relacionadas aos registros e informações da
enfermagem. Considerando os princípios gerais de registro,
assinale a alternativa incorreta.
De acordo com o Código de Ética Profissional, nos termos da Resolução COFEN 160, marque a alternativa em que todas as afirmativas constituem INFRAÇÃO ao Código de Ética Profissional:
(I) Negar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência;
(II) Abandonar o cliente em meio a tratamento, sem garantia de continuidade de assistência;
(III) Nos casos previstos em Lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não no ato abortivo;
(IV) Promover a eutanásia ou cooperar com prática destinada a antecipar a morte do cliente;
(V) Publicar trabalho com elementos que identifiquem o cliente, somente com a sua autorização.
Estão CORRETAS
Frente a essa situação, de acordo com o estabelecido pelo Código de Ética do Profissionais de Enfermagem, o enfermeiro deve