Questões Militares Sobre doenças crônicas não transmissíveis em enfermagem

Foram encontradas 351 questões

Q2551774 Enfermagem
Por muitos anos, o diagnóstico de diabetes foi dependente, unicamente, da demonstração de hiperglicemia. Para tal, recursos laboratoriais como a glicemia de jejum e o teste oral de tolerância à glicose eram utilizados. Atualmente, dentre as possibilidades de exames para o diagnóstico de diabetes, tem-se também a hemoglobina glicada. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo.
I. Concentrações de glicose plasmática em jejum de 126 mg/dL ou superior, em mais de uma ocasião, são diagnósticos de diabetes melito.
II. O aparecimento de diabetes tipo 2, laboratorialmente, ocorre, pelo menos, de quatro a sete anos antes dos achados clínicos e, por essa razão, recomenda-se o rastreio dessa doença em pessoas assintomáticas, acima dos 45 anos, ou mais jovens em caso de aumento de risco por glicemia de jejum ou hemoglobina glicada a cada 3 anos.
III. Embora mais sensível do que determinação da glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose é pouco reprodutível e deve ser interpretado com cuidado. Além disso, ele não deve ser utilizado em pacientes hospitalizados, com doença aguda ou inativos.
IV. A hemoglobina glicada além de ser utilizada no diagnóstico de diabetes, também é utilizada no rastreio. Valores de 5,7 a 6,4% de hemoglobina glicada indicam indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes. Valores iguais ou maiores que 6,5% são utilizados para o diagnóstico.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2551763 Enfermagem
A Trombose é a formação de massas sólidas de plaquetas e fibrina na circulação. Sobre esse tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A trombose arterial relaciona-se, principalmente, à aterosclerose da parede vascular com fatores de risco, como a hipertensão.
( ) A trombose venosa relaciona-se a anormalidades genéticas de fatores da coagulação, como o fator V Leidein; estase da circulação, ou a um aumento adquirido dos fatores de coagulação, como ocorre no tratamento com estrogênios, no pós-operatório e na gestação, podendo também ter causas não esclarecidas.
( ) Para a prevenção e tratamento de trombose venosa são utilizados fármacos anticoagulantes como a heparina cuja ação é monitorada pelo exame Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA) e a varfarina, um antagonista da vitamina K, que tem sua atividade monitorada pelo Tempo de Protrombina (TP) e Relação Normatizada Internacional (RNI).
( ) Fármacos antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel e dipiridamol são utilizados no tratamento e prevenção de trombose arterial.
Alternativas
Q2543346 Enfermagem
A hipoglicemia é uma complicação bem conhecida dos pacientes com diabetes melito tipo 1 e é a emergência mais comum relacionada com esta doença. É fundamental que o profissional de enfermagem esteja atento aos sinais, sintomas e aos cuidados de enfermagem que essa situação demanda. Com base em Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (2020), analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2470675 Enfermagem
A avaliação do dano vascular presente na Hipertensão Arterial tem sido cada vez mais incorporada na prática clínica. Considerando a avaliação do impacto da Hipertensão Arterial sobre a camada média das artérias, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2262188 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Alternativas
Q2262184 Enfermagem
Jamil tem 46 anos, está com excesso de peso há 10 anos e trabalha como motorista de ônibus há 15 anos. Não pratica nenhuma atividade física. Seu pai tinha diabetes do tipo 2 e morreu após sofrer um infarto aos 65 anos. Sente-se cansado nos últimos meses, mas não apresenta outros sintomas. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262168 Enfermagem
Pacientes do sexo masculino, portadores de anemia falciforme, podem desenvolver episódios súbitos e dolorosos de priapismo decorrente do afoiçamento de eritrócitos, que resultam em trombose vascular. Assim sendo, devem ser orientados a, no início do episódio,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262167 Enfermagem
C.E., 44 anos, sexo masculino, com diagnóstico de insuficiência renal crônica, está sendo submetido a hemodiálise ambulatorial há 3 meses. Uma vez que C.E. e portador de fístula arteriovenosa em membro superior esquerdo, o enfermeiro deve orientá-lo sobre os cuidados a serem observados em relação a essa forma de acesso, esclarecendo que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262166 Enfermagem
Ao realizar a avaliação dos pés de J.R., 72 anos, portador de diabete tipo 2, há 20 anos, em uso de hipoglicemiantes orais, o enfermeiro constatou a presença de deformidade e perda de sensibilidade protetora dos pés, sem sinais de doença arterial periférica. Em função das condições observadas, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, (2016), o acompanhamento de J.R. deve ser realizado a cada
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262147 Enfermagem
     A.C., 66 anos, sexo masculino, foi admitido na sala de emergência de um hospital, confuso, com queixa de cefaleia intensa, náuseas e vômitos, sem relato de dor torácica. Segundo seu acompanhante, ao sentir-se mal, o paciente relatou que não vinha tomando seus medicamentos para “pressão alta” há vários dias porque não os encontrava. Ao exame físico, entre outros sinais, constatou-se: pressão arterial = 192 X 168 mmHg, e presença de papiledema. Inicialmente, afastadas outras hipóteses, a equipe médica iniciou a abordagem terapêutica para crise hipertensiva, incluindo a administração de nitroprussiato de sódio, e encaminhou o paciente para a unidade de terapia intensiva (UTI).
No que diz respeito ao tratamento, considerando o objetivo de reduzir em 25% a pressão arterial média (PAM) do paciente na primeira hora após iniciada a medicação, o enfermeiro deve, entre outros cuidados, iniciar o monitoramento de A.C. estimando que, dentro do prazo estipulado, sua PAM alcance o valor de até
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262137 Enfermagem
Segundo Barros e cols. (2021), frente a um paciente monitorado e em derivação adequada, ao analisar o traçado eletrocardiográfico, o enfermeiro deve suspeitar de
Alternativas
Q2199907 Enfermagem
As terapias de substituição renal são necessárias quando os rins não são mais capazes de remover os produtos da degradação, manterem eletrólitos e regular o balanço hídrico. Assim sendo, marque a alternativa que apresenta apenas exemplos destas terapias: 
Alternativas
Q2199894 Enfermagem
Você recebeu o plantão e preparou o material necessário para atender os pacientes sob seus cuidados. Ao verificar os sinais vitais do Sr Pedro, observou uma redução na freqüência respiratória. Tal situação é denominada:
Alternativas
Q2194745 Enfermagem
Em consultas individuais durante o acompanhamento dos pacientes com Diabetes Mellitus (DM), os médicos e enfermeiros devem estar preparados para identificar os fatores de risco relacionados à alimentação e saber orientar sobre nutrição saudável para o controle adequado da glicemia e prevenção de complicações.
Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A qualidade e a quantidade do carboidrato são irrelevantes para a resposta glicêmica em função das diferenças nas taxas de hidrólise e absorção.
II. Em pacientes com DM é importante realizar a estratificação de risco a partir da avaliação combinada entre o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência abdominal (CA).
III. A diminuição da gordura central com alteração no perfil de gordura corporal precisa ser objetivada. O acúmulo de gordura na região do abdômen está relacionado ao maior risco para doença cardiovascular.
IV.Indivíduos com risco diminuído ou baixo risco são mais propensos a ter dislipidemia, resistência à insulina e hipertensão, fatores de risco sistêmicos para doença cardiovascular (DCV) caracterizada pela síndrome metabólica.
V. No acompanhamento nutricional, é necessário promover educação em Saúde com enfoque nos hábitos alimentares que, na maioria dos casos, se modificados, têm potencial para evitar e/ou retardar as complicações do DM tipo 2.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2194743 Enfermagem
Associe as colunas, relacionando a classificação de gravidade da asma com a sua respectiva frequência e intensidade dos sintomas.
Gravidade da Asma
(1) Intermitente (2) Persistente leve (3) Persistente moderada (4) Persistente grave

Frequência e intensidade dos sintomas
( ) Contínuos, as atividades limitadas. ( ) Menor que 1x/semana, atividades normais. ( ) Diários, as crises podem afetar as atividades. ( ) Maior que 1x/semana, mas não todo dia; as crises podem afetar atividades.
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Q2194729 Enfermagem
Sobre as síndromes hipertensivas da gravidez, é importante o enfermeiro encaminhar gestantes identificadas como grupo de risco para o médico. Por esse motivo, é necessário identificar os agravos das síndromes hipertensivas da gravidez.
Diante do exposto acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia leve deverão ser internadas, devem ser solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais.
( ) A diminuição rápida de peso, edema facial ou outros sintomas sugestivos da doença requerem uma monitoração mais rigorosa da pressão arterial e a detecção de proteinúria.
( ) Na ausência de proteinúria, a suspeita de pré-eclâmpsia se fortalece quando percebe-se o aumento da pressão acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
( ) A presença dos seguintes sinais e sintomas demanda internação imediata: PA 150/100mmHg; proteinúria na fita ++ ou mais; aumento exagerado de peso; cefaleia grave e persistente; dor abdominal persistente, principalmente na região epigástrica e hipocôndrio; sangramento vaginal; diminuição dos movimentos fetais. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173742 Enfermagem
Em relação às complicações do Diabetes Mellitus (DM), enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, ao final, responda ao que se pede:

( 1 ) Cetoacidose diabética ( 2 ) Síndrome Hiperosmolar Hiperglicêmica ( 3 ) Complicações microvasculares ( 4 ) Complicações macrovasculares

( ) Caracteriza-se pelo espessamento da membrana basal capilar e as alterações secundárias mais comuns são a retinopatia e nefropatia. 
( ) A doença da artéria coronária, a doença vascular cerebral e a doença vascular periférica constituem os principais tipos de complicações. 
( ) Mais comum no DM tipo 2, resulta de um déficit relativo de insulina em que predominam hipotensão, desidratação profunda, taquicardia e sinais neurológicos variáveis.
( ) É marcada pela ausência de insulina ou pela sua presença em quantidade acentuadamente inadequada, o que resulta em distúrbios no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173735 Enfermagem
A utilização de marca-passo constitui importante terapia no tratamento de arritmias quando há falhas nas medidas clínicas ou mesmo concomitante a elas.

Considerando que é fundamental o enfermeiro ter conhecimento de sua instalação e operação para monitoramento e planejamento de cuidados para o paciente, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173718 Enfermagem
Considerando que a lesão renal aguda (LRA) refere-se a uma rápida perda da função renal, e que compreender suas fases e complicações são importantes para planejar um cuidado apropriado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173717 Enfermagem
Considerando a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e os cuidados de enfermagem para o paciente portador dessa patologia, classifique as assertivas abaixo em V (Verdadeiro) ou F (Falso)
( ) O fator ambiental mais importante no contexto dessa doença é o tabagismo e o fator genético mais bem documentado é a deficiência da alfa1- antitripsina.
( ) O diâmetro anteroposterior do tórax aumenta devido a hiperinsuflação pulmonar em pacientes nos quais a doença possui um componente enfisematoso primário.
( ) A síndrome metabólica e a depressão são manifestações sistêmicas relacionadas a essa doença.
( ) Os resultados da exacerbação da DPOC estão relacionados com o desenvolvimento de alcalose respiratória e necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: C
6: C
7: A
8: B
9: C
10: D
11: A
12: D
13: E
14: C
15: C
16: A
17: C
18: A
19: C
20: D