Questões Militares
Sobre doenças crônicas não transmissíveis em enfermagem
Foram encontradas 351 questões
I. Concentrações de glicose plasmática em jejum de 126 mg/dL ou superior, em mais de uma ocasião, são diagnósticos de diabetes melito.
II. O aparecimento de diabetes tipo 2, laboratorialmente, ocorre, pelo menos, de quatro a sete anos antes dos achados clínicos e, por essa razão, recomenda-se o rastreio dessa doença em pessoas assintomáticas, acima dos 45 anos, ou mais jovens em caso de aumento de risco por glicemia de jejum ou hemoglobina glicada a cada 3 anos.
III. Embora mais sensível do que determinação da glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose é pouco reprodutível e deve ser interpretado com cuidado. Além disso, ele não deve ser utilizado em pacientes hospitalizados, com doença aguda ou inativos.
IV. A hemoglobina glicada além de ser utilizada no diagnóstico de diabetes, também é utilizada no rastreio. Valores de 5,7 a 6,4% de hemoglobina glicada indicam indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes. Valores iguais ou maiores que 6,5% são utilizados para o diagnóstico.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
( ) A trombose arterial relaciona-se, principalmente, à aterosclerose da parede vascular com fatores de risco, como a hipertensão.
( ) A trombose venosa relaciona-se a anormalidades genéticas de fatores da coagulação, como o fator V Leidein; estase da circulação, ou a um aumento adquirido dos fatores de coagulação, como ocorre no tratamento com estrogênios, no pós-operatório e na gestação, podendo também ter causas não esclarecidas.
( ) Para a prevenção e tratamento de trombose venosa são utilizados fármacos anticoagulantes como a heparina cuja ação é monitorada pelo exame Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA) e a varfarina, um antagonista da vitamina K, que tem sua atividade monitorada pelo Tempo de Protrombina (TP) e Relação Normatizada Internacional (RNI).
( ) Fármacos antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel e dipiridamol são utilizados no tratamento e prevenção de trombose arterial.
Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.
I. A qualidade e a quantidade do carboidrato são irrelevantes para a resposta glicêmica em função das diferenças nas taxas de hidrólise e absorção.
II. Em pacientes com DM é importante realizar a estratificação de risco a partir da avaliação combinada entre o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência abdominal (CA).
III. A diminuição da gordura central com alteração no perfil de gordura corporal precisa ser objetivada. O acúmulo de gordura na região do abdômen está relacionado ao maior risco para doença cardiovascular.
IV.Indivíduos com risco diminuído ou baixo risco são mais propensos a ter dislipidemia, resistência à insulina e hipertensão, fatores de risco sistêmicos para doença cardiovascular (DCV) caracterizada pela síndrome metabólica.
V. No acompanhamento nutricional, é necessário promover educação em Saúde com enfoque nos hábitos alimentares que, na maioria dos casos, se modificados, têm potencial para evitar e/ou retardar as complicações do DM tipo 2.
Estão corretas apenas as assertivas
Gravidade da Asma
(1) Intermitente (2) Persistente leve (3) Persistente moderada (4) Persistente grave
Frequência e intensidade dos sintomas
( ) Contínuos, as atividades limitadas. ( ) Menor que 1x/semana, atividades normais. ( ) Diários, as crises podem afetar as atividades. ( ) Maior que 1x/semana, mas não todo dia; as crises podem afetar atividades.
A sequência correta dessa classificação é:
Diante do exposto acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia leve deverão ser internadas, devem ser solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais.
( ) A diminuição rápida de peso, edema facial ou outros sintomas sugestivos da doença requerem uma monitoração mais rigorosa da pressão arterial e a detecção de proteinúria.
( ) Na ausência de proteinúria, a suspeita de pré-eclâmpsia se fortalece quando percebe-se o aumento da pressão acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
( ) A presença dos seguintes sinais e sintomas demanda internação imediata: PA 150/100mmHg; proteinúria na fita ++ ou mais; aumento exagerado de peso; cefaleia grave e persistente; dor abdominal persistente, principalmente na região epigástrica e hipocôndrio; sangramento vaginal; diminuição dos movimentos fetais.
( 1 ) Cetoacidose diabética ( 2 ) Síndrome Hiperosmolar Hiperglicêmica ( 3 ) Complicações microvasculares ( 4 ) Complicações macrovasculares
( ) Caracteriza-se pelo espessamento da membrana basal capilar e as alterações secundárias mais comuns são a retinopatia e nefropatia.
( ) A doença da artéria coronária, a doença vascular cerebral e a doença vascular periférica constituem os principais tipos de complicações.
( ) Mais comum no DM tipo 2, resulta de um déficit relativo de insulina em que predominam hipotensão, desidratação profunda, taquicardia e sinais neurológicos variáveis.
( ) É marcada pela ausência de insulina ou pela sua presença em quantidade acentuadamente inadequada, o que resulta em distúrbios no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Considerando que é fundamental o enfermeiro ter conhecimento de sua instalação e operação para monitoramento e planejamento de cuidados para o paciente, marque a alternativa CORRETA:
( ) O fator ambiental mais importante no contexto dessa doença é o tabagismo e o fator genético mais bem documentado é a deficiência da alfa1- antitripsina.
( ) O diâmetro anteroposterior do tórax aumenta devido a hiperinsuflação pulmonar em pacientes nos quais a doença possui um componente enfisematoso primário.
( ) A síndrome metabólica e a depressão são manifestações sistêmicas relacionadas a essa doença.
( ) Os resultados da exacerbação da DPOC estão relacionados com o desenvolvimento de alcalose respiratória e necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo: