Questões Militares
Sobre exame físico em enfermagem
Foram encontradas 44 questões
Deu entrada no Hospital Militar um soldado desacordado, apresentando sudorese fria e pegajosa, respondendo a estímulos dolorosos e respirando com dificuldade. Ao ________ os sinais vitais, o soldado apresentou pulso fraco na artéria ________ e cheio na artéria _________.
Considerando que para a criança pequena, os testes podem ser apresentados de forma lúdica para obter sua confiança e segurança, marque a alternativa CORRETA:
O exame físico do paciente é um meio confiável para reunir dados essenciais à avaliação do paciente.
Considerando que durante o exame físico de um paciente é possível encontrar diferentes tipos de padrão respiratório e que estes podem correlacionar-se com diversos processos patológicos, analise as assertivas abaixo enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( 1 ) Cheyne-Stokes
( 2 ) Kussmaul
( 3 ) Biot
( 4 ) Atáxica
( ) Padrão irregular que pode ser observado na meningite, caraterizado por profundidade e frequência variáveis das respirações, seguidas de períodos de apneia.
( ) Padrão regular, caracterizado por períodos alternados de respiração rápida e profunda, seguida de períodos de apneia, podendo ser resultado de insuficiência renal.
( ) Respiração rápida, profunda e dispneica, habitualmente observada na cetoacidose diabética.
( ) Desorganização significativa com profundidade irregular e variável da
respiração, podendo indicar comprometimento respiratório.
Sobre este tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
( ) A regulação da temperatura é feita por dois mecanismos: termogênese (eliminação de calor) e termólise (produção de calor). ( ) A pressão sistólica é o pico da pressão sanguínea obtida no interior da aorta e dos vasos periféricos durante a contração ventricular. ( ) O controle hídrico consiste em quantificar todo o volume de líquido ingerido (via oral, parenteral e enteral) e eliminado (vias urinárias, pelo trato gastrointestinal, drenos e sondas). ( ) Idade, qualidade do ar, doenças pulmonares, atividades físicas e estado emocional são fatores que afetam a respiração.
A avaliação da pele revela o estado de saúde do paciente quanto à oxigenação, circulação, nutrição, lesão tecidual local e hidratação.
(Potter & Perry, 2013.)
Durante a inspeção no exame físico, variações normais da textura e da pigmentação da pele podem ser percebidas como, por exemplo, marcas de nascimento e sardas. Ao encontrar alguma lesão na pele, o enfermeiro deve avaliá-la e classificá-la em primária ou secundária. As lesões primárias ocorrem como um sinal inicial de um processo patológico. As lesões secundárias são resultado de alterações das lesões primárias. É considerada uma lesão secundária:
Considerando o exame físico para diagnóstico de Morte Encefálica (ME) e alguns reflexos do tronco, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ausência de reflexo pupilar fotomotor (II e III pares) bilateral e ausência de reflexo córneo-palpebral (V e VII pares) bilateral.
( ) Ausência de reflexo oculoencefálico bilateral (VIII par).
( ) Ausência de reflexo de tosse (IX e X pares): testar com espátula na faringe posterior bilateral e sonda de aspiração pelo tubo endotraqueal.
( ) Ausência de reflexo oculovestibular (VII, III, VI pares) bilateral: otoscopia (verificar se obstrução ou perfuração) inicial, seguida da Prova Calorimétrica: com a cabeceira a 30°, instilar 50 mL de SF 0,9% gelado (próximo a 0° C) ao longo de um minuto. Observar por até 1 minuto após. Aguardar 5 minutos antes de testar outro lado.
A sequência está correta em
Tipo de respiração
a Cheyne-Stokes b Biot c Kussmaul
Características
I Incursões respiratórias podem ser algumas vezes lentas, algumas vezes rápidas, algumas vezes superficiais ou algumas vezes profundas, cessando por curtos períodos, sem relação constante entre os tipos respiratórios.
II Inspirações rápidas e amplas, intercaladas por inspirações rápidas com pouca amplitude e curtos períodos de apneia em inspirações e expirações profundas e ruidosas e períodos de apneia expiratória.
III Períodos de respiração lenta e superficial que gradualmente vai se tornando rápida e profunda, alternando períodos de apneia.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Na aplicação do processo de enfermagem, nas etapas de anamnese, exame físico e no plano de educação em saúde, a(o) enfermeira(o) deve
Paciente, 56 anos, chega ao Serviço de Atendimento à Saúde com queixa de palpitação na região abdominal e presença de massa à palpação. Nega qualquer tipo de dor. Relata que é hipertenso e não faz controle da doença corretamente. Os dados vitais aferidos foram: Pressão arterial: 146x88mm/Hg; Frequência cardíaca: 88bpm; Frequência respiratória: 18irpm; Temperatura: 36,5ºC. O enfermeiro suspeita do aneurisma de aorta abdominal.
Na avaliação desse paciente, a ação correta para definição de conduta pelo enfermeiro é