Questões Militares Sobre hiv/aids em enfermagem

Foram encontradas 27 questões

Q2551785 Enfermagem
A AIDS é uma doença causada por meio de infecção pelo HIV e caracteriza-se por uma profunda imunossupressão acompanhada por infecções oportunistas e tumores malignos, emaciação e degeneração do Sistema Nervoso Central (SNC). Sobre essa doença e a infecção pelo vírus HIV, marque a opção correta.
Alternativas
Q2194725 Enfermagem
Com base na produção de informações que permitam conhecer a magnitude e as tendências da epidemia de DST/AIDS no País, e para nortear as ações de prevenção e controle, são desenvolvidas estratégias pela vigilância epidemiológica, para a obtenção de informações por meio de notificação compulsória de algumas doenças (AIDS e sífilis congênita).
Sobre estas estratégias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2131472 Enfermagem
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta.
      A ____________ é uma doença infectocontagiosa ____________ aguda. Sua transmissão ocorre mais frequentemente pela ______________. 
Alternativas
Q1820114 Enfermagem
Desde que a AIDS foi identificada pela primeira vez há mais de 30 anos, têm havido progressos notáveis na melhora da duração e da qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença pelo HIV. Aproximadamente 25% das pessoas que vivem com HIV têm mais de 50 anos de idade. Este grupo de adultos infectados pelo HIV enfrenta desafios de saúde únicos, derivados das alterações relacionadas com a idade, dos efeitos colaterais do tratamento a longo prazo e de comorbidades.
Sobre os diversos fatores que impõem o risco de infecção pelo HIV aos idosos, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F) o que se afirma.
( ) Muitos adultos mais velhos acreditam correr o risco de contrair o HIV. ( ) Adultos mais velhos podem ter recebido sangue infectado pelo HIV durante transplantes de órgãos ou transfusões antes de 1985. ( ) Muitos adultos mais velhos são sexualmente ativos, mas não usam preservativos, considerando-os apenas um meio de controle de natalidade desnecessário. ( ) As alterações normais relacionadas à idade incluem a redução da função do sistema imune, que não impõe aos adultos mais velhos maior risco de infecções, cânceres e distúrbios autoimunes. ( ) Homens gays mais velhos, que cresceram e viveram em uma época quando a revelação da sua orientação sexual não era aceitável e que perderam parceiros de muito tempo, podem iniciar novas relações com homens mais jovens.
A sequência correta é
Alternativas
Q1666969 Enfermagem
A crescente prevalência do víms da imunodeficiência humana aumenta o risco de os profissionais de saúde serem expostos ao sangue de pacientes infectados com HIV. Considerando o número de clientes que chegam às unidades de atendimento de saúde, ainda sem diagnóstico, as precauções padrões de proteção ao trabalhador da saúde que se devem adotar são
Alternativas
Q1347680 Enfermagem

Relacione as colunas e depois, assinale a alternativa correta.


1. Sintomas clínicos que podem ocorrer quando da infecção pelo HIV.

2. Sintomas clínicos da fase de latência clínica do HIV.

3. Início da fase sintomática da infecção pelo HIV.

4. Preditores da evolução da aids.

5. Definidores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.


( ) Candidose oral, diarréia crônica e leucoplasia oral pilosa.

( ) Plaquetopenia, anemia e leucopenia discretas, molusco contagioso.

( ) Febre baixa, sudorese noturna, diarréia crônica, cefaléia.

( ) Febre alta, suores, linfadenomegalia transitória.

( ) Pneumonia por Pneumocystis jirovecii.

Alternativas
Q1347666 Enfermagem

A infecção pelo HIV-1 cursa com amplo espectro de apresentações clínicas, desde a fase aguda até a fase avançada da doença. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) A quantificação plasmática da carga viral de um indivíduo recém-infectado (três semanas) é, provavelmente, maior do que a de um indivíduo em tratamento para a infecção pelo HIV com terapia anti-retroviral.

( ) O diagnóstico clínico da infecção pelo HIV é inespecífico, portanto a história clínica deve ser associada a situação epidemiológica.

( ) Das alterações presentes na fase de latência clínica da infecção pelo HIV, a toxoplasmose do sistema nervoso central é um achado comum.

Alternativas
Q1347665 Enfermagem

As interações entre anti-retrovirais e outros fármacos têm grande importância na abordagem de pacientes submetidos à Terapia Anti-retroviral. A associação AZT/3TC (zidovudina / lamivudina) foi mantida como a dupla de Inibidores da Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeos de primeira escolha para compor o esquema anti-retroviral inicial para o tratamento da infecção pelo HIV pelo Comitê Assessor em Terapia Anti-retroviral em Adultos e Adolescentes (2008). Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta


. ( ) Não há interações importantes entre a lamivudina e outras drogas de uso rotineiro em Odontologia.

( ) A co-administração frequente de paracetamol e zidovudina leva a um maior risco de neutropenia e hepatotoxicidade.

( ) A co-administração de amoxicilina e lamivudina leva a um aumento da biodisponibilidade de lamivudina, devendo ocorrer ajuste de dose.

Alternativas
Q1120951 Enfermagem
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência. Com isso, na testagem rápida, dois testes diferentes são usados sequencialmente, com amostras de sangue, com o objetivo de melhorar o valor preditivo positivo do fluxograma de testagem. A amostra de sangue pode ser obtida por punção da polpa digital ou por punção venosa em tubo contendo anticoagulante. Assinale a alternativa que indique corretamente o fluxo a ser aplicado nesse cenário.
Alternativas
Q997328 Enfermagem

A profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do vírus no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível. É oferecida gratuitamente pelo SUS.

Com base nesse fato, a recomendação correta sobre o tempo de início do tratamento com antirretroviral em casos de suspeita de infecção pelo HIV é de preferencialmente nas duas primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até

Alternativas
Q997299 Enfermagem

Existem materiais sabidamente infectantes e envolvidos na transmissão do HIV. Assim, a exposição a alguns materiais constitui situação na qual a profilaxia pós-exposição está recomendada.

Assinale a alternativa incorreta com relação aos materiais que estão envolvidos com a transmissão do HIV.

Alternativas
Q814548 Enfermagem
O curso clínico típico da SIDA – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, inclui quatro fases. Correlacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta. 1 – Primeira fase 2 – Segunda fase 3 – Terceira fase 4 – Quarta fase ( ) É a fase sintomática inicial. ( ) É a fase de latência clínica, ou seja, um período assintomático da infecção que possui média de duração de dez anos, podendo variar individualmente entre os infectados. ( ) É a fase aguda, que ocorre de três a seis semanas após a infecção primária. Seus sintomas constitucionais são: febre, dor de garganta, cefaleia, rash eritematoso, diarreia e linfadenopatia generalizada. ( ) É a fase da doença clinicamente aparente (Aids) decorrente de uma deterioração profunda e progressiva do sistema imunológico, sofrida por muitos clientes após um tempo de infecção por HIV.
Alternativas
Q814534 Enfermagem
Nos testes para detecção e diagnóstico da infecção pelo HIV, além do processamento laboratorial adequado das amostragens de sangue, é fundamental o processo de aconselhamento antes e depois do teste, para que o resultado do exame seja interpretado corretamente pelo cliente e pelo profissional de saúde. O enfermeiro deve estar habilitado a realizar o aconselhamento e, portanto, deve dispor de conhecimentos éticos específicos aos aspectos relacionados à Aids. Assim, no aconselhamento pré-teste, alguns aspectos importantes a serem abordados pelo enfermeiro junto ao cliente que busca o teste anti-HIV são: ( ) confidencialidade do resultado e a preservação da privacidade do cliente. ( ) o que é o teste, como é feito, suas limitações, quais são os possíveis resultados. ( ) expectativas em relação ao teste, possibilidade do resultado positivo e o acompanhamento multiprofissional.
Alternativas
Q735583 Enfermagem
Os sintomas mais comuns da AIDS são:
Alternativas
Q718598 Enfermagem

Paciente de 32 anos, sabidamente soropositivo para HIV e sem tratamento antiretroviral, apresenta quadro de diarreia há duas semanas, com episódios intermitentes de perda sanguínea fecal, associada a dor abdominal, urgência fecal e astenia. O exame parasitológico de fezes (incluindo pesquisa de Cryptosporidium e Isospora) e a pesquisa de toxina para C. difficile foram negativos. A coprocultura revelou crescimento de microbiota habitual e Candida sp. Um tratamento empírico com ciprofloxacina não obteve melhora do quadro. Realizada a seguir uma colonoscopia que evidenciou lesões ulceradas na mucosa pancolônica e o exame histopatológico revelou enterócitos aumentados de volume com inclusões granulares hipercromáticas, intracitoplasmáticas e intranucleares.

O tratamento a ser prescrito é

Alternativas
Q709432 Enfermagem
Segundo HERMANN (2006) , a AIDS-SIDA (Síndrome da Imunodedifiência Adquirida) é a perda da imunidade celular, responsável pela defesa do organismo contra vírus, fungos, protozoários e alguns tipos de bactérias, em pessoas até então saudáveis, surgindo, assim, as chamadas infecções oportunistas. Dentre estas infecções, qual se destaca por ter características malignas, atingindo até órgãos internos?
Alternativas
Q695352 Enfermagem

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade.” (Ministério da Saúde, 2010). Após a infecção, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem como célula-alvo o linfócito__________ , sendo um importante marcador dessa imunodeficiência.

Alternativas
Q688528 Enfermagem

Conforme o aconselhamento em DST, HIV e Aids: diretrizes e procedimentos básicos (1999), sobre as recomendações para os casos de pacientes que no pós-teste recebem resultado negativo, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a sequência correta.

( ) Avaliar a possibilidade de o cliente estar em janela imunológica e a necessidade de retestagem.

( ) Lembrar que um resultado negativo significa imunidade.

( ) Reforçar as práticas seguras já adotadas ou a serem adotadas pelo cliente frente ao HIV.

( ) Reforçar o benefício do uso correto do preservativo, dispensando a demonstração.

Alternativas
Q686610 Enfermagem
Com base nas vias de transmissão do vírus HIV citadas por Kawamoto et al. (2004), assinale a opção em que NÃO há evidências de transmissão do HIV.
Alternativas
Q664276 Enfermagem

Várias são as doenças oportunistas associadas à Aids. Correlacione as doenças com seu respectivo agente causador e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1- Vírus

2- Fungos

3- Protozoários


( ) candidíase

( ) toxoplasmose

( ) herpes simples

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: D
6: B
7: A
8: C
9: A
10: C
11: B
12: A
13: B
14: A
15: C
16: D
17: C
18: C
19: E
20: B