Questões Militares
Sobre estruturas de concreto em engenharia civil
Foram encontradas 166 questões
- fck = 20 MPa - Resistência de projeto;
- fcm 28 dias - Resistência média de dosagem aos 28 dias para o ábaco, majorada pela equação:
fcm 28 dias = fck + 1,65 x Sd (Equação I).
Em que Sd é o desvio-padrão da dosagem. Considere aqui uma “Condição de preparo do tipo A”, ou seja, Sd = 4 MPa.
- Uso do cimento CP 32;
- Consumo de água = 190 litros/m3.
Com base nos dados acima e ábaco ao lado, o consumo de cimento, em kg/m3 , é igual a:
I. Para os mesmos materiais empregados, a resistência do concreto depende somente da relação água/cimento (a/c), alterada a relação água/cimento, inicialmente em volume, para massa (a/c).
II. Fixar o cimento e agregados em massa, e dessa forma a consistência do concreto fresco, depende preponderantemente da quantidade de água por metro cúbico de concreto.
III. O consumo de cimento por metro cúbico de concreto varia na proporção inversa da relação, em massa seca, de agregados/cimento.
IV. Adotar um valor para quantidade de cimento, em volume; e determinar por processos empíricos a massa de agregados.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que
A ABNT NBR 12.655-2015 estabelece ensaios de controle de recebimento e aceitação para cada tipo e classe de concreto a ser aplicado numa estrutura. Desta forma, devem ser realizados ensaios de ________________________________ ou de ________________________________ no caso de concreto autoadensável, de acordo com suas respectivas normas de ensaios, para um correto controle de recebimento e aceitação do material.
Sabendo-se que o peso específico do concreto é de 2,500 t/m3 , o peso desta sapata, em toneladas, é:
Avalie as informações abaixo.
I- O aumento da finura do cimento melhora a resistência do concreto.
II- Exsudação é o fenômeno que consiste na separação espontânea da água de mistura do concreto ou argamassa.
III- Tempo de pega é o fenômeno que compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta após endurecimento.
IV- No processo de hidratação, os grãos do cimento, que inicialmente encontram-se em suspensão, vão se separando uns dos outros, por efeito da floculação.
Está correto o que se afirma em
Considere: g=10 m/s², π=3,14.
( ) A relação água/cimento para a classe de agressividade de fraca a muito forte é diretamente proporcional, ou seja, aumenta na mesma proporção que a classe de agressividade. ( ) De acordo com a referida norma, tem-se as classes de agressividade que variam de I a IV, sendo estas classificadas de forma crescente como agressividade fraca a muito forte. Conforme a NBR 6118/2014, tem-se que o cobrimento nominal das peças é diretamente proporcional as classes de agressividade, que variam de fraca a muito forte, ou seja, aumenta na mesma proporção com que a classe de agressividade aumenta. ( ) Para o mesmo tipo de concreto, com mesma resistência característica, e compressão, e utilizando o mesmo agregado graúdo (granito), tem-se que o modulo de elasticidade inicial (Eci) é sempre superior ou igual ao modulo de elasticidade secante (Ecs). ( ) De acordo com a NBR 6118/2014, a qualidade de uma estrutura de concreto é classificada conforme: capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade. ( ) A durabilidade de uma estrutura de concreto consiste na capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização durante sua vida útil, não podendo apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada. ( ) O desempenho em serviço de uma estrutura de concreto consiste na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e pelo contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto. ( ) A capacidade resistente de uma estrutura de concreto consiste basicamente na segurança à ruptura.
Considerando a figura precedente, que representa uma edificação
de alvenaria, com uma estrutura em concreto armado, é correto
afirmar que a patologia apresentada em forma de fissuras nas
paredes externas é ocasionada por
A figura precedente representa a seção transversal de uma marquise em concreto armado, em balanço com engaste na parede, recebendo no ponto 1 uma sobrecarga além do previsto em projeto.
Nesse caso, a patologia que surgirá antes da marquise entrar em
colapso é o surgimento de trincas na região do ponto
TERMOS (A) Armadura ativa (B) Armadura passiva (C) Concreto estrutural (D) Concreto armado
SIGNIFICADOS ( ) Espectro completo das aplicações do concreto como material estrutural. ( ) Armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão. ( ) Qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada. ( ) Depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.
A sequência correta dos termos citados e de suas definições é