Questões Militares de Engenharia Civil - Estruturas

Foram encontradas 24 questões

Q2190770 Engenharia Civil
As leis de comportamento do concreto são escolhidas entre algumas desenvolvidas por diversos pesquisadores; e para os métodos de dosagem, são empregados tais modelos que governam a interação das principais variáveis. Analise as afirmativas abaixo quanto à “Lei de Abrams” (1918).

I. Para os mesmos materiais empregados, a resistência do concreto depende somente da relação água/cimento (a/c), alterada a relação água/cimento, inicialmente em volume, para massa (a/c).
II. Fixar o cimento e agregados em massa, e dessa forma a consistência do concreto fresco, depende preponderantemente da quantidade de água por metro cúbico de concreto.
III. O consumo de cimento por metro cúbico de concreto varia na proporção inversa da relação, em massa seca, de agregados/cimento.
IV. Adotar um valor para quantidade de cimento, em volume; e determinar por processos empíricos a massa de agregados.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2190759 Engenharia Civil
Seja uma sapata de concreto de base retangular igual a 100 cm x 80 cm, com sua altura da base igual a 10 cm, conjugado com um tronco de pirâmide até o encontro de um pilar, também retangular de 20 cm x 25 cm, sendo a altura deste tronco igual a 20 cm (figura abaixo). 
Imagem associada para resolução da questão
Sabendo-se que o peso específico do concreto é de 2,500 t/m3 , o peso desta sapata, em toneladas, é: 
Alternativas
Q2190755 Engenharia Civil

Seja o modelo estrutural de uma viga biapoiada de tamanho “l”, e com uma força vertical uniformemente distribuída atuando ao longo de toda a sua extensão, conforme figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Os diagramas de esforços cortantes e de momentos fletores dessa viga, são, respectivamente: 

Alternativas
Q2190754 Engenharia Civil
Considere um quadro triarticulado (figura abaixo), em que ocorre um carregamento por uma força uniformemente distribuída na viga igual a 36 kN/m e por um par de momentos de 60 kNm, aplicados adjacentes à uma rótula central desse triarticulado.
Imagem associada para resolução da questão

As reações nos apoios A e B, verticais (VA e VB) e horizontais (HA e HB) em kN, são, respectivamente: 
Alternativas
Q2190753 Engenharia Civil
Três chapas iguais, de dimensões cada uma de 60 x 40 x 2 cm estão afixadas por dois parafusos, submetidas às forças (19,0 kN e 9,5 kN nos respectivos eixos de cada peça), conforme figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando a tensão de ruptura por cisalhamento para esses parafusos igual a 84,0 MPa e um fator de segurança (Fs) para o cisalhamento igual a 2,0, o diâmetro de cada um destes parafusos, em mm é:
Alternativas
Q2155393 Engenharia Civil
Considere um ensaio de compressão axial de um corpo de prova (CP) de concreto, de 10 cm de diâmetro e 20 cm de altura. Sabendo que a força de rompimento do corpo de prova foi de 62800 kgf, calcule sua resistência à compressão. Em seguida, assinale a alternativa correta.  
Considere: g=10 m/s², π=3,14. 
Alternativas
Q1969858 Engenharia Civil

Imagem associada para resolução da questão



Considerando a figura precedente, que representa uma edificação de alvenaria, com uma estrutura em concreto armado, é correto afirmar que a patologia apresentada em forma de fissuras nas paredes externas é ocasionada por


Alternativas
Q1969856 Engenharia Civil

Imagem associada para resolução da questão

A figura precedente representa a seção transversal de uma marquise em concreto armado, em balanço com engaste na parede, recebendo no ponto 1 uma sobrecarga além do previsto em projeto.

Nesse caso, a patologia que surgirá antes da marquise entrar em colapso é o surgimento de trincas na região do ponto 

Alternativas
Q1969852 Engenharia Civil

Texto 2A07-II

A figura abaixo mostra o esquema da estrutura de um pórtico. 

O grau de indeterminação estática do pórtico objeto do texto 2A07-II é igual a
Alternativas
Q1969850 Engenharia Civil
Quando o lançamento do concreto for interrompido, formando uma junta de concretagem não prevista em projeto, devem ser tomadas as devidas precauções para garantir a ligação do concreto já endurecido com o novo. A aderência entre essas camadas pode ser obtida mediante a utilização de
Alternativas
Q1969849 Engenharia Civil
A utilização de aditivos incorporadores de ar em concretos é uma prática comum e sua aplicação influencia diversas propriedades do concreto nos estados fresco e endurecido. Nesse contexto, tendo em vista que algumas características responsáveis pela qualidade final do concreto devem ser verificadas antes de seu processo de endurecimento, a determinação do teor de ar no concreto fresco pode ser realizada por meio do
Alternativas
Q1809174 Engenharia Civil
Com base no método de Ritter, são determinados os esforços normais nas barras pela segmentação da treliça, impondo-se a condição de equilíbrio em cada nó e de cada porção da estrutura.
Considere a treliça apresentada abaixo.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Considerando os esforços nas barras A até I, da treliça mostrada na figura acima, pode-se afirmar que 
I. o esforço na barra E é de tração. II. o esforço normal na barra A é de tração. III. a barra B não está sujeita a esforço normal. IV. as barras F e H estão sujeitas à compressão.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1809173 Engenharia Civil
Uma viga Gerber constitui numa associação de vigas. Essa concepção tem sido bastante aplicada em montagens, sobretudo, em grandes estruturas pré-fabricadas, como pontes, por exemplo. A figura seguinte apresenta uma estrutura em equilíbrio estático integrada com barra Gerber, sendo aplicada uma carga vertical de 8,0tf no ponto A. 
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Os valores das reações verticais RB, RC e RD, em tf, são respectivamente iguais a
Alternativas
Q1809168 Engenharia Civil
Considere um bloco de concreto armado com as dimensões de 2,0m x 2,0m x 1,0m (comprimento x largura x altura) e peso específico de 10kN/m³, apoiado diretamente no solo. Este bloco suporta ainda um pilar de 140kN de carga total. A pressão que o bloco exerce sobre o solo, em kN/m², é
Alternativas
Q1809163 Engenharia Civil
A norma ABNT-NBR 6118 (2014) é uma das principais a reger a construção civil no Brasil, especialmente porque trata do projeto de estruturas armadas. Para os efeitos deste documento, aplicam-se alguns termos e definições. Relacione o termo ao seu significado.
TERMOS (A) Armadura ativa (B) Armadura passiva (C) Concreto estrutural (D) Concreto armado
SIGNIFICADOS ( ) Espectro completo das aplicações do concreto como material estrutural. ( ) Armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão. ( ) Qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada. ( ) Depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.
A sequência correta dos termos citados e de suas definições é

Alternativas
Q1809162 Engenharia Civil
O uso do concreto armado é uma solução viável, durável e de confiabilidade. Logo, quanto às suas características e de seu uso, pode-se afirmar que
I. o concreto oferece alta resistência à tração e baixa resistência à compressão. II. uma estrutura em concreto armado apresenta baixo peso próprio, em comparação com uma estrutura metálica. III. a diferença entre os coeficientes de dilatação térmica do aço e do concreto é pequena nas situações correntes. IV. o comportamento estático do conjunto concreto-armadura resulta da aderência entre esses dois materiais, garantindo a transmissão de esforços do aço para o concreto e do concreto para o aço.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1809161 Engenharia Civil

Considere a treliça plana apresentada a seguir, submetida a um sistema de forças.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


As reações do apoio 1 (V1, H1) e do apoio 2 (V2 e H2), em módulo, são respectivamente

Alternativas
Q1809160 Engenharia Civil
As treliças são classificadas quanto à estaticidade em isostática, hipostática e hiperestática. Abaixo têm-se algumas treliças representadas.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Observando as configurações acima, estas são
Alternativas
Q1809159 Engenharia Civil
O círculo de Mohr é uma ferramenta útil para a determinação de tensões máximas. Considere o estado plano de tensões de uma peça conforme esquema abaixo.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
A representação, num círculo de Mohr, que melhor apresenta o estado plano de tensões da figura acima é
Alternativas
Q1809158 Engenharia Civil
Numa treliça plana isostática e indeslocável, contendo 11 barras e 3 reações de apoio, a quantidade de nós é igual a
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: C
6: C
7: D
8: B
9: C
10: A
11: D
12: A
13: A
14: A
15: A
16: C
17: B
18: D
19: A
20: C