O grau de indeterminação estática do pórtico objeto do texto...
Texto 2A07-II
A figura abaixo mostra o esquema da estrutura de um
pórtico.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente é importante conceituar que o grau de hiperasticidade (GH), também chamado de grau de indeterminação estática, trata-se do número de reações excedentes às necessárias para garantir seu equilíbrio. Nesse contexto, definir que:
- As estruturas isostáticas são aquelas que possuem número de movimentos na estrutura iguais ao de equações de equilíbrio estático (restrições). Logo, elas são estáveis;
- As estruturas hipostáticas são aquelas que possuem número de movimentos superior ao equações de equilíbrio estático (restrições). Por essa razão, elas são instáveis;
- As estruturas hiperestáticas são aquelas que possuem número de movimentos inferior ao de equações de equilíbrio estático (restrições) e, portanto, são estáveis.
No problema em questão, o grau de indeterminação estática é igual a 0, uma vez que é possível determinar todas as suas reações. Portanto, a alternativa C está correta.
Separando a estrutura na rótula da esquerda e na rótula central e considerando a estrutura à direita, se impormos que o somatório de momentos deve ser nulo na rótula central, a reação vertical no apoio da direita ficará determinada.
Por sua vez, considerando a estrutura toda:
- Impondo que o somatório de forças horizontais é nulo, a reação horizontal no apoio da esquerda ficará determinada;
- Impondo que o somatório de forças verticais é nulo, uma vez que já conhecemos a reação vertical do apoio da direita, a reação vertical no apoio da esquerda ficará determinada.
Gabarito do professor: letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo