Questões Militares Sobre motores de combustão interna em engenharia mecânica

Foram encontradas 65 questões

Q3008294 Engenharia Mecânica

O componente responsável por sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas com os êmbolos do motor de combustão interna e estabelecer a ordem de ignição dos cilindros é

Alternativas
Q2191463 Engenharia Mecânica
O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: Admissão, Compressão, Explosão ou Combustão, e Escape. Dois importantes elementos para este funcionamento são as válvulas de escape, válvulas de admissão e êmbolo, que se movimentam segundo cada ciclo.

Preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem essas etapas.

( ) As válvulas ficam fechadas. A mistura é inflamada por uma centelha.
( ) Uma válvula continua fechada e a outra se fecha. O êmbolo desloca-se do Ponto Morto Inferior (PMI) ao Ponto Morto Superior (PMS).
( ) Uma válvula fica fechada e a outra se abre, progressivamente, à medida que o êmbolo vai do Ponto Morto Inferior (PMI) ao Ponto Morto Superior (PMS).
( ) Uma válvula fica fechada e a outra se abre progressivamente. O êmbolo desloca-se do Ponto Morto Superior (PMS) ao Ponto Morto Inferior (PMI).

A opção que apresenta a sequência correta em que ocorrem as etapas é: 
Alternativas
Q2173247 Engenharia Mecânica
Com base nos conhecimentos relacionados aos motores de combustão interna de quatro tempos e seus componentes marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2173246 Engenharia Mecânica
Os motores automotivos funcionam graças à queima de combustível, de modo que o momento correto da ignição é muito importante para o funcionamento do motor. Nos motores ciclo Otto o sistema gera a centelha nos eletrodos das velas. Marque a alternativa CORRETA em relação as velas de ignição:
Alternativas
Q2173241 Engenharia Mecânica
Com base nos conhecimentos relacionados aos sistemas dos motores de combustão interna, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo:
O sistema de _____________ tem por finalidade vencer a inércia do motor de combustão, fazendo-o atingir rotação suficiente para entrar em funcionamento autônomo.
Alternativas
Q2173239 Engenharia Mecânica
Com base nos conhecimentos relacionados aos motores de combustão interna e seus ciclos de trabalho marque a alternativa CORRETA:
São ciclos de trabalho dos motores a combustão interna:
Alternativas
Q2173238 Engenharia Mecânica
Com base nos conhecimentos relacionados aos sistemas dos motores de combustão interna e tendo como parâmetro a bibliografia indicada no edital, analise as assertivas a seguir, assinalando “V”, para as verdadeiras, ou “F”, para as falsas, e, ao final, responda o que se pede:
( ) Nos motores aspirados o ar é aspirado para o interior dos cilindros, pelos pistões, no tempo da admissão.
( ) O sistema de alimentação de um motor ciclo Otto é idêntico ao do sistema diesel, isso porquê em ambos a formação da mistura ocorre na câmara ou pré-câmara de combustão.
( ) O sistema de lubrificação é planejado para levar água limpa, arrefecida e com pressão calculada a todas as partes móveis do motor.
( ) O funcionamento do motor provoca um aquecimento contínuo, de modo que o sistema de arrefecimento ou refrigeração tem que manter os órgãos do motor a uma temperatura adequada de funcionamento.
Assinale a alternativa que contem a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo. 
Alternativas
Q2173237 Engenharia Mecânica
Com base nos conhecimentos relacionados aos motores térmicos de combustão interna, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2020694 Engenharia Mecânica
Com base nas operações de um motor de combustão interna, o funcionamento padrão correto é: 
Alternativas
Q1987820 Engenharia Mecânica
Quanto ao funcionamento dos motores diesel de 2 (dois) tempos e 4 (quatro) tempos, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q1987819 Engenharia Mecânica
Com relação aos motores Diesel de 4 tempos, assinale a opção que apresenta a sequência correta de funcionamento de um ciclo do motor. 
Alternativas
Q1815893 Engenharia Mecânica
A combustão é um processo químico exotérmico de oxidação de um combustível. Para que o combustível reaja com o oxigênio do ar, necessita-se de algum agente que provoque o início da reação. Quanto à ignição, os motores de combustão interna são divididos em dois tipos fundamentais:
Tipo I - Nesses motores, a mistura combustível-ar é admitida, previamente dosada ou formada no interior dos cilindros quando há injeção direta de combustível Gasoline Direct Injection (GDI), e inflamada por uma faísca que ocorre entre os eletrodos de uma vela.
Tipo II - Nesses motores, o pistão comprime somente ar, até que o mesmo atinja uma temperatura suficientemente elevada. Quando o pistão aproxima-se do Ponto Morto Superior (PMS), injeta-se o combustível que reage espontaneamente com o oxigênio presente no ar quente, sem a necessidade de uma faísca. A temperatura do ar necessária para que aconteça a reação espontânea do combustível denomina-se “Temperatura de Autoignição (TAI)”.
A esse respeito, é correto afirmar que os tipos I e II são denominados, respectivamente, motor
Alternativas
Q1815876 Engenharia Mecânica
Nos motores de combustão interna de 4 tempos, o pistão desloca-se quatro cursos, isto é, quatro vezes, que correspondem a duas voltas do eixo do motor, para que se complete um único ciclo.
Observe as imagens da sequência de etapas que completam um ciclo de trabalho.

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://www.blogdafpt.com.br. Acesso em: 18 mar. 2020. Adaptado.
A sequência que apresenta a identificação correta dos tempos do curso, segundo a ordem da ilustração da esquerda para a direita, está indicada em
Alternativas
Q1002036 Engenharia Mecânica
Sobre o motor de Stirling, é correto afirmar que
Alternativas
Q821459 Engenharia Mecânica

O motor de combustão interna produz movimentos de rotação por meio de combustões dentro de cilindros fechados. Suas partes principais são: cabeçote, bloco, conjuntos das bielas e árvore de manivelas.

Sobre o cabeçote pode-se afirmar que

Alternativas
Q821448 Engenharia Mecânica

Uma fração significativa da energia térmica gerada no motor de um automóvel é rejeitada para o ar pelo radiador, por meio de circulação de água.

Um radiador pode ser analisado como um(a)

Alternativas
Q819588 Engenharia Mecânica
O sistema de alimentação dos motores de ignição por centelha sofreu, nos últimos 20 anos, alterações significativas, principalmente para reduzir as emissões de poluentes. Constituem essas alterações:
Alternativas
Q819587 Engenharia Mecânica
Quando se trata de combustão detonante em motores de ignição por centelha, espera‐se do combustível que contribua positivamente na minimização desse evento. Para isso, é necessário que o combustível apresente:
Alternativas
Q748673 Engenharia Mecânica

Correlacione as seguintes colunas:


I. Ponto de ignição

II. Ponto de combustão

III. Ponto de fulgor


( ) É a temperatura mínima em que um combustível desprende vapores em quantidade suficiente para que, na presença de uma fonte externa de calor, se inflamem. No entanto, nessa temperatura, a chama não se manterá uma vez que for retirada a fonte de calor.

( ) É a temperatura em que um combustível desprende vapores em quantidade suficiente para que, em contato com um comburente, se inflamem e mantenham-se inflamando, independentemente da existência de uma fonte externa de calor.

( ) É a temperatura em que um combustível desprende vapores em quantidade suficiente para que, na presença de uma fonte externa de calor, se inflamem e se mantenham inflamando, mesmo na retirada da fonte externa de calor.

Portanto, a sequência correta, lida de cima para baixo, é a seguinte:

Alternativas
Q748671 Engenharia Mecânica
A finalização da combustão ocorre em ambientes cuja oferta de oxigênio no ar é inferior a
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: A
6: B
7: B
8: A
9: B
10: E
11: E
12: A
13: C
14: A
15: B
16: A
17: A
18: B
19: B
20: E