Questões Militares Comentadas sobre bioquímica básica e clínica em farmácia

Foram encontradas 114 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Farmácia |
Q2260982 Farmácia
Quando há uma lesão hepática, pode haver extravasamento de enzimas dos hepatócitos para o plasma. Em relação a essas enzimas, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110985 Farmácia
Atualmente, o exame laboratorial mais específico no diagnóstico de lesão cardíaca é o que determina os níveis sanguíneos do(a) 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110977 Farmácia
O método de Kjeldahl é usado para determinação de 
Alternativas
Q2092843 Farmácia
A acidose metabólica é um distúrbio clínico caracterizado pelo aumento na acidez do plasma. É considerada como sinal de uma doença subjacente; a identificação da condição subjacente é essencial para o início de terapia. São achados clínicos característicos de acidose respiratória: 
Alternativas
Q2023473 Farmácia
As opções a seguir apresentam situações capazes de interferir com o resultado dos glicosímetros na mensuração da glicose capilar, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2023468 Farmácia
Sobre os procedimentos laboratoriais gerais, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023459 Farmácia
Assinale a opção que apresenta o cenário em que podemos ter resultado falso positivo para os testes laboratoriais. 
Alternativas
Q2023458 Farmácia
Um homem é encontrado inconsciente em um parque; junto a ele, foi encontrado um frasco de anticongelante com odor adocicado.
Nos ensaios laboratoriais iniciais foram obtidos os seguintes resultados:  Bicarbonato sérico: 14 mEq/L (22-28 mEq/L).
 Ureia nitrogenada sérica (BUN): 40 mg/dL (7-21 mg/dL). Creatinina sérica: 4 mg/dL (0,7-1,3 mg/dL). Teste com tiras para urina: negativo para corpos cetônicos, glicose e nitrito. Sedimento urinário: presença de cristais de oxalato de cálcio. Osmolaridade sérica = 405 mOsm/kg (285-295 mOsm/kg)


Assinale a opção que apresenta o possível diagnóstico.

Alternativas
Q2023457 Farmácia
Uma paciente de 20 anos está em seu terceiro trimestre de gestação.
Assinale a opção que indica o resultado laboratorial esperado.
Alternativas
Q2023454 Farmácia
Considerando que os procedimentos de coleta foram adequados, em qual dos analitos listados a seguir pode ocorrer instabilidade no período de 2 a 4 horas após a coleta, se mantida a temperatura ambiente. 
Alternativas
Q1883481 Farmácia
Quando um lipidograma é feito, os valores desejáveis de colesterol total, LDL-C, HDL-C e triglicerídeos, para o controle das dislipidemias em adultos, são, respectivamente,
Alternativas
Q1883480 Farmácia
O infarto agudo do miocárdio é confirmado pela associação de sinais clínicos característicos que incluem dor precordial irradiada para membros superiores e mandíbula, náusea e sudorese e palidez, com aumento dos níveis séricos de enzimas representado corretamente por
Alternativas
Q1883452 Farmácia
Paciente JCA, sexo masculino, 36 anos, chegou ao hospital com suspeita de meningite. Lá foi realizada a coleta de líquido cefalorraquidiano (LCR). A coleta foi enviada ao laboratório clinico, onde foram achados os seguintes resultados:

Aspecto – opaco, discretamente amarelo, coágulo delicado.
Proteínas(mg/dL) – 150.
Glicose (mg/dL) < 45.
Leucócitos (µL) 60, com predominância de Linfócitos e 100% de especificidade ao teste de PCR.


Esses resultados são compatíveis com
Alternativas
Q1284140 Farmácia

Segundo McPHERSON, R.A. et al. (2012), a concentração de glicose no sangue normalmente é mantida dentro de uma faixa estrita de valores por ação de muitos hormônios. Dentre esses, o mais significativo é a insulina, cuja produção se dá no pâncreas endócrino. O diabetes melito é a doença mais comum envolvendo o metabolismo de carboidratos. A maioria dos indivíduos com diabetes apresenta o tipo 1 (destruição das células β com absoluta deficiência de insulina) ou o tipo 2 (resistência à insulina e defeito na secreção desse hormônio). As medidas de controle glicêmico assumem papel cada vez mais importante no diabetes, uma vez que o desenvolvimento e a progressão de complicações micro e macrovasculares estão associados à glicemia.

Com relação aos exames que avaliam a glicose e a Diabetes podemos afirmar:

Alternativas
Q1284131 Farmácia

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), na doença hepática, a manifestação dos sintomas clínicos por vezes ocorre tardiamente, após a progressão da doença, portanto torna-se importante detectar a presença e até mesmo o início de tais condições. Felizmente, muitas vezes é possível ter acesso a uma avaliação da função hepática determinando-se o conteúdo sérico de analitos segundo um perfil de teste conhecido como “testes de função hepática”.

Muitos desses componentes não são exclusivamente hepáticos, contudo possibilitam um diagnóstico acurado quando são avaliados em conjunto. Sobre perfis laboratoriais das doenças hepáticas é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1284106 Farmácia

De acordo com WILLIAMSON, M. A. et al. (2014), a isquemia encefálica pode ser transitória ou persistente, causada por trombose, embolia ou hipoperfusão. Os sinais e sintomas neurológicos podem não representar com exatidão a patologia de base. O diagnóstico de AVC é feito por anamnese, exame físico e técnicas de neuroimagem para identificar hemorragia e descartar tumor encefálico.

Em relação aos achados laboratoriais, marque a alternativa abaixo que apresenta um exame que não deve ser incluído em casos de suspeita de AVC.

Alternativas
Q1284105 Farmácia

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), idealmente, um marcador tumoral deve ficar elevado no soro apenas de pacientes com tumor maligno, mas não deve sofrer aumento no soro de indivíduos livres de doença ou daqueles com doenças não malignas, como processos inflamatórios ou infecciosos. Além disso, um marcador tumoral proteico deve estar elevado no soro de pacientes com câncer em uma fase inicial, possibilitando com isso a detecção precoce do tumor e o início de terapia adequada. Embora nenhum marcador tumoral atenda a todas essas características, há um progresso contínuo rumo à descoberta de tais marcadores. O valor clínico de qualquer marcador tumoral dependerá de sua especificidade e sensibilidade, bem como do uso clínico planejado. Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:

I. O oncogene HER2/neu sérico é empregado como marcador de prognóstico e monitorização terapêutica em casos de câncer de mama.

II. Um uso específico da fosfatase alcalina placentária (PLAP) está no soro ou, de maneira mais eficiente, no líquido cerebrospinal (LCE) de pacientes acometidos por massa na região pineal com diagnóstico diferencial de tumor de células germinativas versus pinealoma.

III. CA 19-9 é um marcador tumoral resultante de atividade alterada da glicosiltransferase.

IV. Testes para a detecção de marcadores tumorais definidos por anticorpos monoclonais possuem sensibilidade e especificidade mais altas que aqueles conduzidos com anticorpos policlonais.

Por exemplo, os marcadores CA 19-9, CA 125 e CA 15-3 são muito mais sensíveis e específicos que o CEA para carcinomas pancreático, ovariano e mamário, respectivamente.

Alternativas
Q1000954 Farmácia

O diabetes melito é um grupo de doenças em que os níveis sanguíneos de glicose encontram-se anormalmente elevados.

É correto afirmar que, no diabetes melito tipo 1, a destruição autoimune de células β nas ilhotas pancreáticas leva à absoluta deficiência da produção de

Alternativas
Q1000948 Farmácia

A dispersão da luz é um fenômeno físico resultante da interação da luz com partículas em solução.

As técnicas analíticas que medem a luz dispersa e que se aplicam a imunoensaios estão corretamente indicadas em

Alternativas
Q1000947 Farmácia

O fígado está envolvido em um grande número de funções metabólicas, sintéticas e excretoras. Essas funções podem ser avaliadas no laboratório clínico a partir de analitos.

Associe corretamente a função do fígado ao analitos.

FUNÇÕES DO FÍGADO 

(1) Metabólica

(2) De síntese

(3) Excretora 

ANALITOS 

(  ) Amônia.

(  ) Albumina.

(  ) Bilirrubina.

(  ) α-Fetoproteína.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: D
5: E
6: B
7: A
8: B
9: A
10: E
11: B
12: C
13: A
14: D
15: B
16: B
17: D
18: B
19: A
20: B