Questões Militares de Farmácia - Cálculos Farmacêuticos

Foram encontradas 77 questões

Q2471211 Farmácia
A sepse é a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida, secundária à resposta desregulada do organismo à infecção exigindo, muitas vezes, suporte de ventilação mecânica em terapia intensiva. Seu reconhecimento precoce e tratamento adequado são fatores primordiais para diminuir a morbidade e mortalidade. Considerando o exposto, analise as assertivas abaixo e responda a seguir:
I. Um paciente com bacteremia proveniente do uso de cateteres vasculares, com presença de Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (MRSA) tem indicação de usar vancomicina. Recomendações atuais exigem a monitorização das concentrações séricas, com valores no mínimo de 10 microgramas/mL, sendo superiores em infecções graves. Em pacientes que recebem diálise intermitente de alto fluxo, a administração das doses de manutenção é realizada antes de cada sessão de diálise.
II. Quando a reanimação com líquidos é insuficiente para manter a perfusão dos tecidos, e mantém-se a hipotensão, é necessário utilizar agentes inotrópicos e fármacos vasoativos, como norepinefrina, epinefrina, dopamina e dobutamina, donde se caracteriza o choque séptico. As recomendações baseadas em evidências estabelecem uma pressão arterial média maior ou igual a 80 mmHg com o uso dos vasopressores.
III. O controle da glicemia é muito importante no choque séptico, uma vez que a norepinefrina pode promover a elevação da glicose. Recomenda-se administrar insulina endovenosa para manter o nível de glicemia menor ou inferior a 150mg/dL.
IV. Um paciente apresentou no resultado de hemocultura a presença de Acinetobacter baumanni, com multirresistência (CIM >16) a amicacina, gentamicina, ciprofloxacino e meropenem. Um dos antimicrobianos de escolha para esta infecção e este perfil de sensibilidade seria a polimixina B, cujas reações adversas de nefrotoxicidade e neurotoxicidade precisam ser monitoradas.
V Dentre as recomendações para o choque séptico está o uso de esteroides, como a hidrocortisona, na dose de 100mg de 6/6h, quando a hipotensão não responde de modo satisfatório à reanimação com líquidos e vasopressores.
CIM: Concentração Inibitória Mínima 
Estão CORRETAS as assertivas: 
Alternativas
Q2471208 Farmácia
G.T.B. 86 anos, 90Kg, internou em um hospital com quadro de piora da tosse basal, mudança de coloração de escarro, dispneia e edema em membros inferiores. Situação: bronquiectasia infectada, insuficiência cardíaca descompensada e insuficiência renal crônica agudizada. História pregressa: portadora de bronquiectasia, asma, hipertensão arterial sistêmica, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (FEVE 63%), em uso de marcapasso há 7 anos e doença renal crônica não dialítica. Independente para atividades de vida diária e parcialmente dependente para atividades instrumentais da vida diária. Dados vitais atuais: pressão arterial 120x70mmHg; FC 65bpm; FR 16irpm SatO2: 95% em ar ambiente; afebril.
Medicamentos de uso domiciliar: bisoprolol 2,5mg 1 comprimido pela manhã e à noite, furosemida 40mg 1 comprimido às 8h e 16h, rosuvastatina 10mg 1 comprimido à noite, apixabana 2,5mg 1 comprimido pela manhã e à noite, espironolactona 25mg 1 comprimido pela manhã, beclometasona/ formoterol/ glicopirrônio 87/5/9 microgramas 2 jatos via inalatória de 12/12 horas; azitromicina 500mg meio comprimido 3x/semana; enalapril 10mg 1 comprimido pela manhã e à noite.
Prescrição médica atual: em uso de piperacilina+tazobactam 4,0g+0,5g de 6/6h; dipirona 1g de 6/6h se dor ou tax>37,8ºC, omeprazol 20mg de 24/24h; ipratrópio spray 20 microgramas/dose 2 jatos via inalatória de 8/8h. Todos os medicamentos domiciliares foram incluídos na prescrição da internação, exceto a apixabana (paciente não trouxe o medicamento).
Imagem associada para resolução da questão
* Fonte: Resultados de exames do Laboratório de Patologia HPM
Após realizar a conciliação da paciente, o farmacêutico discutiu o caso com o médico e propôs algumas intervenções. Com base nas informações fornecidas, julgue cada assertiva abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a afirmativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) Descalonar o antimicrobiano piperacilina+tazobactam para ceftriaxona 1g de 12/12 horas, uma vez que o resultado do antibiograma identificou a presença de Pseudomona aeruginosa. Isto evita o uso inadequado de antimicrobiano de amplo espectro e diminui a possibilidade de indução de resistência bacteriana.
( ) Como a paciente não trouxe o medicamento de uso domiciliar apixabana, sugerir a inclusão na prescrição de enoxaparina 90mg via subcutânea uma vez ao dia, pois a paciente tem fibrilação atrial, necessita do anticoagulante em dose plena e não tem contraindicação para seu uso. 
( ) Propor medidas para manejo da hipercalemia como: otimizar o tratamento da hipercalemia com o sinergismo da ação de suspender a espironolactona da prescrição e aumentar a dose de enalapril de 10mg duas vezes ao dia, para 20mg duas vezes ao dia. Tal ação se justifica pelo fato da espironolactona ser um diurético poupador de potássio, e o enalapril auxiliar na recaptação intracelular do potássio.
( ) Propor medidas para manejo da hipernatremia como: incluir na prescrição hidratação oral e venosa da paciente. A hidratação venosa é realizada com soro fisiológico 0,9% inicialmente, e depois com glicose a 5% ou soro fisiológico a 0,45%, numa velocidade de infusão de aproximadamente 0,5 a 1mEq/L por hora. 
Alternativas
Q2471197 Farmácia
O paciente J.M.Q (idade 79 anos, peso 84Kg) estava em tratamento de uma infecção por Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (MRSA) com vancomicina, além do cuidado de manter a máxima restrição hídrica para o paciente. Uma importante reação adversa da vancomicina é a “síndrome do homem vermelho”, que está relacionada com a rápida infusão endovenosa do medicamento, além da possibilidade de flebites no local de administração. A prescrição de vancomicina está descrita a seguir:
Prescrição médica: Vancomicina - Fr amp c/ 500mg - administrar 5 fr amp - cada frasco reconstituído em 10mL de ABD e diluir a dose a ser administrada em 200mL de SF0,9% EV – infundir em 120 minutos. Iniciar agora. (dose de ataque)
Informações complementares: Apresentação: Cada frasco ampola contém pó injetável com 500mg de vancomicina. Administração: administrar exclusivamente por infusão endovenosa a uma velocidade de no máximo 10mg/minuto. Diminui-se a possibilidade de tromboflebite usando soluções com concentração de no máximo 5mg/mL (p/v). Em casos de restrição hídrica a concentração máxima de 10mg/mL (p/v) pode ser usada. Fonte: Bula Genérico Blau® e Micromedex® Abreviaturas: Fr amp: frasco ampola, ABD: água bidestilada, SF0,9% soro fisiológico: 0,9%, EV: via endovenosa. p/v: concentração expressa em peso/volume.

Visando promover o uso efetivo e seguro do medicamento e considerando a máxima restrição hídrica e a prevenção de flebites ao paciente apresentado é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471189 Farmácia
Foi prescrito para o paciente G.T.B: piperacilina/tazobactam 2,0g + 0,5g /100mL de cloreto de sódio a 0,9%, de 6 em 6 horas, infundir em 3 horas. 

Informações Complementares:
Produtos disponíveis: Tazocin® 4,5g (Piperacilina/Tazobactam 4,0g + 0,5g de pó liofilizado - frasco ampola). O fabricante recomenda reconstituir em 20mL de Água bidestilada para injeção ou solução de cloreto de sódio 0,9% (solução fisiológica) obtendo um volume final após reconstituição de 23mL. Após reconstituição manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC) por 24 horas ou sob refrigeração (2 a 8ºC) por 48 horas. Fonte: Bula Tazocin ® Pfizer.
Água Bidestilada (ABD) ampola 10mL; Cloreto de sódio 0,9% 100mL frasco sistema fechado.


Marque a alternativa CORRETA quanto ao preparo da dose unitária para atendimento por 24 horas. 

Alternativas
Q2198295 Farmácia
Analise a seguinte prescrição para administração endovenosa. Glicose 50% 100ml Cloreto de Sódio 20% 30ml Cloreto de Potássio 10% 20ml Água para injeção 1000ml
Administrar via endovenosa 60 gotas por minuto
Dados
Peso molecular do cloreto 35,5mg Peso molecular da glicose 180mg Peso molecular do sódio 23mg Peso molecular do potássio 39mg
A partir da prescrição e dos dados informados acima, a osmolaridade da solução em mOsmol é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: D