Questões Militares Sobre farmacologia cardiovascular em farmácia

Foram encontradas 41 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173781 Farmácia
A hipertensão é a doença cardiovascular mais comum, sendo uma das principais causas de acidente vascular encefálico, fator de risco importante para doenças coronarianas, insuficiência cardíaca e disfunção renal. Sobre a farmacoterapia da hipertensão, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173777 Farmácia
A descompensação aguda da insuficiência cardíaca frequentemente requer hospitalização. A internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser necessária, caso o paciente apresente instabilidade hemodinâmica, exigindo monitorização invasiva ou rápido ajuste dos medicamentos endovenosos com monitoramento rigoroso. Sobre os medicamentos que podem ser utilizados nessa condição, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173776 Farmácia
C.C.S, 50 anos, foi internado devido a hipoglicemia sintomática e síndrome de abstinência alcoólica. História pregressa: Diabetes Melitus; Hipertensão Arterial Sistêmica; cirrose CHILD A, 2 episódios prévios de pancreatite aguda alcoólica, sedentário, etilista pesado. Medicamentos de uso domiciliar: citalopram 20mg 1 comprimido (comp) pela manhã, fenofibrato 200mg 1 comp em dias alternados, insulina NPH 35 unidades pela manhã e 10 unidades internacionais a noite; rosuvastatina 20mg 1 comp a noite; losartana 50mg 1 comp de 24/24 horas. Na admissão a insulina NPH foi suspensa, sendo prescrita insulina regular para correção. Os demais medicamentos de uso domiciliar foram mantidos. Também foi prescrito diazepam 10mg de 4/4 horas. Considerando o exposto, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173770 Farmácia
O tromboembolismo venoso (TEV) é uma doença potencialmente fatal, que se manifesta como trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP). Na ausência de contraindicação, o tratamento inicial de TEV inclui o uso de anticoagulantes. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que trata do uso CORRETO desses medicamentos:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110985 Farmácia
Atualmente, o exame laboratorial mais específico no diagnóstico de lesão cardíaca é o que determina os níveis sanguíneos do(a) 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110982 Farmácia
Quando se trata de um adulto saudável, que não faz uso de medicamentos diuréticos nem hipotensores, a eliminação da quantidade de K+ ingerida diariamente é de
Alternativas
Q2052319 Farmácia
Paciente de 52 anos, 70 kg, evoluiu para choque séptico após 48 h da internação na UTI adulto, está em uso de norepinefrina 8 ampolas diluídas em 218 mL de SG com vazão de 40 mL/h. A conduta do plantonista foi iniciar hidrocortisona 50 mg 6/6h EV e associar o uso de outro vasopressor que atue em receptor V1, diferente da noradrenalina que atua em receptor α1 para ação vasoconstritora. Assinale a alternativa que apresenta o vasopressor de escolha do médico plantonista. 
Alternativas
Q2052309 Farmácia
Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de fármacos frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. Faz parte desse grupo qual dos seguintes fármacos? 
Alternativas
Q2052307 Farmácia
Paciente de 52 anos, HAS, fazendo uso de eplerenona, foi admitido na enfermaria após a realização dos exames laboratoriais, sendo identificada hipocalemia. Em relação ao anti-hipertensivo utilizado, assinale a alternativa que corresponde ao medicamento que tem ação poupadora de potássio. 
Alternativas
Q2052304 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta apenas medicamentos com ação anticoagulante. 
Alternativas
Q2023431 Farmácia
Em relação aos fármacos anti-hipertensivos, analise as afirmativas a seguir.
I. A ação dos diuréticos da classe dos tiazídicos, ocorre pela diminuição da excreção de sódio e água, aumentando o volume extracelular, resultando em diminuição do débito cardíaco.
II. Os anti-hipertensivos inibidores da ECA diminuem a pressão arterial por diminuir a resistência vascular periférica e por inibição da enzima que transforma a angiotensina I em angiotensina II, um potente vasoconstritor.
III. Os anti-hipertensivos que bloqueiam os canais de cálcio são úteis no tratamento de pacientes hipertensos que possuem diabete e angina, por possuírem propriedades de relaxamento da musculo liso vascular.
IV. Os anti-hipertensivos bloqueadores de adrenorreceptores alfa produzem bloqueio competitivo de adrenorreceptores alfa 1, diminuindo a resistência vascular periférica e reduzindo a pressão arterial por relaxar os músculos lisos de artérias e veias.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Farmácia |
Q1818988 Farmácia
Assinale a alternativa correta em relação ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos.
Alternativas
Q1807755 Farmácia
Sobre os anti-hipertensivos, é correto afirmar que
Alternativas
Q1807742 Farmácia
A hiperlipidemia constitui uma importante causa de arterosclerose e de doenças associadas, como coronariopatia, doença vascular cerebral isquêmica e doença vascular periférica.
Em relação ao tratamento farmacológico da dislipidemia, é correto afirmar que as/a
Alternativas
Q1668436 Farmácia
Os anticoagulantes orais estão entre as drogas com maior número de interações medicamentosas. O uso concomitante de vários medicamentos é uma prática comum em pacientes com problemas cardiovasculares. O tratamento farmacológico com varfarina é complicado não apenas pelo efeito de cada dose ser máximo após cerca de 2 dias da sua administração, mas também porque várias condições médicas e ambientais modificam a sensibilidade à varfarina, incluindo interações com outros fármacos.
Sobre as interações da varfarina com outros fármacos, é correto afirmar que fármacos
Alternativas
Q1668433 Farmácia
A hipertensão arterial sistêmica (HA) é o agravo mais comum na população adulta em todo o mundo e um fator de risco muito importante para as doenças cardiovasculares. Desde que exista indicação de tratamento com medicamentos, o paciente deverá ser orientado sobre a importância do uso contínuo, da eventual necessidade de ajuste de doses, da troca ou associação de medicamentos e ainda do eventual aparecimento de efeitos adversos. Todos os medicamentos anti-hipertensivos disponíveis podem ser utilizados, desde que sejam observadas as indicações e contraindicações específicas.
Sobre os anti-hipertensivos, é correto afirmar que o/os
Alternativas
Q1009400 Farmácia

As arritmias cardíacas consistem em despolarizações cardíacas que se desviam do ritmo cardíaco normal, há uma anormalidade no local de origem do impulso, sua frequência ou regularidade, ou sua condução. E os fármacos antiarrítmicos atuam por diversos mecanismos de ação. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A procainamida bloqueia os canais de sódio e retarda o movimento ascendente do potencial de ação, retarda a condução e prolonga a duração do QRS do ECG.

II. A flecainida tem como efeitos cardíacos tóxicos o prolongamento excessivo do intervalo QT e indução de arritmia de torsade de points.

III. A moricizina é usada para o tratamento das arritmias ventriculares. É um bloqueador dos canais de cálcio relativamente potente que não prolonga a duração do potencial de ação.

IV. A adenosina possui um mecanismo de ação que envolve a ativação de uma corrente retificadora interna de K+ e a inibição da corrente de cálcio, promovendo uma hiperpolarização acentuada e supressão dos potenciais de ação dependentes do cálcio.

Alternativas
Q990631 Farmácia
Qual dos fármacos a seguir, quando administrado pela via intravenosa, é capaz de reduzir o fluxo sanguíneo para a pele, aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos e aumentar a força e a frequência dos batimentos cardíacos?
Alternativas
Q990606 Farmácia

Um homem de 36 anos recebe prescrição médica de carvedilol contra hipertensão.

A partir desse dado, é correto afirmar que o efeito do fármaco sobre o sistema cardiovascular é resultado da sua ação como antagonista em

Alternativas
Q908531 Farmácia

Antagonistas de receptores adrenérgicos são fármacos amplamente utilizados na medicina, sobretudo por seus efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular como, por exemplo, o propranolol. Os antagonistas adrenérgicos não seletivos, por sua vez, são usados para tratar a hipertensão arterial sistêmica (DALE, 2012) e a ausência de seletividade está muitas vezes associada aos efeitos adversos observados no uso desses fármacos.


Relacionando o exposto a alguns dos principais efeitos adversos de antagonistas não seletivos dos betas bloqueadores, avalie as afirmações a seguir.


I. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de crises hipoglicêmicas.

II. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de terem os sintomas da hipoglicemia mascarados devido ao bloqueio dos receptores beta.

III. Broncoconstrição em pacientes asmáticos, devido ao bloqueio dos receptores beta 2, responsáveis pelo relaxamento do músculo liso brônquico.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A
6: A
7: A
8: A
9: C
10: A
11: E
12: B
13: C
14: B
15: B
16: A
17: A
18: B
19: C
20: D