Questões Militares
Sobre farmacologia cardiovascular em farmácia
Foram encontradas 41 questões
I. A ação dos diuréticos da classe dos tiazídicos, ocorre pela diminuição da excreção de sódio e água, aumentando o volume extracelular, resultando em diminuição do débito cardíaco.
II. Os anti-hipertensivos inibidores da ECA diminuem a pressão arterial por diminuir a resistência vascular periférica e por inibição da enzima que transforma a angiotensina I em angiotensina II, um potente vasoconstritor.
III. Os anti-hipertensivos que bloqueiam os canais de cálcio são úteis no tratamento de pacientes hipertensos que possuem diabete e angina, por possuírem propriedades de relaxamento da musculo liso vascular.
IV. Os anti-hipertensivos bloqueadores de adrenorreceptores alfa produzem bloqueio competitivo de adrenorreceptores alfa 1, diminuindo a resistência vascular periférica e reduzindo a pressão arterial por relaxar os músculos lisos de artérias e veias.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao tratamento farmacológico da dislipidemia, é correto afirmar que as/a
Sobre as interações da varfarina com outros fármacos, é correto afirmar que fármacos
Sobre os anti-hipertensivos, é correto afirmar que o/os
As arritmias cardíacas consistem em despolarizações cardíacas que se desviam do ritmo cardíaco normal, há uma anormalidade no local de origem do impulso, sua frequência ou regularidade, ou sua condução. E os fármacos antiarrítmicos atuam por diversos mecanismos de ação. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A procainamida bloqueia os canais de sódio e retarda o movimento ascendente do potencial de ação, retarda a condução e prolonga a duração do QRS do ECG.
II. A flecainida tem como efeitos cardíacos tóxicos o prolongamento excessivo do intervalo QT e indução de arritmia de torsade de points.
III. A moricizina é usada para o tratamento das arritmias ventriculares. É um bloqueador dos canais de cálcio relativamente potente que não prolonga a duração do potencial de ação.
IV. A adenosina possui um mecanismo de ação que envolve a ativação de uma corrente retificadora interna de K+ e a inibição da corrente de cálcio, promovendo uma hiperpolarização acentuada e supressão dos potenciais de ação dependentes do cálcio.
Um homem de 36 anos recebe prescrição médica de carvedilol contra hipertensão.
A partir desse dado, é correto afirmar que o efeito do fármaco sobre o sistema cardiovascular é resultado da sua ação como antagonista em
Antagonistas de receptores adrenérgicos são fármacos amplamente utilizados na medicina, sobretudo por seus efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular como, por exemplo, o propranolol. Os antagonistas adrenérgicos não seletivos, por sua vez, são usados para tratar a hipertensão arterial sistêmica (DALE, 2012) e a ausência de seletividade está muitas vezes associada aos efeitos adversos observados no uso desses fármacos.
Relacionando o exposto a alguns dos principais efeitos adversos de antagonistas não seletivos dos betas bloqueadores, avalie as afirmações a seguir.
I. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de crises hipoglicêmicas.
II. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de terem os sintomas da hipoglicemia mascarados devido ao bloqueio dos receptores beta.
III. Broncoconstrição em pacientes asmáticos, devido ao bloqueio dos receptores beta 2, responsáveis pelo relaxamento do músculo liso brônquico.
Está correto apenas o que se afirma em