Questões Militares Sobre farmacologia de doenças do sangue, inflamação, dor e gota em farmácia

Foram encontradas 54 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Farmácia |
Q2260971 Farmácia
Assinale a alternativa correta em relação ao papel do farmacêutico clínico na farmacoterapia da dor.
Alternativas
Q2198318 Farmácia
Em relação ao que se afirma sobre os fármacos usados no tratamento da asma brônquica, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Salmeterol é um agonista beta 2 adrenérgico de curta ação usado por via inalatória como medicamento de alívio na asma persistente de adultos e crianças que possuem capacidade de seguir corretamente a técnica inalatória.
( ) Formeterol é um agonista beta 2 adrenérgico de longa ação que, em associação com fluticasona, é empregado no tratamento de manutenção como terapia de adição a corticoterapia inalatória em adultos ambulatoriais estáveis, mas não adequadamente controlados com corticosteroides inalatórios.
( ) Prednisolona, corticosteroide inalatório, é prescrito para exacerbações moderadas e graves de asma brônquica, sendo capaz de levar à melhora clínica mais rápida e evitar internações hospitalares.
( ) Salbutamol é um fármaco hidrofílico que acopla ao receptor beta 2 adrenérgico diretamente no meio aquoso extracelular. A ligação com o receptor é fraca e reversível com rápido início de ação, apresenta curta duração de ação, por isso é empregado como fármaco de escolha para reversão rápida de bronco espasmo em adultos e crianças com asma. 
Alternativas
Q2198315 Farmácia
O bloqueio androgênico na abordagem da hiperplasia prostática benigna visa à redução do volume prostático, com subsequente redução da obstrução mecânica da uretra.
Marque a opção que apresenta um fármaco que bloqueia a ação androgênica prostática por inibição da enzima 5 alfa redutase.
Alternativas
Q2198309 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 69 anos, diabetes mellitus, doença venosa periférica. Internou com diagnóstico de infecção anaeróbica grave. Qual dos antimicrobianos disponíveis no guia farmacoterápico do hospital é adequado para tratar a infecção do homem, considerando a necessidade de conversão para via oral assim que apresentar sinais de melhora clínica? 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173778 Farmácia
 Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a infecção causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) havia alcançado o estado de pandemia. No Brasil, até março de 2023, mais de 600 milhões de pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Desde a descoberta do vírus, a comunidade científica se dedicou ao desenvolvimento de vacina e à investigação de alternativas terapêuticas que pudessem, principalmente, melhorar o prognóstico dos casos graves da doença. Resultados de estudos com um antagonista do receptor de interleucina 6 (IL-6), utilizado no tratamento de artrite reumatoide, sugeriram benefício do seu uso no tempo de necessidade de suporte respiratório em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sobrevida, num contexto de intervenção rápida para pacientes graves com Covid19. Marque a alternativa que contém o referido medicamento: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173775 Farmácia
C.J.M, 72 anos, após extensa propedêutica, foi diagnosticado com neurocriptococose e iniciou tratamento com anfotericina B lipossomal + fluconazol, devido a indisponibilidade inicial de flucitosina. Durante avaliação farmacêutica, após admissão hospitalar informou que fazia uso de losartana 50mg 1 comprimido (comp) de 12/12 horas e anlodipino 5mg 1 comp de 24/24 horas para hipertensão, metformina 500mg 1 comp no almoço e no jantar para diabetes, atorvastatina 40mg 1 comp a noite para dislipidemia. Informou que já teve prescrição de ácido acetilsalicílico (AAS) 100mg 1 comp após o almoço, mas que não utiliza por achar que não precisa. Negou episódios prévios de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. Na internação, somente a atorvastatina de uso domiciliar foi mantida.
Exames laboratoriais antes do início dos antifúngicos: proteína C reativa: 44,5 mg/L; global de leucócitos: 7910/mm3 ; creatinina: 1,26 mg/dL; taxa de filtração glomerular: 61,6 mL/min/1.73m2 ; ureia:42 mg/L; potássio:3,6 mEq/L; plaquetas:199 mil/mm3 .
Exames laboratoriais 5 dias após início dos antifúngicos: proteína C reativa: 15,3 mg/L; global de leucócitos: 5994/mm3 ; creatinina: 2,78 mg/dL; taxa de filtração glomerular: 23,7 mL/min/1.73m2 ; ureia: 67 mg/L; potássio: 4,0 mEq/L; plaquetas: 207 mil/mm3 .
Pressão arterial média durante a internação: 122/73 mmHg.
Com base nas informações fornecidas, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173774 Farmácia
A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são doenças da via respiratória associadas à obstrução do fluxo de ar. As duas doenças apresentam um componente inflamatório nas vias aéreas, mas que diferem em relação a células e mediadores principais. Pacientes com exacerbação dessas condições podem requerer internação hospitalar. Sobre a farmacoterapia da asma e da DPOC, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173771 Farmácia
A.V.O., 45 anos, estava com proposta de iniciar anticoagulação oral após um episódio de trombose venosa profunda. A varfarina foi prescrita em decisão compartilhada entre paciente, médico e farmacêutico da Unidade de Internação, após discussão de seus pró e contras em relação aos novos anticoagulantes orais, incluindo custo do tratamento. Durante 5 dias, A.V.O. utilizou heparina de baixo peso molecular (HBPM) e varfarina até alcançar o alvo terapêutico. Sobre o caso relatado, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Farmácia |
Q2173261 Farmácia
O cateterismo vesical (procedimento de inserção de um cateter vesical de alívio pela uretra até a bexiga) é um procedimento relativamente comum em pacientes pós cirúrgicos hospitalizados realizados por profissionais médicos e enfermeiros. Para minimizar o desconforto ao paciente é prescrito um anestésico, normalmente a lidocaína, em forma farmacêutica semissólida para facilitar a lubrificação e deslizamento do cateter pela uretra.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a lidocaína na forma farmacêutica semissólida hidrofílica ideal para este procedimento:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Farmácia |
Q2173254 Farmácia
Foi prescrito para uma criança Dipirona 50mg/mL, solução oral, administrar 5mL a cada 8 horas, se febre. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade CORRETA de Dipirona por dose prescrita: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2111004 Farmácia
É um agente imunossupressor utilizado com eficácia no transplante de órgãos humanos, no tratamento da doença do enxerto versus hospedeiro (DEVH), após transplante de células-tronco hematopoiéticas e no tratamento de distúrbios autoimunes selecionados. Liga-se à ciclofilina para formar um complexo que inibe a calcineurina, necessária para a ativação do fator de transcrição NF-AT, que está envolvido na síntese das interleucinas por células T ativadas. Esse agente é
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110988 Farmácia
As crioglobulinas são proteínas séricas que precipitam em baixas temperaturas e dissolvem-se quando a temperatura é elevada. É correto afirmar que as crioglobulinas 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110987 Farmácia
Alguns cálculos renais são produzidos durante infecções urinárias causadas por bactérias desdobradoras de ureia, como espécies de Proteus, Klebsiella, Pseudomonas, Serratia e Enterobacter, e em pacientes com urina persistentemente alcalina. Embora não produza sintomas, a não ser que induza obstrução ou infecção urinária, esse tipo de cálculo, se for bilateral, pode levar à insuficiência renal com o passar dos anos. Cálculos renais dessa origem são denominados de
Alternativas
Q2052300 Farmácia
Considerando um paciente com COVID-19, 59 anos, sedado com fentanil e midazolam, apresentando importante assincronia com o respirador mecânico, assinale a alternativa que apresenta o medicamento que pode ser prescrito como adjuvante nessa sedação para melhoria da sincronia com o respirador. 
Alternativas
Q2052299 Farmácia
Grande parte dos pacientes em UTI apresenta dor, medo e ansiedade, por isso a administração de analgésicos e sedativos é importante para o conforto do paciente, redução do estresse e para evitar retardo da recuperação e da liberação da ventilação mecânica. Assinale a alternativa correta quanto à segurança durante a utilização desses fármacos.
Alternativas
Q2023453 Farmácia
O agente anti-hiperlipidêmico capaz de reduzir os níveis de colesterol circulante, por ligar-se ao colesterol no trato gastrointestinal, é o(a)
Alternativas
Q2023451 Farmácia
O paciente J. M., 52 anos, apresenta anemia megaloblástica e possui algum transtorno neurológico.
Para esse caso, o tratamento medicamentoso a ser usado é
Alternativas
Q2023442 Farmácia
O acidente hemorrágico provocado por dose excessiva da heparina pode ser antagonizado pela administração de
Alternativas
Q2023432 Farmácia
A lidocaína é um agente anestésico local muito utilizado clinicamente e apresenta, como característica,
Alternativas
Q1668439 Farmácia
A dor é uma acompanhante incapacitante de muitas doenças, e o controle da dor é uma das mais importantes prioridades terapêuticas. Os efeitos mais importantes da morfina ocorrem no SNC e no trato gastrintestinal, embora tenham sido descritos numerosos efeitos de significância menor sobre muitos outros sistemas.
A esse respeito, avalie as ações da morfina.
I. A superdosagem aguda pela morfina produz coma e depressão respiratória. II. Os principais efeitos farmacológicos da morfina são analgesia, euforia e sedação. III. A morfina promove a liberação de histamina, causando constrição brônquica e hipotensão. IV. Os efeitos adversos mais problemáticos são o aumento da motilidade gástrica, levando à diarreia, e a depressão respiratória.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: A
10: B
11: D
12: C
13: B
14: B
15: E
16: D
17: B
18: C
19: D
20: A