Questões Militares
Sobre imunologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 76 questões
Os principais mecanismos de imunidade inata contra bactérias extracelulares são ____________, ____________ e ____________. Já contra as bactérias intracelulares, a resposta imunológica é mediada, principalmente, ____________ e ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
I. Os imunoensaios são técnicas para a análise qualitativa de antígenos ou anticorpos, podendo utilizar reagentes marcados ou não marcados. Nestes testes, não é possível realizar a quantificação.
II. Os ensaios com reagentes não marcados possuem elevada sensibilidade de detecção. Assim, uma pequena quantidade de imunocomplexos é suficiente para que se processe a visualização do fenômeno.
III. A utilização de sistemas de marcação de reagentes torna possível a amplificação do sinal final e detecção através de instrumentos (fotometria, fluorimetria ou luminometria), elevando a sensibilidade a ordem de atomol ou zeptomol (10-19/ 10-21).
IV. As principais desvantagens dos métodos imunoquímicos consistem na deterioração das características do material biológico, no elevado custo dos equipamentos e necessidade de equipe altamente especializada.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
I. Paciente vacinado contra influenza A H1-N1.
II. Infecção no estágio 0 da classificação de Fiebig et al.
III. Pacientes imunocomprometidos.
IV. Paciente fazendo uso de terapia anti-retroviral.
V. Paciente com hepatopatia causada por doença crônica hepática.
Está correto o que se afirma em
1. Hemolisada 2. Lipêmica 3. Ictérica
( ) Ensaios que tem a leitura entre 450-460nm ( ) Calcitonina ( ) Turbidimetria, Nefelometria ( ) Tiroxina ( ) ACTH ( ) Insulina
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
As opções a seguir apresentam marcadores luminescentes, à exceção de uma. Assinale-a.
Esses achados laboratoriais indicam que a causa mais provável da infecção viral que acomete a paciente é relacionada com
I. quantificação de linfócitos T auxiliadores (CD4+) nos pacientes com infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
II. quantificação das células-tronco hematopoiéticas (D34+) nas amostras para transplante de medula óssea.
III. Caracterização das células linfoides nas doenças linfoproliferativas crônicas (linfócitos B, T e NK).
Está correto o que se afirma em
1. teste do nitroazul de Tetrazólio (NBT) 2. Ensaio de atividade hemolítica do complemento (CH50) 3. Dosagem de ácido úrico 4. Dosagem de isohemaglutinina
( ) Pode estar associado a diminuição seletiva de Anti-A e Anti-B. ( ) Pode ser associado a defeito de digestão de neutrófilo. ( ) Pode ser associado à deficiência de enzimas como adenosina desaminase ou purina nucleosídeo fosforilase. ( ) Pode estar associado a diminuição da atividade lítica do sistema complemento.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), idealmente, um marcador tumoral deve ficar elevado no soro apenas de pacientes com tumor maligno, mas não deve sofrer aumento no soro de indivíduos livres de doença ou daqueles com doenças não malignas, como processos inflamatórios ou infecciosos. Além disso, um marcador tumoral proteico deve estar elevado no soro de pacientes com câncer em uma fase inicial, possibilitando com isso a detecção precoce do tumor e o início de terapia adequada. Embora nenhum marcador tumoral atenda a todas essas características, há um progresso contínuo rumo à descoberta de tais marcadores. O valor clínico de qualquer marcador tumoral dependerá de sua especificidade e sensibilidade, bem como do uso clínico planejado. Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I. O oncogene HER2/neu sérico é empregado como marcador de prognóstico e monitorização terapêutica em casos de câncer de mama.
II. Um uso específico da fosfatase alcalina placentária (PLAP) está no soro ou, de maneira mais eficiente, no líquido cerebrospinal (LCE) de pacientes acometidos por massa na região pineal com diagnóstico diferencial de tumor de células germinativas versus pinealoma.
III. CA 19-9 é um marcador tumoral resultante de atividade alterada da glicosiltransferase.
IV. Testes para a detecção de marcadores tumorais definidos por anticorpos monoclonais possuem sensibilidade e especificidade mais altas que aqueles conduzidos com anticorpos policlonais.
Por exemplo, os marcadores CA 19-9, CA 125 e CA 15-3 são muito mais sensíveis e específicos que o CEA para carcinomas pancreático, ovariano e mamário, respectivamente.