Questões Militares
Sobre microbiologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 81 questões
( ) O gênero Neisseria é composto por cocos Gram-negativos imóveis, positivos para catalase e oxidase. Em geral, estão dispostos em pares e apresentam superfícies adjacentes achatadas, o que lhes confere um aspecto de rim ou grãos de café.
( ) As Enterobacteriaceae são bacilos aeróbicos e anaeróbicos facultativos, são imóveis ou possuem flagelos peritríquios, são oxidase-negativos, produzem ácido de forma fermentativa a partir da glicose e formam esporos.
( ) Os micoplasmas não possuem parede celular.
( ) As corinebactérias, também conhecidas como difteroides, aparecem no esfregaço corado por Gram como bastonetes Gram-positivos ligeiramente curvos e às vezes com extremidades mais largas, o que lhes dá um aspecto de baqueta de tambor.
( ) Nos esfregaços corados pelo Gram de amostras clínicas, Nocardia spp aparecem como bacilos Grampositivos longos e finos, ramificados, em forma de contas de rosário. Coram-se positivo também com um corante ácido rápido modificado (Ziehl-Neelsen).
(1) Ágar EMB (eosina azul de metileno) (2) TM (Thayer-Martin) (3) Ágar sangue (4) Ágar CNA (ágar colistina ácido nalidíxico)
( ) Meio não seletivo e diferencial que permite o crescimento de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. ( ) Meio seletivo utilizado para o isolamento de Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis. Inibe a maioria das outras bactérias. ( ) Meio seletivo diferencial que permite o crescimento de bacilos Gram-negativos, diferenciando as bactérias em lactose positiva e negativa. Inibe bactérias Gram-positivas. ( ) Meio seletivo para estreptococo e enterococo.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
I. A precisão corresponde à documentação de que um teste tem sido verificado repetidamente, dando os resultados esperados dentro de determinado período. Assim, confirma-se que a análise é satisfatória de acordo com as necessidades do laboratório. Esse processo envolve: competência do pessoal; controle de qualidade (interno/externo); e, correlação com achados clínicos.
II. A validação refere-se à reprodutibilidade de um teste quando ele é repetido muitas vezes. Pode ser aferido dentro do laboratório ou em diferentes laboratórios, e não implica em acurácia ou eficiência.
III. A acurácia (eficiência) representa a capacidade de um teste atingir o padrão-ouro (gold standard), isto é, a percentagem de resultados corretamente identificados pelo método, determinando-se como verdadeiramente positivos ou negativos.
Está correto o que se afirma apenas em
1. Fucsina 2. Ácido fênico 3. Álcool ácido 4. Água 5. Azul de metileno
( ) agente diferenciador ( ) mordente ( ) segundo corante ( ) primeiro corante ( ) descorante
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
I. A urina deve ser sempre coletada sem dispensar o primeiro jato.
II. A biópsia de tecido infectado deve ser colocada em formalina para preservação do material.
III. A coleta do material para coprocultura pode ser feita com papel higiênico para depois colocar o material no frasco coletor.
Está correto o que se afirma em
1. Ágar sangue 2. Ágar chocolate 3. Ágar MacConkey 4. Agar SS
( ) Escherichia coli e Salmonella sp.
( ) Haemphilus influenzae e Neisseria gonorrhoeae.
( ) Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae.
( ) Escherichia coli, Proteus mirabilis e Enterococcus fecalis.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Essa escala e o meio utilizado para o teste são, respectivamente,
Os exames laboratoriais realizados apresentaram os seguintes achados: IgM positivo a partir de 1 a 3 dias após o início da doença até 1 a 2 meses por ELISA; IHA a partir de 1 a 3 dias da doença e presente indefinidamente; IgG positivo a partir de 3 a 4 dias de doença e presente indefinidamente; IgG de baixa avidez detectável entre 3 a 5 meses; resposta linfoproliferativa (RLP) presente a partir da primeira semana.
O resultado laboratorial confirma o diagnóstico como