Questões Militares
Sobre validação de métodos analíticos e garantia da qualidade em farmácia
Foram encontradas 141 questões
I. A dispensação hospitalar de benzodiazepínicos para pacientes que fazem uso contínuo do medicamento em domicílio, pode ocorrer mediante prescrição semanal, subscrita em papel privativo do estabelecimento.
II. Amitriptilina quando utilizada para neuropatia diabética e carbamazepina quando prescrita para nevralgia do trigêmeo deixam de integrar as listas constantes nesse Regulamento Técnico, sendo dispensadas sem retenção de receita.
III. Em hospitais, medicamentos como metadona, morfina e midazolam, poderão ser dispensados aos pacientes internados, mediante receita privativa da instituição, subscrita por profissional em exercício no local não sendo exigida a notificação de receita.
IV. As substâncias constantes das listas dessa portaria e de suas atualizações, existentes nos estabelecimentos hospitalares, deverão ser, obrigatoriamente, guardadas sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para esse fim, sob a responsabilidade do farmacêutico.
V. Paciente que receber alta hospitalar com loperamida deverá receber a prescrição médica em duas vias, uma vez que por interagir com receptores opioides periféricos, a venda desse medicamento apenas ocorrerá mediante retenção de receita.
Estão CORRETAS as assertivas:
Assinale a alternativa CORRETA que contém as quantidades a serem requisitadas para o período de uma semana, considerando que o estoque de segurança é de 1/3 (um terço) do Consumo Médio Semanal:
“A implantação de um sistema racional de distribuição de medicamentos e de outros produtos para a saúde deve ser priorizada pelo estabelecimento de saúde e pelo _____________, de forma a buscar processos que garantam a segurança do _______________, a orientação necessária ao uso racional do medicamento, sendo recomendada a adoção do sistema individual ou unitário de dispensação” (Portaria MS nº 4283/2010)
( 1 ) Medicamento similar ( 2 ) Medicamento inovador ( 3 ) Medicamento genérico ( 4 ) Medicamento de referência
( ) “Medicamento comercializado no mercado nacional composto por, pelo menos, um fármaco ativo, sendo que esse fármaco deve ter sido objeto de patente, mesmo já extinta, por parte da empresa responsável por seu desenvolvimento e introdução no mercado do país de origem, ou o primeiro medicamento a descrever um novo mecanismo de ação, ou aquele definido pela ANVISA que tenha comprovado eficácia, segurança e qualidade.”
( ) “Aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela Vigilância Sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.”
( ) “Medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro”.
( ) “Medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.”
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Erros sistemáticos: têm sempre a mesma direção e são previsíveis. Suas fontes podem ser o instrumento, a calibração ou o operador. Por serem previsíveis e de fonte conhecida, é relativamente simples alcançar sua eliminação completa.
II. Erros aleatórios: podem ser negativos ou positivos, com direção e magnitudes imprevisíveis. Ocorrem sempre, mas não é possível determinar o seu valor. Não são elimináveis; porém, podem ser minimizados.
III. Monitoramento da precisão dos resultados: é feito através do controle intralaboratorial, que consiste na análise diária de amostras-controle, com valores conhecidos, dosadas, simultaneamente, com as amostras dos pacientes.
Está correto o que se afirma apenas em
Avalie se, na validação de métodos bioanalíticos para o laboratório de análise clínicas, são necessários os seguintes métodos de validação:
I. Precisão, exatidão e linearidade.
II. Limite inferior de quantificação, de detecção e robustez.
III. Carry-over, instabilidade e análise de efeito matriz.
Está correto o que se afirma em
Segundo GIL, E. S. (2010), uma forma de garantir a qualidade dos medicamentos fabricados é a utilização de ensaios de doseamento dos medicamentos. Esses métodos visam quantificar o teor de substância ativa em medicamentos e podem ser divididos em métodos clássicos ou instrumentais. Informe se é verdadeiro ou falso e a seguir marque a opção com a sequência correta:
(___) Para o doseamento de qualquer tipo de matéria ou produto manufaturado é necessário uma solução padrão. Essa solução deve ser preparada com um padrão primário em que o total de impurezas não deve exceder 0,1 a 0,2%.
(___) Na volumetria de complexação, a reação baseia-se em reações que envolvem um íon metálico e um agente ligante com formação de um complexo suficientemente estável. Os complexos formados com o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) são os mais comuns.
(___) A espectrometria de absorção no UV-visível é um dos mais uteis instrumentos de medida, para isso é necessário à obtenção de uma curva analítica ideal (45º em relação ao ponto de origem). Curvas com ângulos superiores a 45° (muito obtusos) são pouco sensíveis.
(___) A cromatografia gasosa (CG) está presente como método de escolha para doseamento de fármacos nas monografias da Farmacopeia Americana 24 ed., embora apresente ótima resolução e sensibilidade, ela não se aplica a produtos de baixa estabilidade térmica.